Carência de alimentos e água amplia indignação em cidade moçambicana por ciclone

Por: SentiLecto

BEIRA, Moçambique – A situação na cidade portuária moçambicana de Beira está “em ebulição”, uma vez que os habitantes estão padecendo com a carência de alimentos, água e outros itens imprescindíveis uma semana após a passagem de um ciclone devastador, declarou o chefe de uma operação de resgate da África do Sul nesta sexta-feira.

Em entrevista à Rádio Moçambique, o presidente Filipe Nyusi ddeclarouque sobrevoou a região afetada, onde dois rios transbordaram. As aldeias sumiram, alegou, e corpos boiavam na água.

O ciclone Idai se abateu sobre Beira com ventos fortes e chuvas torrenciais na semana passada Beira é cidade de 500 mil moradoras., e depois seguiu terra adentro rumo ao Zimbábue, que registrou 259 mortes, e ao Malaui. No Malaui, cerca de 56 pessoas faleceram, e

Cerca de 15 mil pessoas ainda estão sumidas em Moçambique, declarou o ministro da Terra e do Meio Ambiente, Celso Correia, na quinta-feira.

O ministro em uma coletiva de jornalismo, adicionando que as autoridades estão utilizando todos os meios possíveis para resgatar vidas e trabalhando 24 horas por dia. declarou: “Nossa maior luta é contra o relógio”.”Não temos dados claros sobre o número de mortes, mas estamos olhando para áreas enormes que estão embaixo d’água. Estamos vendo metro após metro de aldeias sob vários metros de água”, declarou Bourke.

Ao instruir sua equipe na noite de quinta-feira, Connor Hartnady declarou que os habitantes de Beira estão ficando fartos com a carência. Connor Hartnady é líder de uma força-tarefa de operações de resgate da Resgate África do Sul.

Le sua equipe, sem dar maiores detalhes.

H isse: “Houve três incidentes de segurança hoje, todos relacionados à comida”,.artnady também declarou que águas de as inundações descobriram preso um grupo de 60 pessoas em uma área a o norte de Beira durante um voo de agradecimento. Equipes de resgate e o governo estão decidindo a melhor forma de auxiliar-las, explicou, retirando-as pelo ar ou levando suprimentos.

As chuvas torrenciais da borrasca provocaram o transbordamento dos rios Buzi e Pungwe, cujas fozes estão na área de Beira.

A borrasca bloqueou estradas que levam a Beira, e a maior parte da cidade está sem energia. A Cruz Vermelha estimou que se a lesou 90 por cento de ou arruinada pela borrasca.

O Ministério da Informação de Zimbabue declarou que ao menos 30 alunas, dois diretores e um professor de três escolas estão sumidos na região leste do país.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Mozambique

Cities: Mocambique

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Carência de alimentos e água amplia indignação em cidade moçambicana por ciclone
>>>>>Número de mortos por ciclone e enchentes em Moçambique pode superar 1 mil, diz presidente – March 18, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Agentes de resgate ampliam buscas por sobreviventes de ciclone em Moçambique – March 21, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Mortes por ciclone em Moçambique devem crescer significativamente, diz Cruz Vermelha – March 19, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 0 0 NONE 5 (tacit) nós: 5
2 tempestade 0 70 NONE 3 a tempestade: 3
3 Equipes de resgate 0 0 OTHER 3 (tacit) ele/ela (referent: Equipes de resgate): 2, Equipes de resgate: 1
4 pessoas 0 0 NONE 3 242 pessoas: 1, 56 pessoas: 1, 15_mil pessoas: 1
5 Cruz Vermelha 0 50 ORGANIZATION 2 A Cruz_Vermelha: 1, (tacit) ela (referent: A Cruz_Vermelha): 1
6 Beira 0 0 PERSON 2 a Beira: 1, Beira (apposition: cidade de 500_mil habitantes): 1
7 Connor Hartnady 0 0 PERSON 2 ele (referent: Connor_Hartnady): 1, Connor_Hartnady (apposition: líder de uma força-tarefa de operações de resgate de a Resgate_África_do_Sul): 1
8 Filipe Nyusi 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: o presidente Filipe_Nyusi): 1, o presidente Filipe_Nyusi: 1
9 Malaui 0 0 ORGANIZATION 2 o Malaui: 2
10 Moçambique 0 0 PLACE 2 Moçambique: 2