Edital de leilão de distribuidoras da Eletrobras vai sair na sexta-feira, declara BNDES

Por: SentiLecto

– O governo federal tem que publicar na próxima sexta-feira o edital de leilão de seis distribuidoras de energia elétrica da Eletrobras, declarou nesta quarta-feira o presidente do BNDES, Dyogo Oliveira. Oliveira a jornalistas após participar de acontecimento do Santander Brasil. declarou: “Estamos cumpridos que o Congresso Nacional tenha aprovado a urgência do tema”. “Agora só faltam alguns detalhes que vão ser debatidos numa reunião do PPI antes de o edital do leilão ser publicado, na sexta”. A Reuters publicou na véspera que a Eletrobras e o governo têm avaliado uma solução emergencial para viabilizar a venda das deficitárias distribuidoras de energia da estatal, o que poderia passar por um acordo para interromper provisoriamente debates sobre a privatização da elétrica. As seis distribuidoras da Eletrobras atuam em Acre, Alagoas, Amazonas, Roraima, Rondônia e Piauí.

– O Coletivo Nacional dos Eletricitários , que reúne federações e sindicatos de trabalhadores de companhias de energia, convidou funcionários da estatal Eletrobras para uma paralisação de 72 horas em protesto contra o plano do governo de privatizar a empresa e suas subsidiárias de distribuição. A Eletrobras é culpada por cerca de um terço da habilidade instalada de geração de energia no Brasil e por quase metade da transmissão, além de controlar distribuidoras no Norte e no Nordeste. Uma vez que equipes de manutenção e urgência prestarão serviços imprescindíveis, mas os sindicatos garantem que não vai haver perda aos consumidores e atuar em casos de emergências. A paralisação vai vir em um momento em que o governo do presidente Temer enfrenta obstáculos cada vez maiores para satisfazer seu plano de deduzi neste ano as desestatizações, em meio à resistência do Congresso Nacional a analisar projetos sobre o atemae uma dresoluçãojudicial que sinterrompeuo processo de venda das distribuidoras na semana passada. A greve está agendada para ter começo à zero hora da segunda-feira e durar até meia-noite de quarta-feira, segundo o CNE. Procurada, a Eletrobras declarou em nota que “está tomando as medidas legais necessárias para garantir o acesso dos empregados às dependências da ecompanhia durante o pfasede paralisação.

Na terça-feira 15 de maio – A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica retirou da pauta de sua reunião semanal da análise de quatro processos sobre possíveis débitos ou créditos de distribuidoras de energia da estatal Eletrobras junto a fundos do setor elétrico. A Aneel cobrava da Eletrobras uma devolução de cerca de 4 bilhões de reais por compreender que as distribuidoras da estatal haviam recebido valores acima do que deveriam dos fundos setoriais para custear subvenções entre 2009 e 2016. Mas a empresa defendia que na verdade teria direito a reembolsos complementares, ao invés de dívidas com os fundos. Não havia sido possível saber de imediato o motivo do deferimento da análise dos casos, que envolviam as subsidiárias da Eletrobras culpadas pelo abastecimento em Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. Faz 11 meses, a Eletrobras, que desejava privatizar essas companhias até o final se havia comprometido a assumir os eventuais créditos e débitos de as distribuidoras junto a os fundos setoriais para evitar um fracasso de o leilão de venda que ainda não havia, sido agendado. Se os custeiem em meio em os debates entre a estatal e o regulador, o governo federal e havia editadoa Medida Provisória 814-17, que a autorizavaque parte de os preços que e eramcobrados por a Aneel junto em a Eletrobras por os fundos de o setor, que sã erambastecidos com cobranças feitas junto a os consumidores. MP, vista como importante para viabilizar a privatização da Eletrobras, estava em tramitação no Congresso Nacional. A matéria já havia sido aprovada em uma Comissão Mista e agora precisava passar pelo Plenário da Câmara e do Senado antes de 1° de junho para não perder a efetividade.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Edital de leilão de distribuidoras da Eletrobras vai sair na sexta-feira, declara BNDES
>>>>>Sindicatos farão greve na Eletrobras contra privatização; estatal vai à Justiça – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Eletrobras 50 0 ORGANIZATION 8 (tacit) ele/ela (referent: a Eletrobras): 2, A Eletrobras: 1, a Eletrobras: 3, A Eletrobras até o: 2
2 eu 0 222 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 Aneel 80 0 ORGANIZATION 3 a Aneel: 1, A Aneel: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Aneel): 1
4 fundos 0 0 NONE 3 os fundos setoriais: 1, os fundos: 2
5 valores 150 0 NONE 2 valores: 2
6 Acre 0 0 PLACE 2 Acre: 2
7 Coletivo Nacional dos Eletricitários 0 0 ORGANIZATION 2 O Coletivo_Nacional_dos_Eletricitários: 2
8 Congresso Nacional 0 0 ORGANIZATION 2 o Congresso_Nacional: 2
9 Reuters 0 0 ORGANIZATION 2 A Reuters: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Reuters): 1
10 companhia 0 0 NONE 2 essas empresas: 1, a companhia: 1