Ampliação na conta de luz vai ser de até 21,46% para pequenas companhias; veja como economizar

Por: SentiLecto

O reajuste na conta de luz também afetará pequenas companhias. Para clientes de baixa trensão, a ampliação com os gastos vai ser de 9,09% para as lojas e demais estabelecimentos atendidos pela Light. Na Enel Rio , os custos subirão 21,46% para os pequenos negócios, que usam redes de baixa nervosismo. Os novos valores entram em forcita nesta quinta-feira, dia 15 de março.

A Light atende a 3,9 milhões de unidades consumidoras na cidade do Rio de Janeiro e em mais 31 municípios fluminenses. Já a Enel conta com 3,1 milhões de clientes em 66 municípios do estado do Rio de Janeiro.

— Faz 1 dia, a Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou em esta, uma ampliação média de %21,46 em as contas de luz de os consumidores residenciais de a Enel Rio, antiga Ampla. A alta começa a valer a partir da próxima quinta-feira. Para os consumidores industriais, o aumento será um pouco menor, de 19,94%, em média. A Enel Distribuição Rio atende a 3,1 milhões de unidades consumidoras no Estado do Rio de Janeiro. É uma população de 6,6 milhões de pessoas, distribuídas em 66 municípios fluminenses. A revisão tarifária da Enel segue a tendência de reajustes autorizados pela Aneel em 2018, com índices bem acima da inflação de 2017 e a maioria na casa dos dois dígitos. Ele paga pela compra da energia , pela transmissão e pela distribuição , além de encargos setoriais e tributos, quando a conta chega ao consumidor. A maior parte da ampliação nas contas de luz da Enel Rio veio do reajustes nos preços de distribuição que, sozinho, subiu 8,86%. Também pesou na ampliação os reajustes nos preços de compra de energia, de transmissão de eletricidade e de encargos setoriais. A falta de chuvas e o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas registrados no ano passado também contribuiu para a alta na tarifa em 2018. Sem chuvas, foi preciso acionar mais usinas térmicas para garantir o suprimento. Parte dessa conta complementar ficou para ser paga neste ano. Só de encargos setoriais — que cobrem programas do governo no setor elétrico —, os clientes de todo o Brasil vão pagar R$ 16 bilhões nas contas de luz em 2018, uma alta de 22% na comparação com 2017. Mais cedo, a Aneel aprovou um reajuste de 9,09% nas tarifas dos consumidores residenciais da Light. Normas da intervenção Na semana passada, a Light e a Enel conseguiram, na Aneel, normas especiais durante a atuação das Forças Armadas no estado, em decorrência dos decretos de intervenção federal e de Garantia da Lei e da Ordem . As companhias ficaram livres de compensar consumidor por falta de luz em áreas de operação militar.Inicia nesta segunda-feira, dia 12 de março, o 1º Mutirão de Conciliação da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio . O acontecimento marca as comemorações pelo Semana do Consumidor, reunindo diversas companhias em tendas no Largo da Carioca, no Centro do Rio. O acontecimento vai até sexta-feira, dia 16.Inicia nesta segunda-feira, dia 12 de março, o 1º Mutirão de Conciliação da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio . O acontecimento marca as comemorações pelo Semana do Consumidor, reunindo diversas companhias em tendas no Largo da Carioca, no Centro do Rio. O acontecimento vai até sexta-feira, dia 16.

Na quarta-feira 14 de fevereiro No começo deste ano, as concessionárias de energia e de telefonia haviam ocupado as primeiras quatro posições entre as companhias mais acionadas pelos Juizados Especiais Cíveis do Estado do Rio de Janeiro. Faz 2 meses, de acordo com o Tribunal de Justiça do Rio haviam sido ajuizadas 20.135 ações em janeiro contra as 30 companhias mais acionadas.

Para tentar driblar esse efeito no bolso do pequeno empresário, o EXTRA escolheu algumas dicas que podem auxiliar a reduzi as despesas com luz e outras contas.

Foco nas lâmpadas: As luminárias com uma superfície reflexiva conseguem iluminar mais o ambiente. Com isso, é possível diminuir em até 70% o número de lâmpadas.

Ar-condicionado sem susto: Cheque o selo do Procel, que classifica o aparelho de acordo com o consumo como A, B D. O espécie A é o equipamento mais econômico. B é c. Verifique a manutenção dos equipamentos, pois um equipamento mais limpo aquece menos e precisa de menos energia.

Utilize a luz natural: Desligue a iluminação dquando a luz natural é suficiente, os ambientes e conserve as janelas sempre limpas. Veneziana ou cortinas podem ser utilizadas para controlar a entrada de luz natural, evitando a incidência de luz solar direta. Quando possível, use vidros com filtros que não permitem a entrada de radiações que esquentam o ambiente.

Cheque o bebedouro: Gasta entre 15 e 30 kWh/mês, se o equipamento estiver em boas condições. O seu consumo depende bastante da utilização. Procure suprimi vazamentos no registro de água que provocam desperdícios de eletricidade. É recomendável desligá-lo à noite e nos fins de semana

Gás também merece atenção: as bocas dos fogões precisam estar limpas e em bom estado. Importante: a chama tem que ser sempre azul. A chama amarela é um indício de desperdício, já que o gás não está gerando o máximo de calor que pode.

De olho na água: Nunca deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples pode gastar aproximadamente 45 litros de água por dia. Acompanhar a leitura de hidrômetro é fundamental para detectar possíveis vazamentos. As torneiras com encerramento automático ou com sensores de movimento reduzem em até 70% do consumo de água. Antigas descargas que usam válvulas gastam, aproximadamente, de 10 a 30 litros de água. As acopladas gastam, no máximo, seis litros.

Atenção aos refrigeradores: Faça manutenção regular de refrigeradores, para evitar o desperdício de água e energia.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ampliação na conta de luz vai ser de até 21,46% para pequenas companhias; veja como economizar
>>>>>Consumidores residenciais da Enel Rio terão aumento de 21% na conta de luz – March 13, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Tarifa da distribuidora de energia Enel Rio sobe 21% com revisão, diz Aneel – March 13, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Aneel prevê leilão de linhas de transmissão de energia com investimentos de R$8,9 bi em 28 de junho – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Clientes com dívidas podem negociar com empresas em mutirão de conciliação no Rio – March 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Clientes podem resolver problemas com empresas em mutirão de conciliação no Rio – March 12, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 empresas 180 65 NONE 5 diversas empresas: 2, as empresas: 1, As empresas: 1, pequenas empresas: 1
2 eu 80 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
3 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
4 aumento 0 35 NONE 3 o aumento: 2, um aumento médio de %21,46: 1
5 Aneel 0 0 ORGANIZATION 3 a Aneel: 3
6 alta 0 0 NONE 3 uma alta de %22: 1, a alta: 1, A alta: 1
7 consumo 0 0 NONE 3 seu consumo: 1, o consumo: 2
8 água 0 0 NONE 3 água: 2, a água: 1
9 chama 0 140 NONE 2 a chama: 1, A chama amarela: 1
10 reajuste 0 25 NONE 2 O reajuste: 1, um reajuste de %9,09: 1