ANP busca reformar programa de monitoramento da característica dos combustíveis

Por: SentiLecto

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis começará na quinta-feira uma consulta pública de 30 dias sobre a reformulação do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis, cuja proposta visa aumentar a quantidade de amostras coletadas no país.

– A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis recebeu 179 e-mails com sugestões de 115 entidades e pessoas físicas durante a consulta pública sobre a periodicidade de repasse dos reajustes dos custos de combustíveis, informou a reguladora nesta terça-feira. A consulta teve começo em 11 de junho e se concluiu na segunda-feira. Os debates sobre a frequência de reajustes dos combustíveis se seguiu aos protestos de caminhoneiros contra a disparada do diesel. A ANP declarou que está analisando as contribuições recebidas e que “uma potencial minuta de determinação” vai passar por consulta e audiência públicas. – A produção de petróleo no Brasil em maio adicionou 2,607 milhões de barris por dia , queda de 1,7 por cento na comparação com o mesmo mês do ano anterior, mas alta de 0,4 por cento frente a abril, informou nesta terça-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis . Já a produção total de petróleo e gás no mês foi de cerca de 3,311 milhões de barris de óleo equivalente por dia . A produção de gás natural foi de 112 milhões de metros cúbicos por dia, alta de 2,9 por cento ante abril e de 6,8 por cento frente a maio do ano passado. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis vai levar entre 15 e 30 dias para analisar contribuições mandadas por 115 entidades e pessoas físicas que participaram de uma consulta pública aberta pela reguladora para avaliar a periodicidade de repasse dos reajustes dos custos de combustíveis aos consumidores.

Em nota, a agência informou que a minuta de determinação colocada em debate estabelece que a ANP vai realizar as licitações para definição dos laboratório adequados a participarem do programa por bloco de monitoramento e esses laboratórios serão contratados pelos agentes econômicos.

Segundo a autarquia, com a mudança, 100 por cento dos postos revendedores serão admirados no programa de monitoramento, assim como todas as distribuidoras, que também passam a ter seus produtos monitorados em suas bases de distribuição.

“Cada distribuidora terá amostras coletadas, obrigatoriamente, pelo menos uma vez ao mês e cada posto, pelo menos uma vez por semestre”, disse a ANP.

Durante a consulta, os agentes e a sociedade poderão mandar sugestões e contribuições sobre o assunto, que serão analisadas pela ANP. Em 1 mês, vai haver ainda uma audiência pública como parte de o processo, segundo a agência.

A partir do novo programa, a autarquia planeja que revendedores e distribuidores possam usar resultados do monitoramento a que se submeteram, podendo inclusive, a seu critério, incrementar a frequência das coletas e ensaios.

Faz 20 anos, desde a criação de o programa a ANP realçou que os índices de conformidade de a gasolina, diesel e etanol hidratado ampliaram. Faz 2 meses, foram de 98,4 por cento para a gasolina, de 98,1 por cento para o etanol e 95,5 por cento para o óleo diesel, em maio de 2018.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>ANP busca reformar programa de monitoramento da característica dos combustíveis
>>>>>ANP recebe 179 e-mails com sugestões durante consulta sobre reajustes de combustíveis – July 03, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Produção de petróleo do Brasil em maio cai 1,7% na comparação anual, diz ANP – July 03, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Bloco Pau-Brasil terá maior lance mínimo da 5ª Rodada do pré-sal – June 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Produção de papel no Brasil cai 11% em maio e de celulose recua 4,9%, diz Ibá – June 29, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Brasil tem superávit de US$729 mi nas transações correntes em maio, diz BC – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Brasil tem superávit de US$729 mi em conta corrente em maio, 3º mês no azul, mas pior que o esperado – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Centro-sul do Brasil produz 17,2% menos açúcar na 1ª quinzena de junho, diz Unica – June 26, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Tamanho da safra de cana do Brasil é incerto por chuvas irregulares – (Extraoglobo-pt)
>>>>>ANP levará até 30 dias para avaliar contribuições em consulta sobre reajuste em combustíveis – July 03, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 ANP 0 0 ORGANIZATION 7 (tacit) ele/ela (referent: A ANP): 3, a ANP: 3, A ANP: 1
2 A Agência_Nacional_do_Petróleo Gás_Natural e Biocombustíveis 0 0 ORGANIZATION 5 (tacit) eles/elas (referent: A Agência_Nacional_do_Petróleo Gás_Natural e Biocombustíveis): 1, a Agência_Nacional_do_Petróleo Gás_Natural e Biocombustíveis: 1, A Agência_Nacional_do_Petróleo Gás_Natural e Biocombustíveis: 3
3 consulta 0 0 NONE 5 A consulta: 1, consulta: 1, a consulta pública: 1, a consulta: 1, uma consulta pública: 1
4 por_cento 0 0 NONE 4 6,8 por_cento: 1, 95,5 por_cento: 1, 98,4 por_cento: 1, 98,1 por_cento: 1
5 agência 0 0 NONE 2 a agência: 2
6 audiência 0 0 NONE 2 audiência públicas: 1, uma audiência pública: 1
7 autarquia 0 0 NONE 2 a autarquia: 2
8 distribuidoras 0 0 NONE 2 distribuidoras: 2
9 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
10 pessoas 0 0 NONE 2 pessoas físicas: 2