Cade aprova sem limitações compra pela Suzano de fabricante de papel tissue Facepa

Por: SentiLecto

– O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou sem limitações a compra da Facepa Fábrica de Papel da Amazônia pela Suzano Papel e Celulose, de acordo com despacho publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. Faz 1 mês, se anunciou o acordo de o ano passado por 310 milhões de reais, com a Suzano agilizando sua estratégia de ingressar em o mercado de papéis sanitários. No entendimento do Cade, “a operação não tem potencial de gerar conseqüência anticoncorrenciais, visto que as possíveis integrações verticais decorrentes da operação não impactam, de maneira significante, o ambiente concorrencial”. A Facepa, instituída em 1958, produz e comercializa toalhas de papel, guardanapos, fraldas, papel higiênico e lenços de papel sob diversas marcas, entre outros produtos, e tem fábricas em Belém e Fortaleza , com habilidade instalada de aproximadamente 50 mil toneladas ao ano, sendo 40 mil ocupadas. Faz 4 meses, a Suzano começou a produção de papéis sanitários, ou tissue em a fábrica de Mucuri , e tem outra fábrica em operação em Imperatriz , em um investimento conjunto nas duas unidades de 540 milhões de reais.

– A Superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou sem limitações a planejada aquisição da Nidera Seeds pela gigante suíça Syngenta, de acordo com despacho no Diário Oficial da União desta segunda-feira. A Nidera Seeds é a unidade de sementes da trading de grãos de China Cofco International e opera na América Latina. Faz 2 meses, se anunciou o negócio entre as empresas de o ano passado. Faz 1 ano, os planos de a estatal Cofco de vender seu negócio de sementes haviam sido, e fazem parte do último passo no processo de integração da trading de Holguín Nidera pela empresa. Os valores da operação não foram abertos, mas um porta-voz da Syngenta declarou à época do anúncio que esperava que as aprovações regulatórias fossem cdeduzidasaté o fim de 2017 ou no icomeçode 2018. – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica disse complicada a parceria entre as companhias Hapag-Lloyd Aktiengesellschaft , Nippon Yusen Kaisha Line e MSC Mediterranean Shipping Company no transporte marítimo de contêineres entre a costa leste da América do Sul e os Estados Unidos, de acordo com despacho publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira. O Cade está avaliando o pedido de manutenção por tempo indefinido de um contrato de Vessel Sharing Agreement , em forcita desde julho de 2015, que trata da operação conjunta de uma linha para transporte marítimo internacional regular de contêineres entre a costa leste da América do Sul e o Golfo dos EUA em ambos os sentidos, e o compartilhamento de espaço para alocação de contêineres. Como a MSC participa em um outro VSA, na mesma rota, com a Hamburg-Sud, o Cade decidiu aprofundar os inquéritos a cerca das condições competitivas. – A Superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou sem limitações a formação de um consórcio entre Enel Soluções, do grupo de Italia Enel, CEL Engenharia e Engelmic Elétrica para execução de obras em Goiás, segundo despacho no Diário Oficial da União desta quinta-feira. Conforme o Cade, o consórcio tem como objetivo a realização de serviços de montagem eletromecânica e de engenharia civil correlatos em subestações elétricas da concessionária de distribuição de energia elétrica Celg Distribuição. Entre as atividades a serem prestadas estão a montagem eletromecânica referente a subestações de distribuição situadas em Goiás, obras de engenharia civil e serviço de medição de aterramentos em Linhas de Distribuição de Alta Tensão. Em seu parecer, o Cade declarou que a operação proposta “não modifica de modo pertinente a estrutura do mercado nacional de prestação de serviços de montagem eletromecânica”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Imperatriz, Fortaleza, Belem

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Cade aprova sem limitações compra pela Suzano de fabricante de papel tissue Facepa
>>>>>Cade aprova sem restrições aquisição da Nidera Seeds pela Syngenta – January 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Cade declara complexa parceria em contêineres marítimos entre América do Sul e Golfo dos EUA – January 17, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Cade aprova formação de consórcio envolvendo Enel para obras em Goiás – January 18, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Cade 0 0 ORGANIZATION 5 o Cade: 4, O Cade: 1
2 despacho 0 0 NONE 4 despacho publicado: 2, despacho: 2
3 o Diário_Oficial_da_União de esta 0 0 PLACE 4 o Diário_Oficial_da_União: 2, o Diário_Oficial_da_União de esta: 2
4 restrições 0 180 NONE 3 restrições: 3
5 operação 0 35 NONE 3 operação: 1, a operação: 1, a operação proposta: 1
6 Conselho de Econômica 30 50 PERSON 2 O Conselho_Administrativo_de_Defesa_Econômica: 2
7 Superintendência-geral do Conselho de Econômica 60 0 PERSON 2 A Superintendência-geral_do_Conselho_Administrativo_de_Defesa_Econômica: 2
8 Nidera Seeds 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: A Nidera_Seeds): 1, A Nidera_Seeds: 1
9 Suzano 0 0 ORGANIZATION 2 a Suzano: 1, A Suzano: 1
10 anúncio 0 0 NONE 2 o anúncio: 2