Desde que advirtam anteriormente, consumidor: Supermercados podem cobrar por serviço de moagem de carne

Por: SentiLecto

Alguns consumidores estão sendo surpreendidos ao comprarem carne e serem cobrados pelo serviço de moagem em supermercados do Rio de Janeiro. Apesar da prática não ser habitual, não há nada que impeça a cobrança do serviço, desde que o consumidor seja advertido anteriormente do preço complementar.

Segundo a Associação dos Supermercados do Rio , o tema estava sendo debatido há um tempo na entidade, mas não houve nenhuma orientação interna.

— Os supermercados sempre puderam fazer a cobrança e agora mais unidades estão decidindo por fazê-lo. É um serviço com valor agregado — alegou Ana Paula, superintendente jurídica da Asserj.

Ainda segundo a associação, apesar de não ter nenhuma legislação específica sobre o tema, há um respaldo legal na última resolução judicial que permitiu a cobrança distinguida de bebidas geladas pelo valor agregado.

O Procon-RJ explicou, por meio de nota, que a cobrança da moagem da carne pode ser feita, desde que a informação seja fornecida de maneira clara ao consumidor:

“Atualmente a lei exige que a carne seja moída na frente do cliente para evitar que se comercializem produtos impróprios a o consumo . Não há lei que proíba a cobrança por qualquer serviço oferecido pelo supermercado. A única pré-requisito, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é que ele seja informado anteriormente de maneira clara sobre o valor do serviço. Assim, o consumidor tem a alternativa de selecionar entre adquiri a carne inteira, moída, ou ainda efetuar a compra em outro estabelecimento”.

Faz 1 mês, após forte alta o custo de a carne recuou %4,03 em janeiro, informou em esta sexta-feira o IBGE, a o divulgar o IPCA índice de inflação, utilizado em as metas de o governo. Faz 2 meses, a carne havia subido %18,06, em dezembro.

Na quarta-feira 15 de janeiro a partir d, os supermercados do Estado do Rio não eram mais obrigados a fornecer duas sacolas plásticas gratuitas para os consumidores. Esse chance — calculada a partir de uma convenção a Associação de Supermercados do Rio — valeu somente por um fase. O objetivo era que os consumidores se ajustassem à mudança apouco a pouco

Mande acusações, informações, vídeos e imagens para o WhatsApp do Extra

Mande acusações, informações, vídeos e imagens para o WhatsApp do Extra

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Desde que advirtam anteriormente, consumidor: Supermercados podem cobrar por serviço de moagem de carne
>>>>>Alívio no churrasco: preço da carne cai 4,03% – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 lei 0 0 NONE 3 lei: 2, a lei: 1
2 cobrança 0 5 NONE 2 a cobrança: 2
3 valor 150 0 NONE 2 valor agregado: 1, o valor agregado: 1
4 serviço 75 0 NONE 2 qualquer serviço oferecido: 1, um serviço: 1
5 Ana Paula 0 0 PERSON 2 Ana_Paula: 1, (tacit) ele/ela (referent: Ana_Paula): 1
6 carne 0 0 NONE 2 a carne: 2
7 consumidor 0 0 NONE 2 o consumidor: 2
8 decisão 0 0 NONE 2 a última decisão judicial: 2
9 denúncias informações vídeos e imagens 0 0 NONE 2 denúncias informações vídeos e imagens: 2
10 era 0 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: era): 2