Bombardeiros dos EUA sobrevoam Coreia do Sul em demonstração de força após teste nuclear do Norte

Por James Pearson e Ju-min Park

SEUL – Dois bombardeiros B-1 dos Estados juntados sobrevoaram a Coreia do Sul nesta terça-feira em uma demonstração de força e de solidariedade com os aliados sul-coreanos, depois de um teste nuclear realizado pela Coreia do Norte na semana passada e ao mesmo tempo que um enviado dos EUA pediu por uma resposta rápida e firme da ONU para o regime de Pyongyang. O enviado dos EUA para a Coreia do Norte, Sung Kim, que adicionou que os EUA irão trabalhar com a China, principal aliada diplomática da Coreia do Norte, para fechar as brechas existentes nas determinações já em forcita, que foram reforçadas com o suporte de Pequim em março, alegou ainda nesta terça na capital sul-coreana, Seul, que os Estados Unidos permanecem abertos ao diálogo com os norte-coreanos sobre o fim do programa de armas nucleares de Pyongyang. Kim a repórteres após reunião com seu homólogo da Coreia do Sul. declarou: “Nossa intenção é assegurar a determinação mais forte possível que inclua novas sanções o mais breve possível”.

A Park Geun-hye no Laos após domo de líderes asiáticos, declarou que Kim está mostrando um “atrevimento maníaco” ao ignorar completamente o pedido do mundo para abandonar a busca por armamentos nucleares. Park Geun-hye é presidente da Coreia do Sul.Kerry declarou ter conversado nesta sexta-feira com os chanceleres do Japão e da Coreia do Sul.

Na segunda-feira 05 de setembro HANGZHOU, China – A Coreia do Norte disparou três mísseis balísticos de sua costa leste nesta segunda-feira, em um lembrete desafiador dos riscos à segurança gmundialenquanto líderes mglobais incluindo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reuniam em uumcdomodo G20 na China pelo segundo dia.

Kim declarou: “A China tem sido muito clara de que entende a necessidade de uma nova determinação do Conselho de Segurança da ONU em resposta ao mais recente teste nuclear norte-coreano”.

Moon Sang-gyun durante entrevista coletiva declarou local das cinco explosões nucleares do Norte,: “Avaliações da inteligência sul-coreana e dos Estados Unidos mencionam que o Norte está sempre pronto para um teste nuclear complementar na área de Punggye-ri”. Moon Sang-gyun é o porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano.

No entanto, China e Rússia, que se opõem fortemente à recente dresoluçãodos EUA e da Coreia do Sul de instalar um aprogredidosistema antimísseis no Sul para conter a ameaça do Norte, têm dprovadorelutância em aprovar novas sanções.

Pyongyang disparou na sexta-feira sua explosão nuclear mais potente até o momento, declarando que tem o talento de montar uma ogiva em um míssil balístico, ampliando uma ameaça que a Organização das Nações Unidas e seus adversários não conseguem conter.

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Korea, Russian Federation, China

Cities: Seoul, Pyongyang

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Bombardeiros dos EUA sobrevoam Coreia do Sul em demonstração de força após teste nuclear do Norte
>>>>>Coreia do Norte está pronta para novo teste nuclear a qualquer momento, diz Sul – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Coreia do Norte realiza quinto e maior teste nuclear – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Kerry e Lavrov expressam preocupação após novo teste nuclear da Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 A China 0 0 PLACE 5 a China: 2, China: 2, A China: 1
2 Kim Sung 0 60 PERSON 4 Sung_Kim: 1, Kim: 3
3 a Coreia_do_Sul 0 0 PLACE 3 a Coreia_do_Sul: 3
4 ameaça 0 60 NONE 2 uma ameaça: 2
5 o enviado de os eua para a coreia_do_norte sung_kim principal aliada diplomática de a coreia_do_norte para fechar as brechas existentes em as resoluções já em vigor 400 0 NONE 2 O enviado de os EUA para a Coreia_do_Norte Sung_Kim principal aliada diplomática de a Coreia_do_Norte para fechar as brechas existentes em as resoluções já em vigor: 2
6 Seul 160 0 PLACE 2 Seul: 2
7 HANGZHOU 0 0 ORGANIZATION 2 HANGZHOU: 1, (tacit) ele/ela (referent: HANGZHOU): 1
8 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 2 os Estados_Unidos: 2
9 teste 0 0 NONE 2 um teste nuclear adicional: 1, mais recente teste nuclear norte-coreano: 1
10 um atrevimento maníaco 0 95 NONE 1 um atrevimento maníaco: 1