Além do FMI, Argentina pede assistência a Banco Mundial, BID e CAF

Por: SentiLecto

Luis Caputo revelou nesta quinta-feira que, além do Fundo Monetário Internacional , o país também pediu assistência financeira ao Banco Mundial , ao Banco Interamericano de Desenvolvimento e ao Banco de Desenvolvimento da América Latina . Luis Caputo é o ministro de Finanças da Argentina.

Mauricio Macri declarou nesta terça-feira que começou negociações financeiras com o Fundo Monetário Internacional , diante de uma perspectiva mundial mais complicada. Mauricio Macri é o presidente argentino.

Na quarta-feira 02 de maio o Fundo Monetário Internacional havia emitido uma “declaração de censura” contra a Venezuela, imersa em uma profunda recessão, por não fornecer dados oficiais sobre a evolução econômica do país.

“O Ministério da Fazenda está governando as conversas com o FMI em Washington e, em paralelo, já falei com as autoridades do BM, do BID e do CAF. Todos foram comprometidos a participar de o financiamento que o governo está negociando”, declarou Caputo a o jornal” Infobae”.

“Em paralelo ao que estamos debatendo, três bancos nos ofereceram acordos de recompra e certamente também acabaremos firmando isso”, completou o ministro de Finanças.

Existe consenso entre os analistas que o governo de Mauricio Macri busca conseguir cerca de US$, apesar de as fontes do Executivo não revelarem os valores dos acordos 30 bilhões.

Nicolás Dujovne fez formalmente hoje um pedido de resgate ao FMI. Nicolás Dujovne é o ministro da Fazenda. Christine Lagarde revelou que o suporte financeiro vai ser via Acordo Stand-By, que condiciona a Argentina ao cumprimento de determinados objetivos macroeconômicos para receber o dinheiro. Christine Lagarde é a diretora-gerente da instituição.

Por outro lado, “Há poucos minutos falei com a diretora Christine Lagarde, e ela confirmou que começaremos a trabalhar em um acordo hoje”, declarou Macri em um pronunciamento à nação.

Sobre os empréstimos que estão sendo negociados com diferentes instituições internacionais, Caputo alegou que há “ciência total no mundo de que a Argentina está seguindo pelo percurso correto”.

“As relações que Mauricio Macri construiu com os presidentes de diferentes países do mundo foi chave e o suporte não é somente total, mas também é genuíno”, alegou o ministro de Finanças.

O mercado acionário local reagiu positivamente às declarações de Macri. O índice Merval, que iniciou o dia em baixa de 5,3 por cento, diminuiu as perdas para 1,6 por cento.Após ressaltar que tem o “compromisso” de dizer sempre “a verdade” e trabalhar para que “cada argentino possa viver melhor”, Macri reiterou sua “convicção” de que o país está percorrendo “o único caminho possível para sair da estagnação, buscando sempre evitar uma grande crise econômica” que o faria o país “retroceder e prejudicaria a todos”.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Argentina

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Além do FMI, Argentina pede assistência a Banco Mundial, BID e CAF
>>>>>Presidente da Argentina diz que iniciou negociação para financiamento junto ao FMI – May 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Argentina busca financiamento junto ao FMI para lidar com volatilidade dos mercados, diz presidente – May 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Macri negocia com FMI acordo de “apoio” financeiro para atenuar alta do dólar – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Luis Caputo 80 0 PERSON 7 Luis_Caputo (apposition: O ministro de Finanças_da_Argentina): 1, Caputo: 2, (tacit) ele/ela (referent: Luis_Caputo): 1, (tacit) ele/ela (referent: Caputo): 3
2 nós 160 0 NONE 5 nos: 1, (tacit) nós: 4
3 Christine Lagarde 0 0 PERSON 3 ela (referent: a diretora Christine_Lagarde): 1, a diretora Christine_Lagarde: 1, Christine_Lagarde (apposition: A diretora-gerente de a instituição): 1
4 Fundo_Monetário_Internacional 0 0 PLACE 3 Fundo_Monetário_Internacional: 1, o Fundo_Monetário_Internacional: 2
5 Mauricio Macri 0 0 PERSON 3 Mauricio_Macri: 1, Mauricio_Macri (apposition: O presidente de a Argentina): 1, Macri: 1
6 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
7 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
8 Acordo Stand-By 0 0 PERSON 2 Acordo_Stand-By: 2
9 FMI 0 0 ORGANIZATION 2 o FMI: 2
10 O índice Merval 0 0 OTHER 2 O índice Merval: 2