Acionistas da Nissan têm que apoiar CEO em meio a desgaste de relação com Renault

Por: SentiLecto

– Os acionistas da Nissan têm que apoiar Hiroto Saikawa em uma reunião geral anual na terça-feira, aumentando seu tumultuado mandato em uma montadora abalada pelo escândalo e pela perda de confiança da parceira Renault. Hiroto Saikawa é o presidente-executivo da empresa. A segunda maior montadora do Japão vai realizar na terça-feira a sua primeira reunião anual de acionistas desde a queda do ex-presidente Carlos Ghosn ano passado, e poucos dias depois de Saikawa resolver uma disputa extremamente divulgada com sua maior acionista Renault sobre reformas de governança corporativa da Nissan. O ex-braço direito de Ghosn enfrenta agora a pouco invejável tarefa de tentar sustentar uma parceria de duas décadas que muitos no Japão consideram desequilibrada, profundamente desigual e repleta de desconfianças dos dois lados, embora essa manobra tenha auxiliado a retirar a coalizão Nissan-Renault da beira da crise. “A coisa mais importante é a forma de mitigar os prejuízos… como fortalecer a coalizão. Acho que ambas as companhias precisam fazer seus melhores esforços para superar a desconfiança”, declarou uma pessoa familiarizada com o pensamento da Nissan. Quando a Renault exigiu que seu presidente fosse mencionado para o recém-formado comitê de governança da Nissan, a parceria chegou a seu nível mais baixo neste mês. Caso oposto, a Renault sinalizou que bloquearia a Nissan de adotar sua nova estrutura de governança – efetivamente destruindo meses de trabalho de um órgão externo. A Renault, de longe a menor das duas, detém 43,4% da Nissan após salvar-la à beira da falência em 1999. A Nissan detém 15% da companhia de Francia, mas sem direito a voto. Essa relação desigual tem sido uma fonte de fricção. Pessoa familiarizada com o pensamento da Nissan isse: “Quase uma semana foi gasta em negociações e claramente isso prejudicaria a confiança em relação à Renault e ppossivelmenteentre as duas ecompanhias,.

Funcionário.E isse: “Vai haver certamente um debate durante a reunião com o primeiro-ministro Abe sobre questões relativas à relação entre a Renault e a Nissan”,.mmanuel Macron debaterá a situação da coalizão entre as montadoras Renault e Nissan com o primeiro-ministro de Japon, Shinzo Abe, na próxima semana, declarou um funcionário da salinha de Macron. Emmanuel Macron é o presidente francês.

Na sábado 15 de junho – A Nissan avalia dar à sua sócia Renault alguns assentos em comitês de supervisão, após a montadora francesa expressar insatisfação com uma reforma da governança, disse uma fonte. Quando a procura da Renault por maior influência no novo sistema de governança da Nissan havia provocado uma rara censura pública por parte da montadora de Japon, a parceria de duas décadas havia entrado em crise no começo da semana. A Renault, que detém 43,4% da companhia Nissan, sinalizou que impediria a sócia de adotar formalmente uma estrutura de governança reformulada numa reunião de acionistas em 25 de junho – a menos que tivesse representação em novos comitês da Nissan. A Nissan agora estava considerando ter executivos da Renault como membros dos comitês de designação, auditoria e compensação, havia declarado uma pessoa com conhecimento direto. “A Nissan teria que fazer concessões para a nossa reforma de governança”, havia declarado a pessoa. “Se dois ou três assentos, ainda não sabíamo quantos comitês estaríamos dando para a Renault, mas estávamo em negociações com a Renault para dar lugares para alguém recomendado pela Renault.”

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Acionistas da Nissan têm que apoiar CEO em meio a desgaste de relação com Renault
>>>>>Macron vai discutir aliança Renault-Nissan com primeiro ministro japonês, diz fonte – June 19, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Nissan avalia dar assentos em comitê de supervisão à Renault, diz fonte – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Renault 50 100 ORGANIZATION 9 a Renault: 6, A Renault: 3
2 Nissan 0 2 ORGANIZATION 8 a empresa Nissan: 1, A Nissan: 4, a Nissan: 3
3 nós 70 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
4 eu 20 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
5 pessoa 0 0 NONE 4 uma pessoa: 1, a pessoa familiarizada: 1, a pessoa: 1, uma pessoa familiarizada: 1
6 montadora 0 50 NONE 3 a montadora francesa: 1, montadora japonesa: 1, uma montadora abalada: 1
7 relação 0 0 NONE 3 relação: 1, Essa relação desigual: 1, a relação: 1
8 Abe Shinzo 0 0 PERSON 2 Shinzo_Abe: 1, o primeiro-ministro Abe: 1
9 assentos 0 0 NONE 2 alguns assentos: 1, três assentos: 1
10 empresas 0 0 NONE 2 as duas empresas: 1, ambas as empresas: 1