Cade aprova sem limitações joint-venture de Latam e American Airlines em rotas entre Américas

Por: SentiLecto

– A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou sem limitações a joint-venture entre a Latam LAN.SN> e a American Airlines AAL.O> para transporte aéreo de passageiros e cargas em rotas entre a América do Norte e a América do Sul, segundo publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira. A avaliação da autarquia é de que a operação não tem “potencial anticompetitivo”, conforme parecer divulgado em seu site. No caso específico do segmento de transporte aéreo de cargas, o documento do Cade realça, entre os fatores que afastam preocupações concorrenciais, a “habilidade ociosa dos principais concorrentes”. Quanto ao transporte de passageiros, o parecer do Cade alega que as condições de entrada no mercado são suficientes para contestar “eventual exercício de poder” pelas requerentes.

– A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica recomendou o arquivamento do processo relativo à compra pela Delta Airlines DAL.N> de uma participação de cerca de 10 por cento na Air France-KLM AIRF.PA> por não reconhecer problemas concorrenciais na transação. Em despacho no Diário Oficial da União desta segunda-feira, o superintendente-geral da autarquia decidiu pelo “não conhecimento do referido ato de concentração”. Faz 2 meses, as companhias anunciaram em o fim planos de combinar duas joint-ventures transatlânticas em acordo avaliado em 1 bilhão de dólares em ativos. [nL1N1KI22U] Parecer divulgado no site do Cade realça que Delta e Air France-KLM “não operam voos diretos em rotas idênticas com origem ou destino no Brasil” e que não há obrigatoriedade de notificação em aquisições de participação societária inferior a 20 por cento.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Cade aprova sem limitações joint-venture de Latam e American Airlines em rotas entre Américas
>>>>>Cade decide arquivar processo sobre compra de fatia de 10% na Air France-KLM pela Delta – September 11, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Superintendência-Geral do Conselho de Econômica 30 0 PERSON 2 A Superintendência-Geral_do_Conselho_Administrativo_de_Defesa_Econômica: 2
2 cargas 0 0 NONE 2 cargas: 2
3 fatores 0 0 NONE 2 os fatores: 2
4 rotas 0 0 NONE 2 rotas: 1, rotas idênticas: 1
5 PA 60 80 ORGANIZATION 1 PA por não reconhecer problemas concorrenciais em a transação: 1
6 transporte aéreo 0 80 NONE 1 transporte aéreo: 1
7 transporte aéreo de passageiros 0 80 NONE 1 transporte aéreo de passageiros: 1
8 as condições de entrada 70 60 NONE 1 as condições de entrada: 1
9 capacidade ociosa de os principais concorrentes 50 60 NONE 1 capacidade ociosa de os principais concorrentes: 1
10 contestar eventual exercício de poder 50 60 NONE 1 contestar eventual exercício de poder: 1