Avianca anuncia mais 150 cancelamentos de voos na Semana Santa

Por: SentiLecto

A Avianca acaba de anunciar mais 150 cancelamentos de voo entre quinta-feira e sábado, ou seja, em pleno feriado da Semana Santa. Segundo a previsão da empresa, serão suspensas 52 decolagens na quinta-feira; 48, na sexta e outras 50, no sábado. Na última sexta-feira, a companhia aérea, que se encontra em recuperação judicial desde dezembro, já tinha comunicado o cancelamento de 179 rotas até quarta-feira. A lista de voos cancelados até o sábado pode ser acessada aqui.

Segundo a Avianca, as agências de turismo têm sido advertidas com a “maior antecedência possível” sobre as mudanças nos voos e que conservam uma linha de atendimento exclusivo para elas.

No fim de semana, quando 25 voos foram cancelados, no entanto, passageiros reclamaram, no Santos Dumont, de falta de informação . A previsão para esta segunda-feira é do cancelamento de 50 decolagens, a maioria no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, onde deixaram de sair 22 voos. Para terça e quarta-feira, estão programados 52 cancelamentos por dia.

Desta segunda-feira até a próxima quarta, mais 154 voos da Avianca estão oficialmente cancelados. A lista completa pode ser acessada aqui . No fim de semana que passou, outros 25 foram suspensos e geraram reclamações de passageiros que só ficaram sabendo do cancelamento ao chegar ao aeroporto para embarcar . A companhia declarou que divulgará nesta segunda-feira o esquema de voos para o feriado de Páscoa, que começa na próxima quinta-feira.

Na segunda-feira 25 de março o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor havia informado o INSS para que tome providência sobre práticas abusivas na oferta de empréstimos consignados a aposentados e para que explique como funcionava os convênios realizados com as instituições financeiras. Muitas pessoas acabavam sendo informadas da liberação da vantagem através do assédio dos bancos na oferta de crédito, o que dava indícios de que há vazamento de dados. Segundo o instituto, a prática dos bancos ainda cooperava para o superendividamento de mais de 60 milhões de brasileiros.

Agências também respondem por cancelamento de voo

A três dias do feriadão da Semana Santa, o advogado Igor Marchetti, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor , recorda que companhia aérea, agência de viagem e mesmo site de venda de passagens são corresponsáveis em caso de problemas nos voos e das incertas perdas. Ou seja, o consumidor pode recorrer a qualquer um deles para pedir a realocação ou o ressarcimento da passagem e de outros preços que a mudança de voo implique.

Ainda que a Avianca informe as medidas adotadas para realocação de seus consumidores em caso de cancelamento de voos, por outro lado, o setor deseja. A aérea tem cinco dias para prestar esclarecimentos. A falta de resposta pode levar a l instauração de processo administrativo.

— Compreendemo que não se trata somente do valor da passagem, quando se fala em reembolso, mas de valor integral pago com taxas, preço de passeios e hospedagens, tudo que envolve a mudança do voo — declara Marchetti.

Sophia Vial, presidente da Associação Brasileira de Procons , evidencia que as agências têm que prestar ajudinha plena ao consumidor:

— As agências de turismo terão que prestar plena ajudinha ao consumidor pelos mesmos meios em que ofereceu o serviço . O consumidor poderá recorrer à agência independentemente de ter recorrido à emcompanhiaérea, pois também é da agência a obrigação de assistência integral — realça Sophia.

Marchetti, do Idec, recomenda que o consumidor que vai viajar nesse feriado busque logo a Avianca ou a agência de viagem e peça, de preferência por escrito, todas as informações relativas a viagem:

A ProconsBrasil, a Secretaria Nacional do Consumidor e a Agência Nacional de Aviação Civil estão monitorando de maneira integrada os cancelamentos de vôos e reacomodações. Até o momento, a informação é de problemas pontuais, sem registro de alvoroço nos aeroportos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Avianca anuncia mais 150 cancelamentos de voos na Semana Santa
>>>>>Avianca tem 154 voos cancelados até quarta-feira. Saiba quais são – April 15, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 companhia 0 320 NONE 6 empresa aérea: 1, a companhia: 1, A empresa: 1, a empresa aérea: 3
2 consumidor 0 0 NONE 6 o consumidor: 5, O consumidor: 1
3 voos 0 0 NONE 5 22 voos: 1, 25 voos: 1, os voos: 3
4 Avianca 0 0 ORGANIZATION 3 A Avianca: 1, a Avianca: 2
5 Marchetti 0 0 PERSON 3 Marchetti: 1, Marchetti de o Idec: 1, (tacit) ele/ela (referent: Marchetti de o Idec): 1
6 eu 0 80 NONE 2 (tacit) eu: 2
7 as agências de turismo 0 0 NONE 2 as agências de turismo: 1, As agências de turismo: 1
8 Sophia Vial 0 0 PERSON 2 Sophia_Vial: 1, Sophia: 1
9 agência 0 0 NONE 2 a agência: 2
10 auxílio 0 0 NONE 2 pleno auxílio: 1, auxílio pleno: 1