China relata novos casos de vírus e causa preocupação global antes de feriado

Por: SentiLecto

A China relatou mais quatro casos de pneumonia que seria provocada por uma nova estirpe de coronavírus, provocando preocupações cada vez maiores ao redor do mundo de que uma enfermidade que oficiais de saúde ainda não compreendem totalmente possa se disseminar durante um fase chave de férias.

O novo vírus, descoberto na cidade de China de Wuhan, pertence à mesma família de coronavírus que inclui a Síndrome Respiratória Aguda Grave , que matou quase 800 pessoas globalmente durante um surto entre 2002 e 2003 e que também ciniciouna China.

Embora os experts declarem que o novo vírus não parece ser tão fatal quanto o SARS, há poucas informações sobre sua origem e o quão fácil pode ser disseminado.

Tailândia e Japão confirmaram novos casos do vírus no início desta semana, alimentando preocupações ao redor do mundo porque 1,4 bilhão de chineses vão viajar para outros países durante os feriados do Ano Novo Lunar que inicia na próxima semana.

Autoridades globais, incluindo nos EUA, Tailândia e Coreia do Sul, reforçaram o monitoramento de turistas de Wuhan como parte de suas tentativas de evitar que a enfermidade seja espalhada.

Embora tenha, a Organização Mundial de Saúde também advertiu que um surto mais extenso é possível sido contra qualquer limitação de viagem à China.

“Com base nas informações que temos, é possível que exista uma transmissão humana restringida, potencialmente entre famílias, mas neste momento está bastante claro que não temos uma transmissão humana constante”, declarou Maria Van Kerkhove, chefe interina da unidade de enfermidades emergentes da OMS.Mas a OMS está se preparando para a chance de existir um surto mais abrangente, declarou ela em um briefing àoijornalismoem Genebra. “Ainda estamos nos primeiros dias, não temos um quadro clínico claro.”

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Thailand, China, United States

Cities: Wuhan

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>China relata novos casos de vírus e causa preocupação global antes de feriado
>>>>>OMS diz que novo coronavírus da China pode se espalhar e alerta hospitais pelo mundo – January 14, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Morre homem infectado em surto de vírus misterioso na China – January 11, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 base 90 0 NONE 5 ela (referent: base): 1, (tacit) ele/ela (referent: base): 4
2 nós 0 40 NONE 4 (tacit) nós: 4
3 a China 0 0 PLACE 4 (tacit) ele/ela (referent: A China): 1, a China: 2, A China: 1
4 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
5 doença 0 0 NONE 3 uma doença: 2, a doença: 1
6 preocupações 0 120 NONE 2 preocupações: 1, preocupações cada_vez maiores: 1
7 a Síndrome_Respiratória_Aguda_Grave 0 100 OTHER 2 a Síndrome_Respiratória_Aguda_Grave: 2
8 transmissão 80 0 NONE 2 uma transmissão humana: 1, uma transmissão humana constante: 1
9 informações 70 0 NONE 2 as informações: 1, poucas informações: 1
10 surto 40 0 NONE 2 um surto mais amplo: 1, um surto: 1