Enel aumenta participação na Eletropaulo para 93,3%, declara companhia

Por: SentiLecto

– A elétrica italiana Enel aumentou a participação na distribuidora de eletricidade paulista Eletropaulo para 93,3 por cento do capital total e votante, informou a Eletropaulo, que declarou que os italianos adquiriram mais 9,28 milhões de ações em 3 e 4 de julho, o que levou sua participação total na companhia a 156,158 milhões de ações, ou 93,3 por cento, em comunicado nesta sexta-feira. Quando pagou 5,5 bilhões de reais por cerca de 73 por cento da empresa, a Enel fechou a compra do controle da Eletropaulo após uma oferta pública de aquisição efetivada no mês passado. Posteriormente, a companhia anunciou uma ampliação na fatia, para 87,8 por cento.

– A fabricante de Alemania de equipamentos eólicos Nordex anunciou nesta terça-feira que conquistou um contrato para fornecer e instalar 191 turbinas eólicas com uma habilidade total de 595 megawatts em projetos da italiana Enel Green Power no Brasil. O negócio encarna o maior contrato já anunciado na história pela Nordex, que irá equipar o complexo eólico Lagoa dos Ventos, da Enel, que será construído no Piauí. Com o acordo, a habilidade total da Nordex em equipamentos eólicos no país passa a adicionar 1,9 gigawatts, entre equipamentos já instalados e em construção. A Nordex declarou que começará a instalar as turbinas a partir de outubro de 2019 e posteriormente vai prestar serviços aos equipamentos por ao menos dois anos.

Na terça-feira 26 de junho – A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a aquisição do controle societário da distribuidora de eletricidade paulista Eletropaulo pela italiana Enel, segundo despacho do órgão regulador publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira. A Enel havia fechado no começo do mês a compra de mais de 70 por cento das ações da Eletropaulo por cerca de 5,55 bilhões de reais, após uma oferta pública de aquisição pela empresa. De acordo com o despacho da Aneel, a Eletropaulo deveria mandar ao órgão documentos que comprovem a formalização da operação e como ficava a situação da empresa após o negócio no prazo de até 120 dias. Faz 2 meses, a Enel já havia obtido, ainda um aval prévio de o Conselho Administrativo de Defesa Econômica para o negócio por a Eletropaulo.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Enel aumenta participação na Eletropaulo para 93,3%, declara companhia
>>>>>Nordex fecha venda de 595MW em turbinas a parques eólicos da Enel no Piauí – July 10, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Enel 80 0 ORGANIZATION 7 italiana Enel: 1, a Enel: 2, A Enel: 3, (tacit) ele/ela (referent: A Enel): 1
2 Nordex 0 0 ORGANIZATION 6 Nordex: 1, A Nordex: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Nordex): 2, a Nordex: 2
3 Eletropaulo 0 0 ORGANIZATION 4 a Eletropaulo: 4
4 companhia 0 0 NONE 3 a companhia: 1, a empresa: 2
5 negócio 0 0 NONE 3 o negócio: 2, O negócio: 1
6 esta 120 0 NONE 2 esta: 2
7 Eletropaulo 0 0 PERSON 2 Eletropaulo: 2
8 ações 0 0 NONE 2 ações: 2
9 contrato 0 0 NONE 2 um contrato: 1, o maior contrato: 1
10 equipamentos 0 0 NONE 2 os equipamentos: 1, equipamentos eólicos: 1