Carne Fraca, língua solta: frases marcantes da Operação da Polícia Federal

DeputadoMichelTemer.JPG

Foto: Wikipedia – Deputado Michel Temer

A Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira, gerou uma série de reações – internas e externas – em resposta ao esquema de corrupção revelado que envolve pagamento de propina de companhias frigoríficas a fiscais públicos em troca da concessão de certificados de aprovação sanitária sem a fiscalização apropriada. Veja abaixo frases que tem marcado a repercussão da Operação, considerada a maior da história da Polícia Federal.

“Isso de mesclar papelão na carne é uma insanidade, uma tolice. As companhias investiram milhões de dólares, tardam mais de 10 anos para consolidar mercado. E vão mesclar papelão na carne? Pela afeição de Deus. A narrativa nos leva a instituir fantasia. A partir de uma fala, as redes sociais, a mídia, cada um fala uma coisa”

— Vale evidenciar que das 11 mil companhias inspecionar, somente 33 estão sendo investigadas.Mais cedo, em reunião no Palácio do Planalto, o presidente declarou aos embaixadores que as suspeitas de anormalidades na inspeção e liberação de produtos impróprios para consumo se restringem a uma parcela pequena dos frigoríficos do país. Ele fez questão de evidenciar que, dos mais de quatro mil empreendimentos brasileiros, somente 21 estão sob inquérito. Se os interditou de , três .

Na quarta-feira 22 de fevereiro o presidente Michel Temer havia ordenado a suspensão provisória das autorizações dadas para a importação de café robusta pelo Brasil, havia informado a Secretaria de Governo da Presidência.

Blairo Maggi, ministro da Agricultura

Em entrevista ao GLOBO, Maggi admitiu que alguma perda coerente do esquema de corrupção delatado vai ser inevitável. Segundo os inquéritos da PF, proprietários de frigoríficos pagavam propina a fiscais do Ministério da Agricultura para liberar produtos sem a devida fiscalização.

“A espetacularização da cobertura é bastante mais grave que o fato. Se ocorre um problema nesse setor, as dimensões econômico-financeiras e no emprego são infinitamente superiores a do setor de petróleo e gás . O estrago foi feito e nós estamos correndo para segurar”

Moreira Franco, ministro geresana

RESOLUÇÃO NA CHURRASCARIA

“Gostaria de convidar, quem puder, a ir uma churrascaria. Vamos todos a uma churrascaria comer carne brasileira”.

Michel Miguel Elias Temer Lulia é um político, advogado, professor universitário e escritor brasileiro, atual presidente brasileiro após a destituição da titular, Dilma Rousseff.

Presidente Michel Temer, que convidou embaixadores dos principais países importadores de carne de Brasil para prestar esclarecimentos no domingo.

A reunião tem que contar com a presença dos presidentes da ABIEC , Antonio Camardelli, da ABPA além do presidente da CNA , João Martins. Antonio Camardelli, da ABPA é francisco Turra.

“Os embaixadores declararam que divulgarão aos seus países a tranquilidade em relação ao consumo da carne. Não é para provocar uma consternação que está provavelmente se imaginando que se possa provocar em relação a isso. Todos eles aceitaram o meu convite e se deliciaram”.

Presidente Michel Temer, após a reunião com embaixadores em churrascaria.

NADA DE PERU

“Com análise de DNA, a gente conseguiu constatar que não tinha sido utilizado nada de peru Não tinha o teor mínimo de proteína que teria que ter. Ele tinha teor de açúcar, carboidratos acima do permitido pelo Ministério da Agricultura também. Ele tinha um teor de sal até 80 vezes, de sódio até 80 vezes maior que a norma da Anvisa ”.

Daniel Gouvêa Teixeira, auditor do Ministério da Agricultura que delatou à Polícia Federal o esquema de fraudes que desencadeou a operação Carne Fraca, em entrevista ao “Fantástico” , sobre o frigorífico Souza Ramos, no Paraná, que fornecia salsicha de peru para merenda de aestudantesde escolas públicas do estado em 2014.

Norma INFERIOR

“Esses países no momento não têm os mesmos normas que nós”.

Pekka Pesonen, secretária-geral de Comitê de Organizações Agrícolas Profissionais e o Comitê Geral para Cooperação Agrícola na União Europeia , entidades de representação de fazendeiros pecuaristas da União Europeia, ao cobrar maior vigilância do gado proveniente do Mercosul.

“Esse tema, se Deus desejar, vai concluir bastante bem”,

Presidente Michel Temer mostra otimismo com relação ao desfecho da Operação Carne Fraca em pronunciamento na Câmara de Comércio Americana na manhã desta segunda-feira.

“Hoje é realmente complicado, depois da inquérito [que iniciou no começo de 2015] eu entro no mercado e fico passeando antes de adquiri um produto, realmente é de se assustar”.

Delegado da Polícia Federal, Maurício Moscardi Grillo, ao anunciar detalhes da Operação em coletiva de jornalismo na sede da PF em Curitiba na sexta-feira.

SEM DADOS? AINDA BEM

Delegado da Polícia Federal, Maurício Moscardi Grillo, sobre a quantidade de alimentos inapropriados que chegou ao consumidor de Brasil.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil, Argentina

Cities: Parana, Curitiba

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Carne Fraca, língua solta: frases marcantes da Operação da Polícia Federal
>>>>>Operação Carne Fraca: Temer, Maggi e associações se reúnem no Planalto – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Para amenizar impacto da Carne Fraca, Temer convida diplomatas a churrascaria – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Para minimizar crise com operação da PF, Temer come picanha com embaixadores – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Michel Temer 160 0 PERSON 8 (tacit) ele/ela (referent: Presidente_Michel_Temer): 3, Presidente_Michel_Temer após a reunião com embaixadores em churrascaria: 1, Presidente_Michel_Temer: 3, o presidente Michel_Temer: 1
2 eu 55 0 NONE 8 (tacit) eu: 7, eu: 1
3 nós 0 0 NONE 6 (tacit) nós: 3, nós: 2, nos: 1
4 RESOLUÇÃO_NA_CHURRASCARIA 8 0 OTHER 3 RESOLUÇÃO_NA_CHURRASCARIA: 1, (tacit) ele/ela (referent: RESOLUÇÃO_NA_CHURRASCARIA): 2
5 da Delegado Federal 0 0 PERSON 3 Delegado_da_Polícia_Federal Maurício_Moscardi_Grillo a o anunciar detalhes de a Operação de imprensa em coletiva em a sede de a PF em Curitiba em a sexta-feira: 1, Delegado_da_Polícia_Federal Maurício_Moscardi_Grillo sobre a quantidade de alimentos inapropriados: 2
6 embaixadores 0 0 NONE 3 Os embaixadores: 1, os embaixadores: 2
7 o teor mínimo de proteína 0 100 NONE 2 o teor mínimo de proteína: 2
8 Maggi 0 61 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Maggi): 1, Maggi: 1
9 Daniel Gouvêa Teixeira 0 0 PERSON 2 Daniel_Gouvêa_Teixeira auditor de o Ministério_da_Agricultura em entrevista a o Fantástico sobre o frigorífico Souza_Ramos em o Paraná: 2
10 Deus 0 0 PERSON 2 Deus: 2