Chinesa CNPC embarca primeira carga de diesel de grande porte para o Brasil

Por: SentiLecto

A China National Petroleum Corp embarcou uma carga de 60 mil toneladas de diesel com destino ao Brasil no final de maio, no primeiro envio desse porte pela companhia às Américas, segundo notícia na mídia local nesta segunda-feira.

– A Associação Brasileira de Proteína Animal criticou nesta sexta-feira as medidas antidumping da China contra a carne de frango brasileira, classificando a medida como um “retrocesso” nas relações comerciais entre os dois países e na parceria para garantia de segurança alimentar chinesa. A ABPA em nota realçou: “Não há qualquer nexo causal entre as exportações de carne de frango brasileiras e eventuais situações mercadológicas locais”. Conforme a entidade, “apesar de uma potencial retração na performance dos embarques em toneladas, o fluxo comercial deverá ser conservado mesmo com a imposição da medida, frente à necessidade e alta dprocurado mercado cde China. Ainda que vai buscar reverter a resolução chinesa, a ABPA declarou , que, por ora, é de personalidade temporária.

Na quinta-feira 24 de maio as disputas comerciais entre os Estados Unidos e a China haviam beneficiado o Brasil até agora, mas podiam se confirmar prejudiciais no longo prazo, já que os altos custos dos grãos farão as exportações do país menos competitivas, declarou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

A Chinaoil embarcou quase 1 milhão de toneladas de diesel para a América Latina desde 2015 A Chinaoil é unidade de comercialização da CNPC., mas principalmente com navios-tanque de médio porte, com habilidade para carregar cerca de 40 mil toneladas, segundo a reportagem.

O carregamento para o Brasil foi feito com produção da Liaoyang Petrochemical Corp, uma subsidiária de refino da CNPC, no porto de Bayuquan, na província de Liaoning, no nordeste chino.

Mais cedo neste ano, a Unipec, braço de comercialização da estatal Sinopec Corp, mandou diversos petroleiros de grande porte carregados com diesel para a Europa e o Leste da África, em um sinal de excesso de habilidade de refino na China.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: China, Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Chinesa CNPC embarca primeira carga de diesel de grande porte para o Brasil
>>>>>Antidumping da China sobre carne de frango do Brasil é retrocesso, diz ABPA – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 toneladas 50 0 NONE 3 toneladas: 2, 40_mil toneladas: 1
2 ABPA 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: A ABPA): 1, a ABPA: 1, A ABPA: 1
3 diesel 0 0 NONE 3 diesel: 3
4 a China 0 0 PLACE 2 a China: 2
5 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
6 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
7 o Brasil 0 0 PLACE 2 o Brasil: 2
8 um sinal de excesso de capacidade 0 70 NONE 1 um sinal de excesso de capacidade: 1
9 as medidas 0 60 NONE 1 as medidas: 1
10 um retrocesso 0 60 NONE 1 um retrocesso: 1