Desemprego sobe no Rio e é o maior do Sudeste, segundo dados do IBGE

Por: SentiLecto

A taxa de desemprego no Estado do Rio é a maior da Região Sudeste: 15%. O IBGE divulgou em esta quinta-feira o número. O número é referente ao primeiro trimestre. No primeiro trimestre do ano passado, a taxa de desocupação no Estado do Rio era de 14,5%. Com isso, o Rio foi na contramão da maioria dos estados brasileira, onde houve queda no desemprego este ano.

Faz 2005 anos, quando a taxa de desemprego brasileira ficou em %13,1, de o ano 13 unidades de a federação exibiram taxas mais altas, em o primeiro trimestre. A maior foi no Amapá e a menor em Santa Catarina .

Faz 1 ano, em São Paulo, a taxa de desemprego caiu de %14,2 para %14 agora. Mesmo no Espírito Santo, onde a taxa se aproximava à do Rio no primeiro trimestre do ano passado, houve queda, de 14,4% para 12,5%.

Além do Rio, somente em outros seis estados houve progressão no desemprego: Rondônia, Amapá, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Alagoas.

O Estado do Rio foi onde a chamada subutilização aumentou mais nos últimos quatro anos: 143%. A concepção inclui desempregados, pessoas que gostariam de trabalhar mais e aqueles que até desejavam uma vaga, mas por alguma razão não procuravam ou procuravam, mas não estavam disponíveis para trabalhar.

Na cidade do Rio, desemprego de 12,8%

Se considerada somente a cidade do Rio de Janeiro, a taxa de desemprego é menor, de 12,8%. Capitais tendem a ter mais chances de trabalho que cidades menores.

O Estado do Rio, no entanto, tem a menor taxa de desânimo do país, de 0,8% da força de trabalho. Apesar disso, em números absolutos o contingente de pessoas que desisitiu de procurar trabalho adicionou 71 mil pessoas – 1 mil a mais do que no primeiro trimestre do ano passado e permanece como o terceiro maior contingente desde o começo da série histórica, em 2012. Faz 4 anos, quando somente 12 mil pessoas estavam desalentadas em o estado, se atingiu o nível mais baixo.

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo , também está com matricula abertas para um concurso que pretende preencher 320 vagas.Em São Paulo, o destaque são 1.400 chances na Polícia Civil, para candidatos com nível superior e matricula até terça-feira. O órgão também realiza uma seleção para 500 postos de trabalho de nível médio, nas posições de papiloscopista e agente de telecomunicações.

Na quinta-feira 26 de abril o número de pessoas que se havia dito da cor preta havia dado um salto de 22% no país nos últimos cinco anos, enquanto que a população que se autodeclara branca havia caído 2,4%. As autodeclarações da cor preta aumentavam há três anos. Também havia aumentado , nesse mesmo fase, o número de pessoas que se consideravam pardas. Os dados haviam sido divulgados pelo IBGE, por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, na manhã desta quinta-feira.

O desalentado é aquele que desejava trabalhar, mas deixa de buscar vaga oir achar que não conseguirá.

— O turismo segurou pessoas empregadas.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Desemprego sobe no Rio e é o maior do Sudeste, segundo dados do IBGE
>>>>>Concursos públicos reúnem mais de 7 mil vagas abertas – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 pessoas 24 0 NONE 6 pessoas: 3, pessoas empregadas: 1, 12_mil pessoas: 1, 71_mil pessoas: 1
2 O Estado_do_Rio 0 0 PLACE 5 o Estado_do_Rio: 2, (tacit) ele/ela (referent: O Estado_do_Rio): 1, O Estado_do_Rio: 2
3 o número de pessoas 0 0 NONE 4 o número de pessoas: 4
4 a taxa de desemprego 0 140 NONE 3 a taxa de desemprego: 2, A taxa de desemprego: 1
5 desemprego 0 120 NONE 3 desemprego de %12,8: 1, o desemprego: 2
6 São_Paulo 0 0 PLACE 3 São_Paulo: 3
7 pessoas 0 0 NONE 3 (tacit) eles/elas (referent: pessoas): 3
8 o contingente de pessoas 0 160 NONE 2 o contingente de pessoas: 2
9 vaga oir 0 15 OTHER 2 (tacit) ele/ela (referent: vaga oir): 1, vaga oir: 1
10 nível 90 0 NONE 2 O nível mais baixo: 1, nível superior: 1