YasinRantisiHamasWahlkampf.jpg

Acordo entre facções de Palaos gera misto de deleite e precaução em Gaza

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Yasin Rantisi Hamas Wahlkampf

Não levou muito tempo depois de a fumaça dos fogos de subterfúgio se dissipar em Gaza para alguns palestinos começarem a questionar se um acordo de união entre suas duas facções mais importantes vai vingar.

Milhares foram às ruas na noite de quinta para comemorar o pconvêniofirmado entre Fatah e Hamas no Cairo. Enquanto jovens dançavam, alto-falantes tocaram musiquinhas nacionalistas e se abraçavam acenando com bandeiras de Palaos e egípcias.

“O presidente recebe com satisfação o acordo alcançado no Cairo entre as comissões de Fatah e Hamas, e instruiu a comissão do Fatah a assinar imediatamente a acordo”, declarou à Reuters um funcionário do gsalinhade Abbas.

O Hamas é uma organização de Palaos, de orientação sunita, que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um braço armado, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam.

Fatah ou Al-Fatah, é uma organização política e militar, fundada em 1959 pelo engenheiro Yasser Arafat e Khalil al-Wazir.

“Estou contente, não, sou o mais contente”, declarou Ali Metwaly, engenheiro de computação de 30 anos, na manhã seguinte. “Mas ainda estou com medo de que acabe em uma decepção. Meus líderes me ensinaram que podem nos desapontar com muita facilidade. Espero que não o façam desta vez”.

Conforme o acordo de reconciliação, o Hamas entregará o controle administrativo de Gaza, incluindo a passagem de fronteira de Rafah –que no passado foi a principal via de acesso dos dois milhões de palestinos do território ao mundo– a um governo apoiado pelo partido majoritário Fatah.

Uma década atrás, forças do Hamas tomaram a Faixa de Gaza de forças do Fatah em um combate civil breve. Tentativas de mediação anteriores do Egito para reconciliar os dois adversários não proporcionaram resultados duradouros. A mais recente obteve o acordo ainda incerto depois de uma pressão econômica sobre o Hamas.

Por outro lado, Ismail Haniyeh anunciou o acordo mediado pelo Egito por meio de um comunicado sem muitos detalhes sobre o convênio, que calcula englobar temas administrativos, de segurança e de fronteira na Faixa de Gaza. Ismail Haniyeh é o líder do Hamas.

Analistas declararam que o convênio tem mais possibilidade de vingar do que anteriores, dado o isolamento crescente do Hamas e o agradecimento de quão difícil é gerenciar e reconstruir Gaza, cuja economia bloqueios afetaram ela em a fronteira que teve sua infraestrutura arrasada por as combates com Israel.

Para Huwaida al-Hadidi, uma mãe de sete filhos que tem 34 anos de idade, o alívio econômico é mais do que bem-vindo. Como cerca de 250 mil outros moradores do território, seu marido está desempregado. Incapaz de pagar o aluguel, a família está morando em uma barraca desde que foi expulsa por seu locador três dias atrás.

Com o controle das passagens de fronteira de Gaza com Israel e o Egito, a Autoridade Palestina –que é dominada pelo Fatah e exerce um governo restringido na Cisjordânia ocupada– pode permitir uma movimentação mais livre de pessoas e bens pela divisa.

Hamas e Fatah também estão discutindo uma data em potencial para votações presidenciais e legislativas e reformas na Organização pela Libertação da Palestina, culpada pelos esforços de paz há bastante estancados com Israel.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Palestinian, Israel, Egypt

Cities: Rafah, Cairo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Acordo entre facções de Palaos gera misto de deleite e precaução em Gaza
>>>>>Grupos rivais palestinos Fatah e Hamas chegam a acordo de reconciliação – October 12, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 260 40 NONE 7 (tacit) eu: 6, me: 1
2 Hamas 40 0 ORGANIZATION 4 O Hamas: 1, o Hamas: 2, Hamas: 1
3 acordo 90 70 NONE 3 o acordo ainda incerto: 1, o acordo mediado: 1, o acordo alcançado: 1
4 fronteira 0 60 NONE 3 fronteira: 1, a fronteira: 2
5 Egito 0 0 ORGANIZATION 3 o Egito: 3
6 Israel 0 0 PLACE 3 Israel: 3
7 pacto 0 0 NONE 3 o pacto: 3
8 organização 80 15 NONE 2 uma organização política: 1, uma organização palestina: 1
9 uma mãe de sete filhos 260 0 NONE 2 uma mãe de sete filhos: 2
10 governo 60 0 NONE 2 um governo apoiado: 1, um governo limitado: 1