Atividade econômica brasileira recua 0,28% em março e fecha 1º tri com queda de 0,68%, menciona BC

Por: SentiLecto

– O Índice de Atividade Econômica do Banco Central , espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto , teve contração de 0,28% em março na comparação com o mês anterior e concluiu o primeiro trimestre com contração de 0,68%, segundo dados dessazonalizados divulgados pelo BC nesta quarta-feira. A expectativa em pesquisa da Reuters era de recuo de 0,20% em março sobre fevereiro. Na comparação com março de 2018, o IBC-Br exibiu queda de 2,52% e, no acumulado em 12 meses, teve alta de 1,05%, segundo números observados.

No fim deste mês, inclusive, a perspectiva é que seja anunciado um novo contingenciamento de recursos para além dos quase 30 bilhões de reais já bloqueados neste ano, para assegurar o cumprimento da meta fiscal, de um déficit primário de 139 bilhões de reais para 2019.”Não estou envolvido diretamente, mas jamais escutai isso”, alegou uma fonte da equipe econômica, em condição de sigilo.- Faz 1 mês, o Índice Nacional de Preços a o Consumidor Amplo subiu 0,57 por cento, após alta de 0,75 por cento no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta sexta-feira. Faz 1 mês, até abril, o IPCA teve alta de 4,94 por cento, contra progressão 4,58 por cento de o mês anterior, em o acumulado de 12 meses. As expectativas em pesquisa da Reuters eram de alta de 0,63 por cento na base mensal e de 5,00 por cento em 12 meses. – Indicadores disponíveis propõem “probabilidade pertinente” de que a economia de Brasil tenha recuado ligeiramente no primeiro trimestre deste ano sobre o fase anterior, assinalou o Banco Central, com implicações para a performance do Produto Interno Bruto neste ano. Na ata do Comitê de Política Monetária , publicada nesta terça-feira, o BC assinalou que “o processo de recuperação gradual da atividade econômica padeceu interrupção no fase recente, mas o cenário básico admira sua recomeçada adiante”. O BC avaliou no documento que alguns conseqüência de choques vividos pela economia em 2018 ainda persistem e adicionou que “incertezas sobre aspectos fundamentais do ambiente econômico futuro – notadamente sobre sustentabilidade fiscal – têm conseqüência adversos sobre a atividade econômica”, numa provável referência à necessidade de aprovação da reforma da Previdência. “A manutenção de incertezas quanto à sustentabilidade fiscal tende a ser contracionista. Reformas que geram sustentabilidade da trajetória fiscal futura têm potencial expansionista, que pode contrabalançar conseqüência de ajustes fiscais de curto prazo sobre a atividade econômica, além de mitigar os riscos de episódios de instabilidade com elevação de prêmios de risco, como o acontecido em 2018″, pontuou. Na semana passada, o BC reconheceu mais sinais de fraqueza econômica, mas conservou o discurso de que precisa analisar com tempo suficiente o conduta da atividade antes de eventual mudança na rota dos juros, com a Selic mantida na mínima histórica de 6,5 por cento. Se reforçou a mensagem em a ata em esta terça-feira.

Na segunda-feira 15 de abril – O ritmo fraco da economia brasileira estendeu-se para fevereiro com a maior contração em nove meses, segundo dados do Banco Central divulgados nesta segunda-feira, aumentando as projeções de uma queda no primeiro trimestre e corroborando as preocupações com as perspectivas de crescimento do país. Faz 3 meses, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, espécie de sinalizador de o Produto Interno Bruto, havia tido recuo de 0,73 por cento em a comparação com o mês anterior, segundo dado dessazonalizado divulgado por o BC. Faz 4 meses, o resultado mensal havia sido o segundo negativo após recuo de 0,31 por cento em dado revisado por o BC depois de divulgar contração de 0,41 por cento. E era também a pior leitura para o indicador desde a queda de 3,1 por cento vista em maio de 2018. “Indicadores de atividade econômica conhecidos até o momento seguiam propondo uma leve queda de 0,1 pro cento do PIB no primeiro trimestre deste ano”, havia alegado o Bradesco em nota. Na comparação com fevereiro de 2018, o IBC-Br havia exibido crescimento de 2,49 por cento e, no acumulado em 12 meses, havia tido alta de 1,21 por cento, segundo números observados. Faz 3 meses, a produção industrial brasileira havia mostrado alguma recuperação a o progredir 0,7 por cento sobre o mês anterior, devolvendo as perdas vistas em janeiro, em fevereiro. Entretanto, as vendas no varejo haviam ficado estáveis no mês, com as compras voltadas para o Carnaval compensando perdas em supermercados e combustíveis. Faz 3 meses, e o volume de serviços havia, em a segunda queda seguida. Ainda que a inflação e taxa de juros baixas proporcionem alguma expectativa de melhora do consumo, o cenário permanecia sendo de lentidão da economia e mercado de trabalho fraco, com cerca de 13 milhões de desempregados no país. As expectativas de crescimento para o Brasil vinham padecendo sucessivas diminuições. A mais recente pesquisa Focus realizada semanalmente pelo BC junto a uma centena de economistas mostrava que a expectativa para a atividade neste ano era de crescimento de 1,95 por cento, indo a 2,58 por cento em 2020. Npassada, o Fundo Monetário Internacional havia diminuído a estimativa de expansão da economia de Brasil em 2019 a 2,1 por cento, mencionando a necessidade de cortes de gastos com funcionalismo público e da reforma da Previdência para conter as crescentes despesas.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Atividade econômica brasileira recua 0,28% em março e fecha 1º tri com queda de 0,68%, menciona BC
>>>>>Não há espaço fiscal para correção na tabela do IR, dizem fontes da área econômica – May 13, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Saiba como ficará o Imposto de Renda se a tabela for corrigida pela inflação – May 13, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>BC mantém juros em 6,5%, balanço de riscos segue simétrico apesar de mais sinais de fraqueza econômica – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Governo anuncia nos próximos dias plano para reduzir preço de gás de cozinha e energia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>IPCA sobe 0,57% em abril, diz IBGE – May 10, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Azul tem alta de 15,5% no tráfego de passageiros consolidado em abril; capacidade sobe 11,5% – May 07, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>CORREÇÃO-Azul poderá dar lances no leilão de ativos da Avianca Brasil – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>IGP-M desacelera alta a 0,58% na primeira prévia de maio, diz FGV – May 10, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Indicador Antecedente de Emprego no Brasil tem em abril menor nível desde outubro, diz FGV – May 07, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>IGP-DI desacelera alta a 0,90% em abril com alívio nos preços no atacado, diz FGV – May 08, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Vendas no varejo do Brasil sobem 0,3% em março, diz IBGE – May 09, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Montadoras do Brasil veem ameaça de importações de veículos do México – May 07, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Indústria de cimento tem alta de 0,2% em vendas em abril sobre um ano antes, diz Snic – May 07, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Preços ao consumidor desaceleram e IGP-M reduz alta a 0,58% na 1ª prévia de maio, diz FGV – May 10, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Inflação ao produtor na China atinge máxima de 4 meses em abril, preços de alimentos sobem – May 09, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices da China recuperam perdas após enviado comercial confirmar visita aos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Mercado da China tem perdas com temores sobre tarifas em meio a dados comerciais mistos – May 08, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump anuncia aumento de tarifa dos EUA sobre produtos da China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Exportações da China têm queda inesperada em abril mas importações se recuperam – May 08, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Em reviravolta, Trump anuncia aumento de tarifas dos EUA sobre produtos chineses – May 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices chineses têm maior queda em mais de 3 anos com ameaças tarifárias – May 06, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices caem após Fed esfriar apostas de um corte de juros no fim do ano – May 01, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>BC aponta probabilidade relevante de recuo do PIB no 1º tri, com implicações para economia no ano – May 14, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Economistas reduzem expectativa de crescimento do PIB em 2019 a 1,45% – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 BC 0 75 ORGANIZATION 8 o BC: 6, O BC: 1, (tacit) ele/ela (referent: o BC): 1
2 comparação 0 0 NONE 4 a comparação: 4
3 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
4 por_cento 0 0 NONE 4 2,58 por_cento: 1, 0,57 por_cento: 1, 5,00 por_cento: 1, 2,1 por_cento: 1
5 eu 0 70 NONE 3 (tacit) eu: 3
6 atividade 0 0 NONE 3 a atividade econômica: 2, a atividade: 1
7 contração 0 0 NONE 3 contração de %0,68: 1, a maior contração: 1, contração de %0,28: 1
8 cenário 0 150 NONE 2 O cenário: 1, o cenário básico: 1
9 perdas 0 45 NONE 2 perdas: 1, as perdas vistas: 1
10 reformas 140 0 NONE 2 Reformas: 2