Bolsonaro vê com ‘preocupação’ ampliação para ministros do STF

Por: SentiLecto

— O presidente eleito Jair Bolsonaro alegou nesta quarta-feira, dia 7, que vê com “preocupação” a possível ampliação de salário das ministros da Supremo Tribunal Federal e declarou que o momento não é adaptado para o reajuste. O Senado pode votar, nesta quarta-feira, dia 7, dois projetos de lei que garantem ampliação para ministros do STF e para o procurador-geral da República, o que pode provocar um efeito-cascata nos contracheques do funcionalismo público. — Estamos num período de ou todo mundo tem ou ninguém tem. Nós sabemos que o Judiciário é o mais bem aquinhoado entre os Poderes, a gente vé com preocupação, e espero que o Parlamento por sua maioria decida da melhor forma possível — alegou Bolsonaro, ao sair de um café da manhã na sede do Comando da Aeronáutica. O presidente eleito declarou esperar um “gesto de grandeza” do Judiciário: — Todos têm que cooperar para que o Brasil saia dessa crise e o Poder Judiciário, no meu compreender em um gesto de grandeza, com toda a certeza, não vai fazer tanta pressão assim por essa ampliação de despesa — realçou. Questionado se iria pedir para o presidente Michel Temer vetar o reajuste, Bolsonaro declarou que só responderá à pquestãocaso a proposta seja aprovada no Congresso Nacional. Caso aprovada, as duas remunerações sobem de R$ 33.700 para R$ 39.200 mil. A ampliação rovoca reajustes entre juízes e também no Ministério Público Federal . Como o vencimento dos ministros do STF serve como telhado para o funcionalismo federal, a ampliação também afeta o Poder Executivo. As duas propostas são de 2015 e estavam na gaveta da Comissão de Assuntos Econômicos desde 2016. Faz 1 dia, os senadores aprovaram requerimento de urgência para apreciá as em plenário, ontem.. Aprovaram-se os textos já em a Câmara e, depois de aprovados em a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, ficaram paradas em a CAE. O relator das duas matérias no colegiado, senador Ricardo Ferraço , deu parecer oposto a elas. Sem eleição na CAE, Eunício Oliveira pautou a urgência para o plenário. Eunício Oliveira é o presidente do Senado.

A posição de Lewandowski vale para todas as ações que tratam sobre o deferimento das parcelas remuneratórias dos servidores. Associações de classe Mais de uma dúzia de questionamentos levaram a o Supremo ela e partidos políticos. Faz 1 ano, o STF barrou medida provisória assinada por Temer que calculava a mesma suspensão imposta atualmente, em 2017.O Judiciário aguarda uma explicação quanto à legalidade da MP editada este ano pelo presidente Michel Temer, que tem conteúdo semelhante à medida arquivada pelo Congresso no 1º semestre.”São menos gastos, secretários, comissionados e despesas de custeio…o conseqüência é bastante pequeno, mas assistência, clara”, declarou a fonte.Em declaração na semana passada, o presidente eleito declarou que o Mercosul tem seu protagonismo, mas está supervalorizado e que seu governo não deseja implodir o bloco, mas dar a devida estatura.

Na segunda-feira 29 de outubro a compra da principal divisão da Embraer EMBR3.SA> pelava norte-americana Boeing BA.N> parecia ser positiva ao Brasil, e apesar de a equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro desejar conhecer os detalhes da operação, havia declarado o futuro ministro da Defesa, o general da reserva do Exército Augusto Heleno, o acordo das duas companhias podia ser assinado ainda no governo do presidente Michel Temer.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Bolsonaro vê com ‘preocupação’ ampliação para ministros do STF
>>>>>STF faz novo pedido para que Congresso se manifeste sobre MP que adia reajustes – November 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Equipe de transição de Bolsonaro foca questão fiscal, quer zerar déficit em 2019 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Governo Bolsonaro quer focar no controle dos gastos para atrair investimento, diz fonte – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 5 Jair_Bolsonaro: 2, Bolsonaro: 2, (tacit) ele/ela (referent: Bolsonaro): 1
2 Michel Temer 0 0 PERSON 5 Temer: 2, o presidente Michel_Temer: 3
3 Senado 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: O Senado): 3, O Senado: 1
4 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
5 aumento 0 25 NONE 3 aumento: 1, O aumento: 1, o aumento: 1
6 Judiciário 0 0 ORGANIZATION 3 O Judiciário: 1, o Judiciário: 2
7 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
8 presidente 0 0 NONE 3 O presidente eleito: 2, o presidente eleito: 1
9 medida 0 20 NONE 2 a medida arquivada: 1, medida provisória: 1
10 CAE 0 0 ORGANIZATION 2 a CAE: 2