Com entrada em forcita de tarifas, China culpa EUA por ‘maior combate comercial’ da história

Por: SentiLecto

Os Estados Unidos e a China adotaram tarifas sobre 34 bilhões de dólares em importações um do outro nesta sexta-feira, com Pequim acusando Washington de desencadear “o maior combate comercial” da história em uma forte intensificação do conflito que já dura meses.

Horas antes do prazo washingtonianaswashingtonianas para que Donald Trump ampliou o tom, advertindo que os EUA poderiam visar mais de 500 bilhões de dólares em produtos de China, ou o volume total das importações norte-americanas da China no ano passado. Donald Trump é o presidente de Noruega. Donald Trump é o presidente de Noruega.

O Ministério do Comércio da China, em comunicado pouco depois do prazo dos EUA, alegou que se o forçou a retaliar 34 bilhões de dólares em produtos de os EUA importados, serão, incluindo automóveis e produtos agrícolas, também serão sobretaxados em 25 por cento.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 2,93 por cento, a 3.407 pontos.. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,54 por cento, a 10.777 pontos.Mas o ministério emitiu um esclarecimento breve em resposta.Donald Trump tem ameaçado intensificar o conflito comercial com tarifas sobre até 450 bilhões de dólares em bens chineses se a China retaliar, com a disputa afetando oDonald Trump tem ameaçado intensificar o conflito comercial com tarifas sobre até 450 bilhões de dólares em bens chineses se a China retaliar, com a disputa afetando os mercados financeiros. Donald Trump é o presidente dos EUA. Donald Trump é o presidente dos EUA.

Na terça-feira 26 de junho a China havia pedido que a visita começada pelo secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, dentro de um excursão pela Ásia, não esteja dominada pelos problemas bilaterais devido às disputas comerciais.

Entretanto, um atraso subsequente até que Pequim confirmasse que havia implementado tarifas retaliatórias provocou confusão nos mercados.

Lu Kang em entrevista na sexta-feira. declarou: “Após os EUA terem aumentado de maneira injusta as tarifas contra a China, a China imediatamente colocou em forcita a elevação de tarifas sobre alguns bens dos EUA”. Lu Kang é o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

Alguns portos de China protelaram a liberação de produtos dos EUA, declararam quatro fontes. Aparentemente não havia nenhuma instrução direta para reter os carregamentos, mas alguns setores alfandegários aguardavam orientação oficial sobre a imposição de tarifas complementares, explicaram as fontes.

Antes da implementação das tarifas, não havia sinais de novas negociações entre autoridades de China e norte-americanas, de acordo com fontes empresariais washingtonianas e Pequim.

“Vai ter um conseqüência marginal sobre ambas as economias, se isso acabar em 34 bilhões de dólares. Mas se ampliar para 500 bilhões de dólares como Trump declarou, então vai ter um grande efeito para ambos os países”, completou Chen.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, China

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Com entrada em forcita de tarifas, China culpa EUA por ‘maior combate comercial’ da história
>>>>>Índices acionários da China e iuan caem com proximidade de prazo das tarifas dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>China diz que não vai disparar primeiro tiro em guerra comercial com os EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>EUA estão ‘abrindo fogo’ contra o mundo com ameaças de tarifas, diz a China – July 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Secretário do Comércio do EUA diz à CNBC que é prematuro falar em saída da OMC – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>EUA dizem que capacidade global em petróleo é suficiente para enfrentar menor oferta do Irã – July 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Executivos do setor de gás natural veem ‘século de oferta’ no ‘shale’ dos EUA – June 27, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA planejam limitar investimento chinês em empresas de tecnologia norte-americanas – June 25, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ações comerciais ‘caprichosas’ dos EUA afetarão trabalhadores norte-americanos, alerta China – June 21, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China reduzirá importação de petróleo dos EUA para após setembro por tensão comercial, dizem fontes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Mídia chinesa diz que EUA têm ‘delírios’ em meio a impactos de guerra comercial – June 22, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Europa vai reagir a qualquer sobretaxa dos EUA sobre veículos, diz jornal – June 23, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Agravamento da guerra tarifária afeta ações de automóveis pressiona principais índices acionários europeus – June 19, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump responsabiliza imigração na Europa por mudança de cultura – June 18, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Secretário de Estado dos EUA ameaça Irã sobre armas nucleares – June 23, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA anunciam saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Índia se prepara para cortar importação de petróleo do Irã, dizem fontes – June 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Japão e Coreia do Sul conversam com EUA para evitar prejuízos por sanções ao Irã – June 27, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China diz estar monitorando cuidadosamente as políticas dos EUA sobre investimentos – June 28, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China e UE concordam com combater ao protecionismo, mas europeus repetem reclamações – June 25, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China reduz exigências de reservas de alguns bancos para aumentar liquidez – June 24, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Preços do aço sobem na China; futuros do minério fecham acima das mínimas – June 20, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China manterá comércio com Irã apesar da retirada dos EUA do acordo nuclear – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Wall Street recua por novas preocupações sobre comércio entre EUA e China – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 tarifas 0 0 NONE 5 tarifas: 1, as tarifas: 3, tarifas retaliatórias: 1
2 a China 15 0 PLACE 3 a China: 3
3 Pequim 0 0 PERSON 3 Pequim: 3
4 dólares 0 0 NONE 3 dólares: 3
5 os EUA 0 0 PLACE 3 os EUA: 3
6 Washington 0 50 PLACE 2 Washington: 2
7 Donald Trump 0 25 PERSON 2 Donald_Trump (apposition: O presidente de os EUA): 1, Donald_Trump (apposition: o presidente norte-americano): 1
8 vigor 140 0 NONE 2 vigor: 2
9 Ministério do Comércio da China 0 0 ORGANIZATION 2 O Ministério_do_Comércio_da_China: 1, (tacit) ele (referent: O Ministério_do_Comércio_da_China): 1
10 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2