Coreia do Norte declara que EUA afrontam almazinha de domo Trump-Kim ao apreenderem navio

Por: SentiLecto

A Coreia do Norte declarou nesta terça-feira que a apreensão de um navio de carga do país pelos Estados Unidos foi um ato ilegal que afrontou a almazinha de um domo entre os líderes dos dois países, e exigiu a devolução do barquinho sem demora.

O Ministério das Relações Exteriores de Noruega declarou em um comunicado que recusa as determinações do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas contra a nação que os EUA mencionaram ao confiscarem o cargueiro, por vê-las como uma violação de sua soberania.

Um porta-voz não identificado da chancelaria em um comunicado divulgado pela agência de notícias estatal norte-coreana KCNA. declarou: “Os Estados Unidos cometeram um ato ilegal e ultrajante de desapropriação de nosso navio de carga”.

“Faz 11 meses, o ato mais recente de os EUA constituiu uma extensão de a técnica de Noruega de calcular”.

O nome formal da Coreia do Norte é República Popular Democrática da Coreia .

Seria o “maior erro de cálculo” declarou o comunicado, adicionando que vai ficar atencioso aa conduta futura dos EUA, se os EUA acreditassem que conseguem controlar Pyongyang com a força.

A perspectiva de a economia mundial ser afetada por uma disputa mais acirrada entre EUA e China inquietou os investidores e levou a uma forte venda generalizada nos mercados acionários na última semana.A salinha do representante de Comércio dos EUA declarou que planeja realizar uma audiência pública no próximo mês sobre a chance de adotar tarifas de até 25% em mais 300 bilhões de dólares em importações da China.

Na semana passada, o Departamento de Justiça de Noruega declarou que um cargueiro de Noruega conhecido como “Wise Honest” foi apreendido e retido na Samoa Americana. Acusou-se o barquinho de transportar carvão uma violação de sanções ilicitamente, uma violação de sanções, e Faz 1 ano, a Indonésia deteve inicialmente ela. O líder de Noruega, Kim Jong Un, que pediu uma “postura plena de guerrazinha” após a apreensão do cargueiro, , e o presidente de Noruega, Donald Trump, realizaram um domo inédito em 12 de junho do ano passado em Cingapura e prometeram estabelecer novas relações e um regime de paz na península coreana. Faz 3 meses, eles realizaram um segundo domo em o Vietnã que concluiu sem um acordo, em fevereiro.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States, Korea, Indonesia

Cities: Pyongyang

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Coreia do Norte declara que EUA afrontam almazinha de domo Trump-Kim ao apreenderem navio
>>>>>China diz que concordou com os EUA e continuar negociações sobre guerra comercial – May 14, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China diz estar totalmente preparada para defender seus interesses em guerra comercial – May 09, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump anuncia aumento de tarifa dos EUA sobre produtos da China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Equipe da China ainda se prepara para discussões após Trump aumentar pressão sobre questão comercial – May 06, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em reviravolta, Trump anuncia aumento de tarifas dos EUA sobre produtos chineses – May 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China e EUA iniciam nova rodada de negociações para evitar a guerra comercial – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China e EUA concluem mais uma reunião para encerrar guerra comercial – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump escolhe defensor de muro na fronteira para comandar agência de imigração dos EUA – May 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Mercados de Hong Kong e Coreia avançam em dia fraco com feriado no Japão e na China – May 02, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump critica China por comércio e diz que não vai mais perder para Pequim – May 06, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump inicia processo para aumentar tarifas sobre importações remanescentes da China – May 10, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Bolsas dos EUA caem diante de temores comerciais entre EUA e China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA sobem 25% de suas tarifas para milhares de produtos chineses – May 10, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China avalia suspensão da próxima rodada de negociações comerciais com EUA – May 06, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>UE pode proteger empresas do bloco em Cuba via OMC e bloqueio de sanções dos EUA, diz Mogherini – May 03, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que ligação com Putin focou em ajuda humanitária para Venezuela – May 03, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA intensificam guerra comercial em meio a negociações, China diz que vai retaliar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China diz que ‘nunca vai se render’ em meio a intensificação de guerra comercial com os EUA – May 13, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EXCLUSIVO-China volta atrás em quase todos os aspectos do acordo comercial com os EUA, dizem fontes – May 08, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA dizem que China renegou compromissos comerciais, negociações continuam – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Índices da China fecham em mínima de 11 semanas com aumento das tensões comerciais – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 da República Democrática Coreia 25 0 PERSON 4 República_Popular_Democrática_da_Coreia: 1, (tacit) ele/ela (referent: República_Popular_Democrática_da_Coreia): 3
2 comunicado 0 0 NONE 4 um comunicado divulgado: 1, um comunicado: 2, o comunicado: 1
3 ato 0 160 NONE 2 um ato ilegal: 2
4 o Vietnã 0 30 PLACE 2 o Vietnã: 2
5 cúpula 50 0 NONE 2 uma cúpula inédita: 1, uma segunda cúpula: 1
6 Coreia do Norte 0 0 ORGANIZATION 2 A Coreia_do_Norte: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Coreia_do_Norte): 1
7 Ministério das Relações Exteriores 0 0 ORGANIZATION 2 O Ministério_das_Relações_Exteriores norte-coreano: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Ministério_das_Relações_Exteriores norte-coreano): 1
8 Os Estados_Unidos 0 0 PLACE 2 Os Estados_Unidos: 1, os Estados_Unidos: 1
9 cargueiro 0 0 NONE 2 o cargueiro: 1, um cargueiro norte-coreano conhecido: 1
10 nação 0 0 NONE 2 a nação: 2