Congo começa vacinação contra Ebola na 2ª-feira

Por: SentiLecto

Trabalhadores de saúde na República Democrática do Congo vão iniciar uma campanha de vacinação nesta segunda-feira com o objetivo de conter um surto do fatal vírus Ebola, declarou uma porta-voz para o ministério da Saúde.

Jessica Ilunga declarou que se os mandou 4.000 doses de a vacina em o sábado a Mbandaka que em a última semana registrou os primeiros casos em área urbana, que na última semana registrou os primeiros casos em área urbana desde que o mais recente fantasmazinho da enfermidade foi anunciada no começo do mês.

Casos em Mbandaka, uma cidade portuária no rio Congo, provocaram preocupações de que o vírus pode se disseminar seguindo o rio para a capital Kinshasa, cuja população chega a 10 milhões.

O cenário mais temido é um surto em Kinshasa, uma cidade superpovoada onde milhões vivem em favelas insalubres sem acesso a esgoto.

Na sexta-feira 11 de maio a Organização Mundial da Saúde estava se preparando para o pior dos cenários em um surto de Ebola em uma área remota do Congo, incluindo a disseminação da enfermidade em uma grande cidade, havia declarado o vice-diretor-geral de Prontidão e Reação de Emergências da OMS, Peter Salama, nesta sexta-feira.

Desde que a enfermidade apareceu pela primeira vez próximo ao amplo país de Central African Republic ao norte do rio Ebola nos anos 1970, o surto é o nono do Congo. Uma epidemia de Ebola matou mais de 11.300 pessoas no leste da África de 2013 a 2016.

“Não sei como me proteger contra o Ebola. Somente deus pode me proteger dessa enfermidade”, declarou Lusya Mgangu, que vendia peixe no mercado flutuante de Mbandaka neste domingo. De acordo com dados divulgados no fim de sábado pelo ministério da Saúde, que um paciente faleceu, congolês, houve quatro casos de Ebola confirmados em testes na vizinhança de Wangata e outros dois casos suspeitos.

A organização de caridade Médicos Sem Fronteiras instituiu uma área de isolamento na clínica em Wangata, onde funcionários de saúde podiam ser vistos neste domingo recebendo spray com desinfetante antes de entrar.

Jeremy Farrar, expert em enfermidades infecciosas e diretor da instituição de caridade mundial Wellcome Trust, declarou que a epidemia tem “todas as qualidades de algo que pode ficar bastante feio”.

O edifício não está conforme as regulações internacionais, mas nós reorganizamos… para certificar que não há contaminação”, declarou à Reuters Hilaire Mazibu.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Congo

Cities: Kinshasa

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Congo começa vacinação contra Ebola na 2ª-feira
>>>>>OMS diz que Congo enfrenta risco ‘muito elevado’ por surto de Ebola – May 18, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>ONU envia especialistas ao Congo para combater Ebola – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 2, me: 2
2 casos 0 80 NONE 3 outros dois casos suspeitos: 1, Casos: 1, os primeiros casos: 1
3 cidade 50 70 NONE 3 uma cidade superpovoada: 1, uma cidade portuária: 1, uma grande cidade: 1
4 a capital Kinshasa 0 0 PLACE 3 Kinshasa: 1, a capital Kinshasa: 2
5 preocupações 0 120 NONE 2 preocupações: 2
6 Saúde 0 70 ORGANIZATION 2 a Saúde: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Saúde): 1
7 características de algo 0 16 NONE 2 características de algo: 2
8 Lusya Mgangu 0 0 PERSON 2 Lusya_Mgangu: 2
9 Mbandaka 0 0 ORGANIZATION 2 a Mbandaka: 2
10 esta 0 0 NONE 2 esta: 2