China adverte que ação dos EUA contra Huawei pode prejudicar negociações comerciais

Por: SentiLecto

– A resolução do governo Trump de sancionar e talvez inviabilizar a gigante de telecomunicações Huawei recebeu uma forte repreensão de Pequim nesta quinta-feira, que advertiu que a medida poderia prejudicar negociações comerciais. As ações dos provedores norte-americanos da Huawei também caíram em meio a temores de que o enorme cliente de microchip, programa e outros componentes seja forçado a parar as compras após o Departamento de Comércio dos EUA proibir a compra de tecnologia dos EUA sem aprovação especial. A Huawei alegou que a perda de acesso a provedores dos EUA provocará prejuízos econômicos expressivos às ecompanhiasade Americae avai afetardezenas de milhares de empregos ade America A ofensiva, anunciada na véspera, foi o mais recente disparo em um combate comercial entre a China e os EUA que está abalando os mercados financeiros e ameaçando atrapalhar a já retardada economia mundial. Autoridades de China declararam que a agressividade dos EUA pode prejudicar as negociações comerciais, que parecem ter chegado a um impasse na semana passada, retaliou do mesmo jeito, quando os norte-americanos ampliaram tarifas sobre produtos de China e Pequim. Gao Feng sublinhou que os Estados Unidos têm que evitar mais prejuízos nas relações comerciais. Gao Feng é o porta-voz do Ministério do Comércio da China. Gao a repórteres. declarou: “A China vai tomar todas as medidas necessárias para defender os direitos lícitos das companhias chinesas”. Faz 5 meses, o Ministério também anunciou a prisão formal de dois cidadãos de Canadade Canada que foram detidos pouco ter prendido a Meng Wanzhou em dezembro. Meng Wanzhou é vice-presidente financeira da Huawei. vice-presidente financeira da Huawei, Meng Wanzhou, em dezembro. Meng pode ser deportada para os EUA sob denúncia de conspirar para fraudar os bancos mundiais. Ela e a companhia negam as denúncias. Que a China não fez nenhuma ligação específica entre as detenções dos dois homens e a prisão de Meng, experts e ex-diplomatas declaram não terem dúvidas de que estão utilizando tais casos para pressionar o Canadá, enquanto o Canadá declara.

Separadamente, Donald Trump assinou na quarta-feira um decreto impedindo companhias do país de utilizarem equipamentos de telecomunicações feitos por empresas consideradas como risco na segurança nDonald Trump assinou na quarta-feira um decreto impedindo companhias do país de utilizarem equipamentos de telecomunicações feitos por empresas consideradas como risco na segurança nacional. Donald Trump é o presidente dos EUA. Donald Trump é o presidente dos EUA. China criticou nesta quinta-feira a resolução do governo das Estados Unidos de colocar a gigante de equipamentos de telecomunicações Huawei [HWT.UL] em uma lista negra e declarou que vai adotar medidas para proteger suas companhias, em mais um teste para as relações entre as duas potências.A China planeja impor tarifas sobre 60 bilhões de dólares em produtos dos Estados Unidos, depois que os EUA intensificaram o combate comercial com uma elevação das tarifas em forcita sobre 200 bilhões de dólares em produtos de China, declarou o Ministério das Finanças nesta segunda-feira.Donald Trump assinou nesta quarta-feira decreto que proíbe companhias de America de utilizar equipamentos de telecomunicações fabricados por empresas que encarnem risco na segurança nacional. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos .A resolução abre percurso para a interdição de negócios com a de China Huawei.

Na quinta-feira 09 de maio a China estava totalmente preparada para defender seus interesses no combate comercial com os Estados Unidos, mas esperava que os EUA possam resolver os problemas através do diálogo em vez de medidas unilaterais, havia declarado o Ministério do Comércio de China.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, China, Canada

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>China adverte que ação dos EUA contra Huawei pode prejudicar negociações comerciais
>>>>>China se opõe a medida dos EUA de colocar gigante Huawei em lista negra – (Extraoglobo-pt)
>>>>>China vai impor tarifas sobre US$60 bi em produtos dos EUA – May 13, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump diz que não tem pressa para assinar acordo com China à medida que guerra comercial se agrava – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Índices europeus encerram em alta com esperança de melhora em relações entre EUA e China – May 08, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Índices da China recuperam perdas após enviado comercial confirmar visita aos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Bolsas dos EUA caem diante de temores comerciais entre EUA e China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Exportações da China têm queda inesperada em abril mas importações se recuperam – May 08, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump anuncia aumento de tarifa dos EUA sobre produtos da China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Canadá cobra ajuda dos EUA em crise com China provocada por prisão de executiva da Huawei – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices chineses têm maior queda em mais de 3 anos com ameaças tarifárias – May 06, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Em reviravolta, Trump anuncia aumento de tarifas dos EUA sobre produtos chineses – May 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices caem após Fed esfriar apostas de um corte de juros no fim do ano – May 01, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Índices da China fecham em alta com expectativa de acordo comercial apesar de alta de tarifas – May 10, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Inflação ao produtor na China atinge máxima de 4 meses em abril, preços de alimentos sobem – May 09, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Mercado da China tem perdas com temores sobre tarifas em meio a dados comerciais mistos – May 08, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump acirra tensão com China e assina decreto que abre brecha para banir a gigante Huawei dos EUA – May 16, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump proíbe negócios com empresas que supostamente querem espionar os EUA – May 16, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump alerta China a não retaliar contra aumento de tarifas – May 13, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que recebeu uma ‘bela carta’ do presidente da China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz ‘não ter pressa’ para finalizar acordo comercial com a China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que ficará feliz em manter tarifas sobre importações chinesas em vigor – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China responde aos EUA com aumento de tarifas sobre produtos americanos – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump se reunirá com Putin e Xi durante cúpula do G20 no Japão – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>China diz que ‘nunca vai se render’ em meio a intensificação de guerra comercial com os EUA – May 13, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA intensificam guerra comercial em meio a negociações, China diz que vai retaliar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EXCLUSIVO-China volta atrás em quase todos os aspectos do acordo comercial com os EUA, dizem fontes – May 08, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA dizem que China renegou compromissos comerciais, negociações continuam – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Índices da China fecham em mínima de 11 semanas com aumento das tensões comerciais – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 A China 0 35 PLACE 9 (tacit) ele/ela (referent: a China): 1, (tacit) ele/ela (referent: A China): 2, a China: 3, A China: 3
2 companhias 0 50 NONE 5 empresas americanas: 1, companhias: 2, as empresas americanas: 1, companhias consideradas: 1
3 os EUA 1 0 PLACE 5 os EUA: 5
4 Huawei 0 25 ORGANIZATION 4 A Huawei: 1, a chinesa Huawei: 1, a Huawei: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Huawei): 1
5 negociações 0 12 NONE 3 as negociações comerciais: 2, negociações comerciais: 1
6 medidas 60 0 NONE 3 medidas necessárias: 1, medidas: 1, medidas unilaterais: 1
7 Donald Trump 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Donald_Trump): 1, Donald_Trump (apposition: o presidente de os EUA): 1, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 1
8 decreto 0 0 NONE 3 um decreto: 1, decreto: 2
9 ela e a empresa 0 0 NONE 3 (tacit) eles/elas (referent: Ela e a empresa): 3
10 esta 0 0 NONE 3 esta: 3