ANP autoriza TBG recomeçar chamada pública de habilidade para o gasoduto Bolívia-Brasil

Por: SentiLecto

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis autorizou que a Transportadora Gasoduto Bolívia-Brasil recomece chamada pública para a contratação de habilidade de transporte no Gasoduto Bolívia-Brasil , informou a autarquia nesta segunda-feira.

Já a produção total de petróleo e gás no país adicionou em média 3,95 milhões de barris de óleo equivalente por dia , segundo o diretor-geral.

Na quinta-feira 28 de novembro o foco maior do novo Plano Estratégico 2020-2024 da Petrobras PETR4.SA> na área de exploração e produção era natural, dado o portfólio de ativos “bastante interessantes” acumulados pela petroleira estatal ao longo dos últimos anos, declarou o diretor da reguladora ANP Felipe Kouri.

A chamada envolve a contratação de 18 milhões de metros cúbicos diários, diante do vencimento do atual contrato para este volume no fim deste ano. A habilidade total do gasoduto é de 30 milhões de m³/dia. Suspendeu-se a concorrência que já havia tido seu programa protelado algumas vezes,, em 30 de outubro pela ANP que informou somente, que a solicitação de o órgão antitruste para suspender a chamada pública teve base em termo assinado junto em a Petrobras que calcula a diminuição de o papel de a petroleira em o segmento de o gás em julho,, atendendo a um pedido de o Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

No começo do mês, a Reuters publicou que a Abegás verificou junto a distribuidoras que havia incertezas quanto ao acesso ao gás de Bolivia, uma vez que a Petrobras tem um crédito para a retirada de 24 bilhões de metros cúbicos, impossibilitando que a Bolívia venda para outras companhias.

“Começam a aparecer os resultados das medidas tomadas para produzir a retomada do setor. Recomeçada que só se vai acentuar na próxima década”, declarou Oddone à Reuters.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil, Bolivia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>ANP autoriza TBG recomeçar chamada pública de habilidade para o gasoduto Bolívia-Brasil
>>>>>Produção de petróleo do Brasil tem recorde de 3,09 mi bpd em novembro, diz ANP – December 20, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Petrobras 0 0 ORGANIZATION 4 a Petrobras: 4
2 ANP 0 0 ORGANIZATION 2 ANP: 2
3 Reuters 0 0 ORGANIZATION 2 a Reuters: 2
4 concorrência 0 0 NONE 2 A concorrência: 2
5 distribuidoras 0 0 NONE 2 distribuidoras: 2
6 incertezas 0 70 NONE 1 incertezas: 1
7 interromper a chamada pública 0 50 NONE 1 interromper a chamada pública: 1
8 a redução de o papel de a petroleira 0 40 NONE 1 a redução de o papel de a petroleira: 1
9 SA em a área de exploração e produção era natural dado o portfólio de ativos muito interessantes 140 0 ORGANIZATION 1 SA em a área de exploração e produção era natural dado o portfólio de ativos muito interessantes: 1
10 A Agência_Nacional_do_Petróleo Gás_Natural e Biocombustíveis 0 0 ORGANIZATION 1 A Agência_Nacional_do_Petróleo Gás_Natural e Biocombustíveis: 1