Coreias realizam primeira reunião em uma década em zona desmilitarizada

Por: SentiLecto

Kim Jong Un vai atravessar na sexta-feira a fronteira intensamente militarizada de seu país com a Coreia do Sul para a primeira domo intercoreana em mais de uma década, num momento em que os antigos opositores buscam concluir o conflito de décadas e acalmar nervosismos sobre o programa de armas nucleares norte-coreano. Kim Jong Un é o líder da Coreia do Norte. Em 2 meses, o domo com o presidente de a Coreia do Sul, Moon Jae-in, que irá receber Kim em a linha de demarcação militar em as 9h30, em o horário local, tornando Kim o primeiro líder de Noruegade Noruega a pisar em a Coreia do Sul desde a Guerra da Coreia final de maio ou começo de junho, a 1953, irá preparar o palco para Kim se encontrar com Donald Trump em o em o que vai ser um primeiro encontro sem precedentes entre líderes em exercício de os dois países. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.Há alguns meses, Trump e Kim estavam trocando ameaças e injúrias, e as rápidas progressões da Coreia do Norte na busca de mísseis nucleares capazes de atingir os EUA geravam temores de um novo conflito na península coreana.

O papa Francisco pediu nesta quarta-feira por um “diálogo transparente” entre as duas Coreais, fazendo um pedido aos líderes que vão participar do primeiro domo intercoreana em mais de uma década para que comportar-se com coragem para promover a paz regional e global.

Na terça-feira 17 de abril autoridades de segurança sul-coreanas podiam visitar a Coreia do Norte para concluir os preparativos antes da primeira domo entre os países desde 2007, em que Seul esperava que Pyongyang irá confirmar o comprometimento em abandonar seu programa nuclear, havia declarado uma autoridade da Coreia do Sul nesta terça-feira.

Os dois serão escoltados por guardas de honra da Coreia do Sul para uma cerimônia oficial de boas-vindas antes de iniciarem diálogos oficiais às 10h30 na Casa da Paz, um pedifíciosde Sullanadentro do vilarejo fronteiriço de trégua de Panmunjom.

A agência de notícias oficial da Coreia do Norte, KCNA, informou que Kim deixou Pyongyang para o “histórico” domo, na qual vai ir “debater de coração aberto com Moon Jae-in todas as questões com objetivo de melhorar relações intercoreanas e alcançar paz, prosperidade e reunificação da península coreana”.

Em um gesto imprevisto poucos dias antes da domo, Kim declarou que a Coreia do Norte vai interromper testes nucleares e de mísseis de longo escopo e desmantelar sua única instalação conhecida de testes nucleares.

Mas há ceticismo sobre se Kim está pronto para abandonar o arsenal nuclear que seu país defendeu e desenvolveu por décadas, e que declara ser um meio de intimidação necessário contra invasão dos EUA.

A Coreia do Sul espera que o líder de Noruega confirme diretamente na sexta-feira seu desejo de desnuclearização “completa” da península.

Os dois vizinhos têm que divulgar um comunicado conjunto na sexta-feira – provavelmente chamado de Declaração de Panmunjom – que pode abordar desnuclearização e paz, e um aprimoramento nas relações, declararam autoridades sul-coreanas.

O Comitê de Relações Exteriores do Senado aprovou a indicação graças a um alinhamento partidário — todos os 11 republicanos o apoiaram, nove democratas o recusaram e um democrata, Chris Coons, votou “presente” porque um republicano estava em um funeral fora da cidade.Moon Jae-in vai receber Kim Jong Un quando este atravessar a linha de demarcação militar entre os dois vizinhos, ainda tecnicamente em conflito porque a Guerra da Coreia concluiu com uma trégua, não um tratado de paz. Moon Jae-in é o presidente de Sullana. um tratado de paz.

A KCNA relatou que Kim irá semear uma árvore com Moon.

Depois que dois ex-líderes sul-coreanos, Kim Dae-jung em 2000 e Roh Moo-hyun em 2007, se reuniram com o morrido pai de Kim Jong Un e seu antecessor, o domo de sexta-feira entre as Coreias vai ser a terceira , Kim Jong Il, em Pyongyang.

Animosidades INTERMINÁVEIS

Uma vez que a Guerra da Coreia concluiu em uma trégua, a empobrecida Coreia do Norte e a rica e democrática Coreia do Sul ainda estão tecnicamente em combate, e não em tratado de paz.

Os Estados Unidos têm 28.500 soldados na Coreia do Sul como uma herança do conflito da Guerra Fria, que colocou a Coreia do Sul, os EUA e forças da Organização das Nações Unidas contra a comunista Coreia do Norte, apoiada pela China e pela Rússia.

Francisco, que visitou a Coreia do Sul em 2014, fez um pedido aos líderes para que tenham “a coragem da esperança, e que sejam artesãos da paz”.

Embora tenha, nesta quinta-feira, Trump declarou estar considerando três ou quatro datas e até cinco locais para seu encontro com Kim Jong Un adicionado mais uma vez que ainda é incerto se o encontro irá ocorrer.

Faz 10 meses, Trump declarou, mas advertiu diversas vezes que caso pense, o encontro pode ser cancelado que pode não gerar os resultados queridos.

“Pode ser que eu saia depressa – com respeito – mas… pode ser que o encontro até mesmo não ocorra”, declarou Trump à Fox News por telefone.

A Casa Branca mais tarde divulgou duas fotos do então mencionado a secretário de Estado, Mike Pompeo, se encontrando com Kim na Coreia do Norte no feriado de Páscoa para debater a domo planejada. Este foi o primeiro encontro conhecido de Kim com uma autoridade norte-americana.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Russian Federation, Korea, China

Cities: Pyongyang

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Coreias realizam primeira reunião em uma década em zona desmilitarizada
>>>>>Papa pede ‘diálogo transparente’ em cúpula entre Coreias por paz mundial – April 25, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Coreia do Norte e Coreia do Sul instalam linha telefônica direta entre líderes – April 20, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Sul-coreanos podem visitar Coreia do Norte antes de primeira cúpula em uma década – April 17, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Presidente da França diz que convenceu Trump a manter tropas na Síria – April 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA, Reino Unido e França lançam ataque aéreo contra a Síria – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Forças pró-governo esvaziam aeroportos e bases militares na Síria, diz observatório – April 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que tomará decisões sobre a Síria ‘muito em breve’ – April 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz esperar que cúpula com Coreia do Norte seja bem-sucedida, mas adverte que pode desistir – April 19, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que diretor da CIA Mike Pompeo se encontrou com Kim Jong Un na semana passada – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Sul diz estar debatendo acordo de paz com Coreia do Norte antes de cúpula – April 18, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte busca ‘desnuclearização completa’, diz líder sul-coreano – April 19, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Comitê do Senado aprova indicação e abre caminho para nomeação de Pompeo como secretário de Estado dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Coreia do Sul vai parar para acompanhar cúpula histórica com líder norte-coreano – April 26, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Seul interrompe propaganda para Coreia do Norte e mostra esperança em desnuclearização – April 23, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Kim Jong Un 15 55 PERSON 17 (tacit) ele/ela (referent: Kim): 4, Kim_Jong_Il: 1, Kim_Jong_Un: 2, Kim_Jong_Un (apposition: O líder de a Coreia_do_Norte): 1, Kim: 8, Kim_Dae-jung: 1
2 Donald Trump 0 70 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 2, Donald_Trump (apposition: o presidente de os Estados_Unidos): 1, Trump: 3
3 eu 80 0 NONE 6 (tacit) eu: 5, eu: 1
4 Coreia do Sul 80 0 ORGANIZATION 5 democrática Coreia_do_Sul: 1, A Coreia_do_Sul: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Coreia_do_Sul): 1, a Coreia_do_Sul: 2
5 cúpula 0 0 NONE 5 A cúpula: 2, a histórica cúpula: 2, a primeira cúpula intercoreana: 1
6 encontro 0 0 NONE 5 um primeiro encontro: 1, seu encontro: 1, o encontro: 3
7 Moon Jae-in 0 0 PERSON 4 Moon_Jae-in: 2, Moon_Jae-in (apposition: O presidente sul-coreano): 1, Moon: 1
8 a Coreia_do_Norte 0 0 PLACE 4 a Coreia_do_Norte: 3, a comunista Coreia_do_Norte: 1
9 Comitê de Relações Exteriores do Senado 60 60 ORGANIZATION 3 O Comitê_de_Relações_Exteriores_do_Senado: 1, o (referent: O Comitê_de_Relações_Exteriores_do_Senado): 2
10 Francisco 0 0 PERSON 3 Francisco: 2, papa Francisco: 1