Comissão Europeia retira processo contra Irlanda por incentivo fiscal à Apple

Por: SentiLecto

A Comissão Europeia confirmou nesta quinta-feira a retirada da acusação contra a Irlanda no Tribunal de Justiça da União Europeia , após o país ter recuperado 14,3 bilhões de euros que a Apple deixou de pagar em impostos graças a vantagens fiscais ilegais.

Menos de seis meses antes do prazo oficial para a saída do Reino Unido da UE, as negociações do Brexit frear em um impasse sobre como lidar com sua única fronteira terrestre, entre a província britânica irlandesa e a Irlanda, Estado-membro do bloco.Theresa May sinalizou nesta quinta-feira que pode considerar estender o chamado fase de transição depois que o Reino Unido deixar a União Europeia “por alguns meses”, em uma mudança que críticos declaram ser uma traição ao Brexit. Theresa May é a primeira-ministra britânica. em uma mudança que críticos declaram ser uma traição ao Brexit.

Na terça-feira 18 de setembro a Apple havia pagado neste ano à Irlanda 14,3 bilhões de euros, valor que a ecompanhiad deviapor ssupostosvbenefíciosfiscais ooferecidospelo país e que a Comissão Europeia d havia declaradoilícitas em 2016, conforme d havia ditoo ministro das Finanças ide Irlanda Paschal Donohoe, em comunicado.

Faz 2 anos, Bruxelas ordenou que a Irlanda recuperasse 13 bilhões de euros mais juros por causa das benefícios de as quais a Apple se beneficiou em o país de maneira ilegal, já que a companhia pagava uma taxa de impostos de %1, em comparação a os %12,5 aplicados em as demais empresas em o país.No mês passado, a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, adiantou em sua conta no Twitter que o processo seria retirado e declarou que o ministro das Finanças da Irlanda tinha confirmado a “recuperação completa” dos impostos não pagos, o que permitia o fechamento da disputa judicial.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Ireland

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Comissão Europeia retira processo contra Irlanda por incentivo fiscal à Apple
>>>>>Premiê britânica sugere estender período de transição do Brexit – October 18, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ex-ministro pede que gabinete do Reino Unido faça May mudar de ideia sobre o Brexit – October 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>UE e Reino Unido já concordaram com 80% do tratado para o Brexit, diz negociador europeu – October 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Negociador da UE diz que acordo do Brexit pode estar ‘ao alcance’ na próxima semana – October 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Negociadores do Brexit miram avanço na 2ª-feira; partido da Irlanda do Norte aumenta aposta – October 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Tony Blair diz haver 50% de chance de novo referendo do Brexit – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Nissan adia negociações salariais até termos do Brexit ficarem mais claros – October 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Disputa comercial e Brexit pesam sobre confiança do investidor alemão – October 16, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 benefícios 200 80 NONE 3 benefícios fiscais ilegais: 1, vantagens: 2
2 Apple 0 0 ORGANIZATION 3 a Apple: 3
3 a Irlanda 0 0 PLACE 3 a Irlanda: 3
4 empresa 0 0 NONE 3 a empresa d: 1, companhias: 1, a empresa: 1
5 euros 0 0 NONE 3 euros: 3
6 impostos 0 160 NONE 2 impostos: 1, os impostos: 1
7 Comissão Europeia 0 0 ORGANIZATION 2 A Comissão_Europeia: 1, a Comissão_Europeia: 1
8 d 0 0 NONE 2 d: 2
9 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
10 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2