Boris Johnson arremessa campanha pela liderança britânica com promessa de Brexit em 31/10

Por: SentiLecto

O ex-prefeito de Londres Boris Johnson deu a largada em sua campanha para suceder a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, nesta quarta-feira, prometendo tirar o país da União Europeia até 31 de outubro, e advertiu seu dividido Partido Conservador que “atraso significa derrota”.

Johnson, o favorito para assumir a posição mais importante da nação quase três anos depois de comandar a campanha oficial de saída da UE, louvou a força da economia britânica, prometeu concretizar o Brexit até 31 de outubro e lutar o desespero que assola o Reino Unido.

Ele diante da Academia Real de Engenharia, no centro londrino declarou: “Depois de três anos e dois prazos vencidos, precisamos sair da UE em 31 de outubro”.

Johnson, ex-secretário das Relações Exteriores e ex-prefeito de Londres de 54 anos declarou: “Não busco um resultado sem acordo”.

“Não acho que vamo acabar com nada da espécie, mas é questão de responsabilidade se preparar vigorosa e seriamente para a falta de acordo. De fato, é admirável que alguém possa propor dispensar essa ferramenta vital da negociação”.

Por outro lado, “Vamo ter uma atitude diferente na equipe de negociação e uma equipe de negociação diferente”, declarou Johnson, adicionando que ele vai dar ordens pessoais a negociadores de sua equipe ministerial, em vez de atribuir a tarefa a servidores públicos politicamente imparciais.

Na quarta-feira 29 de maio a União Europeia não renegociaria o acordo do Brexit definido com a primeira-ministra britânica, Enquanto aumentavam os temores de que o sucessor de May possa começar um confronto com o bloco, theresa May, havia declarado Jean-Claude Juncker nesta terça-feira. Jean-Claude Juncker é o presidente da Comissão Europeia.

Johnson, cujo estilo excêntrico o auxiliou a diminuir uma série de escândalos, conquistou muitos de seu partido argumentando que só ele pode salvar os conservadores realizando o Brexit.

Uma fonte próxima ao presidente de Francia, Emmanuel Macron, declarou que o não pagamento da conta de 39 bilhões de libras em preços pelo Brexit seria equivalente a uma inadimplência em dívida soberana.

Para muitos, ele só pode perder para si mesmo na disputa pelo posto de premiê – ele tem os apoiadores conservadores mais explícitos no Parlamento e é muito popular entre seus correligionários, as pessoas que decidirão o sucessor de May.

Johnson declarou que é, quando lhe indagaram se ele é de confiança. Questionado ele declarou ter conduzido acima do limite de velocidade, se já violou a lei. Ao lhe perguntarem se já mexeu com drogas ilegais, ele saiu pela tangente.

Como no plebiscito de 2016 sobre a filiação à UE, a mensagem de Johnson é clara: qualquer outro atraso no Brexit e o Partido Conservador corre o risco de abrir as portas para um governo liderado pelo líder oinimigotrabalhista e socialista veterano Jeremy Corbyn.

O Reino Unido pode estar rumando para uma crise constitucional por causa do Brexit, já que muitos dos candidates que desejam trocar May estão dispostos a romper com o bloco em 31 de outubro sem um acordo, mas o Parlamento sinalizou que tentará evitar essa situação.

Indagado novamente sobre Johnson em um acontecimento em Bruxelas, Juncker –que deixa a posição em 31 de outubro, o novo prazo do Brexit– reiterou que o acordo não pode ser modificado e se rejeitou a especular sobre quem pode suceder May.Quase todos candidatos têm prometido que conseguem solucionar o impasse em torno do Brexit –que derrotou May após três anos de negociações com a UE– em meros três meses, entre a escolha do novo líder, no final de julho, e o prazo atual de saída de 31 de outubro.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United Kingdom

Cities: London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Boris Johnson arremessa campanha pela liderança britânica com promessa de Brexit em 31/10
>>>>>No Reino Unido, Johnson resiste a pagar custos do Brexit em meio a disputa por liderança – June 09, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Novo premiê britânico não mudará o acordo do Brexit, diz Juncker – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Nove candidatos tentam impedir que favorito Boris Johnson se torne novo premiê britânico – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Johnson 120 0 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Johnson): 2, Johnson: 5
2 Partido 0 0 PERSON 6 o Partido_Conservador: 1, ele (referent: seu dividido Partido_Conservador): 1, (tacit) ele/ela (referent: seu dividido Partido_Conservador): 3, seu dividido Partido_Conservador: 1
3 eu 70 15 NONE 5 (tacit) eu: 5
4 Brexit 0 80 PERSON 3 Brexit: 3
5 acordo 90 0 NONE 3 acordo: 1, um acordo: 1, o acordo: 1
6 nós 60 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
7 May 40 0 PERSON 3 May: 3
8 Brexit 0 0 ORGANIZATION 3 o Brexit: 3
9 Theresa May 0 0 PERSON 3 Theresa_May: 1, (tacit) ele/ela (referent: Theresa_May): 2
10 UE 0 0 ORGANIZATION 3 a UE: 3