Anúncio de greve de petroleiros não atende exigências legais, declara Petrobras

Por: SentiLecto

A Petrobras alegou nesta quarta-feira que considera “descabido” movimento grevista anunciado por petroleiros, calculado para ter começo no sábado, pois as justificações seriam “infundadas e não preenchem as exigências legais para o exercício do direito de greve”, declarou a companhia em nota.

Faz 11 meses, a petroleira estatal informou que se a informou em a por as lideranças de sindicatos ligados em a Federação Única dos Petroleiros sobre a intenção de estas entidades de realizar greve a partir do dia 1 de fevereiro.

– Trabalhadores da Petrobras aprovaram em assembleias um indicativo de greve por tempo indeterminado a partir de sábado, informou a Federação Única dos Petroleiros , que evidenciou que a categoria vai ir “garantir o fornecimento da população durante todo o movimento grevista”. A federação, que encarna 13 sindicatos, declarou em comunicado que advertiu a gestão da Petrobras sobre a paralisação ainda na terça-feira. Os sindicatos alegam que a greve vai ser contra demissões em uma fábrica de fertilizantes da estatal no Paraná, que a Petrobras informou mais cedo neste mês que será hibernada, com dispensa de 396 empregados, e por alegações de “descumprimento do acordo coletivo de trabalho”.

Como justificativa, realçou a companhia, as entidades afirmaram desrespeito aos fóruns de negociação criados pelo Acordo Trabalhista de Trabalho e descumprimento do ACT da Araucária Nitrogenados S.A. , o que a companhia nega.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Anúncio de greve de petroleiros não atende exigências legais, declara Petrobras
>>>>>Funcionários da Petrobras aprovam greve a partir de sábado – January 29, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 empresa 45 0 NONE 3 a empresa: 3
2 Petrobras 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ela (referent: a Petrobras): 1, a Petrobras: 1, A Petrobras: 1
3 a Federação_Única_dos_Petroleiros 0 0 PLACE 3 a Federação_Única_dos_Petroleiros: 3
4 Trabalhadores da Petrobras 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: Trabalhadores_da_Petrobras): 1, Trabalhadores_da_Petrobras: 1
5 comunicado 0 0 NONE 2 comunicado: 2
6 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
7 federação 0 0 NONE 2 A federação: 2
8 greve 0 0 NONE 2 a greve: 1, greve: 1
9 o Paraná 0 0 PLACE 2 o Paraná: 2
10 sindicatos 0 0 NONE 2 Os sindicatos: 1, 13 sindicatos: 1