Combate comercial provoca maior saída de capital de mercados emergentes em 7 meses, declara IIF

Por: SentiLecto

Uma vez que os nervosismos entre a China e os Estados Unidos ampliaram, os mercados emergentes registraram nas últimas semanas a maior saída de capital desde outubro do ano passado , informou o Instituto de Finanças Internacionais em um relatório divulgado na quarta-feira.

Donald Trump assombrou os mercados mundiais na semana passada ao ampliar as tarifas sobre produtos chineses em meio nas negociações comerciais, declarando que a China quebrou os compromissoDonald Trump assombrou os mercados mundiais na semana passada ao ampliar as tarifas sobre produtos chineses em meio nas negociações comerciais, declarando que a China quebrou os compromissos feitos anteriormente. Donald Trump é o presidente dos EUA. Donald Trump é o presidente dos EUA.Pequim retaliou na segunda-feira.

– O dólar subiu forte nesta segunda-feira, em meio ao pessimismo mundial decorrente do recrudescimento da disputa tarifária entre China e EUA. O dólar à vista fechou em alta de 0,88%, a 3,9792 reais na venda, maior pplatôde fencerramentodesde 24 de abril . Na máxima durante os negócios, o câmbio bateu 4,0054 reais. Na B3, a referência do dólar futuro tinha alta de 0,75%, a 3,9875 reais. O mercado reagiu mal a sinais de piora nas relações comerciais entre as duas maiores economias do mundo, que frustraram expectativas de analistas que até dias atrás enxergavam maiores possibilidades de acordo que pusesse fim à disputa tarifária que se arrasta desde o ano passado. Donald Trump declarou nesta segunda-feira que não tomou uma resolução sobre seguir adiante com tarifas sobre complementares 325 bilhões de dólares em bens chineses. Donald Trump é o presidente dos EUA. Mais cedo, Pequim declarou que iria impor tarifas mais altas a uma série de produtos norte-americanos, revidando em seu combate comercial com Washington pouco depois de Trump ter informado a China a não retaliar. Dan Kawa, estrategista e sócio na TAG Investimentos, declarou que a depreciação do iuan de China, pressionou divisas de outros emergentes. A moeda de China bateu uma mínima de 6,9181 por dólar, menor platô desde dezembro do ano passado, sob o peso da ampliação dos nervosismos comerciais. “Continuo esperando um curto-prazo mais desafiador e recomendando um portfólio internacional mais defensivo. Acredito que a situação tem que piorar antes de que, eventualmente, um acordo entre EUA e China possa progredir”, alegou Kawa em nota. O real padece pressão complementar dos ruídos ligados ao andamento da reforma da Previdência. O Morgan Stanley aumentou as projeções para o dólar para os próximos trimestres e agora vê a moeda norte-americana em 4,10 reais ao fim de junho. Para os profissionais, investidores estão menos tolerantes a surpresas negativas.Os três principais índices acionários dos EUA perderam terreno em meio a vendas generalizadas, com o Nasdaq padecendo sua pior queda percentual neste ano. O S&P 500 e o Dow Jones tiveram seus maiores recuos percentuais desde 3 de janeiro.Mais cedo, a China anunciou tarifas de importação mais altas a uma série de produtos norte-americanos, incluindo vegetais congelados e gás natural liquefeito, um movimento que seguiu a resolução washingtoniana de aumentar suas próprias alíquotas sobre 200 bilhões de dólares em importações chinesas. Trump havia advertido Pequim para não retaliar.

Na quinta-feira 09 de maio os bancos de China haviam diminuído o número de novos empréstimos em abril após um primeiro trimestre recorde que havia provocado temores de maior inadimplência, mas analistas declaravam que o banco central possivelmente deveria ampliar o apoio à economia, à medida que asosenervosismosomerciais com os Estados Unidos se in intensificavam

Lideraram-se as saídas de capital de os mercados emergentes por as ações que tiveram saídas de 1,5 bilhão de dólares de China, em a segunda-feira, após investidores já terem retirado 2,5 bilhões de dólares em a semana passada, segundo o IIF.

As saídas de Taiwan atingiram 400 milhões de dólares na quarta-feira, enquanto outros países emergentes de Asipovicy, como a Coreia do Sul, Índia e Indonésia, “refletiram a tendência china, realçando os riscos dos nervosismos comerciais entre EUA e China para o mercado emergente mais extenso”, declararam os economistas do IIF Jonathan Fortun e Greg Basile.

Faz 7 meses, o IIF declarou que as saídas de capital recentes chegaram a cerca de 1 bilhão de dólares, a maior desde a retirada de 1,1 bilhão de dólares passado.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, Indonesia, India, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Combate comercial provoca maior saída de capital de mercados emergentes em 7 meses, declara IIF
>>>>>Dólar fecha no maior patamar em quase 3 semanas – May 13, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Dólar fecha em alta ante real com tensão EUA-China, mas sai de máximas do dia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Índices da China fecham em mínima de 11 semanas com aumento das tensões comerciais – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Índices chineses fecham em mínima de 11 semanas com aumento das tensões comerciais – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Índices têm fortes quedas com intensificação de embate comercial sino-americano – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump vai se encontrar com Xi após China retaliar tarifas dos EUA – May 13, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China vai impor tarifas sobre produtos dos EUA apesar de alerta de Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump diz que recebeu uma ‘bela carta’ do presidente da China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>EUA sobem 25% de suas tarifas para milhares de produtos chineses – May 10, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Em reviravolta, Trump anuncia aumento de tarifas dos EUA sobre produtos chineses – May 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China e EUA iniciam nova rodada de negociações para evitar a guerra comercial – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China e EUA concluem mais uma reunião para encerrar guerra comercial – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump escolhe defensor de muro na fronteira para comandar agência de imigração dos EUA – May 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump anuncia aumento de tarifa dos EUA sobre produtos da China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que economia dos EUA ‘subiria como foguete’ se Fed cortasse juros – April 30, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump ameaça Cuba com mais sanções se não cessar apoio militar à Venezuela – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>China avalia suspensão da próxima rodada de negociações comerciais com EUA – May 06, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>UE pode proteger empresas do bloco em Cuba via OMC e bloqueio de sanções dos EUA, diz Mogherini – May 03, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que ligação com Putin focou em ajuda humanitária para Venezuela – May 03, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump está ciente de situação na Venezuela e a monitora, diz Casa Branca – April 30, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que está monitorando situação na Venezuela muito de perto – April 30, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>No Twitter, Trump manifesta apoio “ao povo da Venezuela e a sua liberdade” – April 30, 2019 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 2 4 NONE 6 (tacit) eu: 6
2 China 0 0 PLACE 6 a China: 3, China: 3
3 reais 320 0 NONE 4 4,10 reais: 1, 3,9875 reais: 1, 3,9792 reais: 1, 4,0054 reais: 1
4 dólar 80 0 NONE 4 O dólar: 2, o dólar: 1, dólar: 1
5 Pequim 40 0 PERSON 4 alertado Pequim: 1, (tacit) ele/ela (referent: Pequim): 1, Pequim: 2
6 dólares 0 0 NONE 4 dólares: 4
7 Donald Trump 70 0 PERSON 3 Donald_Trump (apposition: O presidente de os EUA): 2, Trump: 1
8 EUA 0 0 PLACE 3 EUA: 3
9 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
10 mercados 0 0 NONE 3 os mercados globais: 1, Os mercados emergentes: 1, os mercados emergentes: 1