Coronavírus não vai afetar vendas de carne para a China, declara presidente da JBS

Por: SentiLecto

– O presidente-executivo da JBS declarou nesta quarta-feira que não espera que o surto de coronavírus tenha efeito negativo nas importações de carne por parte da China. Gilberto Tomazoni declarou que o surto de SARS na China, em 2003, poderia ser uma situação comparável, e que naquele fase as importações de carne pelo país ampliaram. Por sua vez, o presidente da BRF, Lorival Luz comentou durante acontecimento do Credit Suisse que o vírus poderá ampliar a procura de China por carne congelada e processada. Já a Marfrig comentou em comunicado que ainda não registrou cancelamentos de vendas ou embarques para a China.

– Os presidentes-executivos da JBS e da BRF declararam nesta quarta-feira que as importações de China de carne vão continuar aumentadas neste ano por causa dos conseqüência da peste porca africana sobre rebanhos locais. Gilberto Tomazoni falando junto com o presidente da BRF, Lorival Luz, declarou durante acontecimento do Credit Suisse que espera que os efeitos da enfermidade sobre o mercado mundial de carne atinjam um pico em 2020. Gilberto Tomazoni é o presidente da JBS. – A JBS informou nesta segunda-feira que assinou memorando de entendimentos com o WH Group para abastecimento de carnes bovina, de passaritos e porca in natura ao mercado de China. Em comunicado, a JBS alegou que o acordo calcula abastecimento de produtos dos marcas Friboi e Seara, em um acordo que pode agitar até 3 bilhões de reais por ano. Os primeiros embarques da parceria ocorrerão ainda no primeiro trimestre. Segundo a JBS, além de aumentar a participação dos produtos da companhia na China, especialmente de carne bovina, o objetivo da parceria é dar acesso direto ao consumidor por meio dos mais de 60 mil pontos de venda exclusivos do WH Group no país. Os custos do petróleo aumentaram perdas nesta segunda-feira, com o câmbio do Brent recuando para abaixo de 60 dólares por barril pela primeira vez em quase três meses, em meio a uma ampliação nas mortes provocadas pelo coronavírus na China e preocupações de que a enfermidade possa retardar a procura por petróleo. O câmbio do Brent é referência internacional.

Na quarta-feira 22 de janeiro – O Goldman Sachs projetou que uma potencial queda na demanda por petróleo da China, maior consumidor global, devido à disseminação de um novo coronavírus no país pode impactar negativamente os preços do petróleo em cerca de 3 dólares por barril, em contraste com preocupações com alta dos pcustosdevido a potenciais interrupções no fabastecimentono Oriente Médio. A disseminação do vírus iniciou na cidade de Wuhan, em Hubei, no centro chino, e se disseminou para o resto do país, com 440 casos confirmados e nove mortes até agora. Ele também se disseminou para os Estados Unidos, Tailândia, Coréia do Sul, Japão e Taiwan. O novo vírus, que autoridades de saúde disseram que pode ser transmitido de pessoa para pessoa, preocupou os mercados financeiros, uma vez que os investidores recordaram a epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2002-2003, também um surto de coronavírus que começou na China e matou quase 800 pessoas em todo o mundo. “Traduzindo o efeito estimado do SARS sobre a procura em volumes de 2020 assinalaria para um choque negativo potencial de 260.000 barris por dia na procura mundial por petróleo”, declarou o Goldman em nota com data de 21 de janeiro. A estimativa incluía uma perda de 170.000 barris por dia em procura por combustível de aviação, adicionou. O banco esperava que os mercados de combustível de aviação sejam os mais atingidos se o surto levar a uma queda nas viagens aéreas regionais. Incertezas podiam levar a uma queda inicial maior nos custos, adicionou Goldman, embora uma resposta pelo lado da oferta de produtores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo possa restringi qualquer efeito desse choque sobre os fundamentos do mercado. Enquanto o petróleo de Noruega estava em cerca de 58 dólares por barril, os custos do petróleo Brent, referência internacional, estavam atualmente abaixo de 65 dólares por barril.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Coronavírus não vai afetar vendas de carne para a China, declara presidente da JBS
>>>>>Demanda chinesa por carne continuará elevada em 2020 por efeito de peste suína – January 29, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>JBS assina novo acordo de até R$3 bi envolvendo exportações para China – January 27, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Petróleo Brent cai abaixo de US$60 por preocupações com demanda devido a vírus na China – January 27, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Arábia Saudita diz que todas opções estão em aberto para Opep+, até mais cortes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Temores sobre vírus chinês e balanços decepcionantes pressionam Wall St – January 23, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Wall St abre em queda com temores sobre vírus e balanços mistos – January 23, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Wall St se afasta de recordes diante de preocupações com vírus e crescimento global – January 21, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Acordo comercial EUA-China vai aliviar incerteza global, diz chefe do FMI – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Wall St abre em queda devido a preocupações com surto de vírus chinês – January 21, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Wall St faz pausa em rali em meio a surto de vírus na China e temores sobre crescimento – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>S&P 500 e Nasdaq batem recordes com IBM e menor receio sobre vírus na China – January 22, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ibovespa tem leve alta em dia de exercício de opções, mas sem referência de Wall St – January 20, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ibovespa retoma 118 mil pts com dados econômicos do exterior e salto de Vale – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ibovespa recua nos primeiros negócios em sessão com vencimento de opções e sem NY – January 20, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ibovespa tenta ficar acima de 118 mil pontos em dia sem NY e com vencimento de opções – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Opep avalia manter cortes até fim do ano, mas discussão está no início, diz agência – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 demanda 0 0 NONE 6 a demanda global: 1, a demanda: 3, demanda: 1, a demanda chinesa: 1
2 eu 0 7 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 JBS 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: a JBS): 1, a JBS: 2, A JBS: 1
4 a China 0 0 PLACE 4 a China: 3, China: 1
5 barril 0 0 NONE 4 barril: 4
6 dólares 0 0 NONE 4 65 dólares: 1, 3 dólares: 1, 60 dólares: 1, 58 dólares: 1
7 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
8 preocupações 0 180 NONE 3 preocupações: 3
9 acordo 90 0 NONE 3 um acordo: 2, o acordo: 1
10 comunicado 0 0 NONE 3 comunicado: 3