Ao interromper licitação de jatinho, TCE menciona opulência: salas VIP, cadeiras giratórias e toalete privativo

Por: SentiLecto

Os técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Rio realçaram, em parecer divulgado ontem, o espanto quanto ao “luxo” requisitado pelo governo do Rio para a locação, por um ano, de um jato particular para o transporte do governador Luiz Fernando Pezão e sua equipe durante agendas oficiais.

Faz 1 dia, o professor Yuri Moura, de Petrópolis recorreu em a 9ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio, pedindo a anulação de a licitação proposta por o governador Luiz Fernando Pezão para a contratO professor Yuri Moura, de Petrópolis recorreu ontem em a 9ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio, pedindo a anulação de a licitação proposta por o governador Luiz Fernando Pezão para a contratação de um jato particular. O professor Yuri Moura, de Petrópolis é região Serrana do estado. O professor Yuri Moura, de Petrópolis é região Serrana do estado.A ação popular define a licitação como pouco razoável em função da crise.

Na sábado 12 de agosto servidores públicos haviam compartilhado, nesta sexta-feira, nas redes sociais e em grupos do WhatsApp, uma campanha para pressionar o governador Luiz Fernando Pezão a desistir da licitação que calculava o aluguel de um jatinho particular, ao preço de R$ 2,51 milhões, para seu transporte. O site instituído mencionava que os servidores mandem uma “carta” ao governador pedindo para que a licitação seja revisada.

Ao recomendar a suspensão da licitação — que estava marcada para hoje — os técnicos questionam o serviço de “excelência” cobrado pelo estado. Se os cita a presença de um toalete privativo e de cadeiras giratórias para reunião . Outro dado que chamou atenção foi a necessidade de a companhia contrata oferecer “salas VIP” ao governador e sua equipe nos aeroportos de Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, sem contar o Rio.

Vip, é uma sigla que nomeia pessoas importantes, influentes, ou altos funcionários com privilégios especiais.

O governo, por sua vez, justifica a necessidade da contratação. Acerca do opulência citada, o estado informou que as recomendações presentes no edital são habituais para esta espécie de serviço.

O Ministério Público do Estado do Rio informou, logo após o anúncio da licitação, que faria um inquérito para analisar o processo. O órgão informou que não chegou a uma finalização, e que a invergiação segue em curso.O Ministério Público do Estado do Rio informou, logo após o anúncio da licitação, que faria um inquérito para analisar o processo. O órgão informou que ainda não chegou a uma finalização.Segundo a relatora do processo, conselheira Andrea Siqueira Martins, o certame vai ficar suspenso até que seja realizada a análise do mérito para que a Secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico tenha a chance de exibi os esclarecimentos requeridos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo, Brasilia, Belo Horizonte

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ao interromper licitação de jatinho, TCE menciona opulência: salas VIP, cadeiras giratórias e toalete privativo
>>>>>Ação popular pede anulação da licitação para aluguel jatinho particular para Pezão – August 19, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ação popular pede anulação da licitação para aluguel de jatinho particular para Pezão – August 19, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>TCE-RJ suspende licitação para a contratação de jatinho particular para Pezão – August 22, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 licitação 0 0 NONE 4 a licitação: 4
2 sigla 340 0 NONE 2 uma sigla: 2
3 O Ministério_Público_do_Estado_do_Rio 0 0 PLACE 2 O Ministério_Público_do_Estado_do_Rio: 2
4 analisar o processo 0 0 NONE 2 analisar o processo: 2
5 conclusão 0 0 NONE 2 uma conclusão: 2
6 estado 0 0 NONE 2 o estado: 2
7 investigação 0 0 NONE 2 uma investigação: 2
8 o anúncio de a licitação 0 0 NONE 2 o anúncio de a licitação: 2
9 o órgão 0 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: O órgão): 2
10 servidores 0 0 NONE 2 os servidores: 1, servidores públicos: 1