Energia impulsiona inflação na zona do euro em setembro mas núcleo retarda

Por: SentiLecto

Faz 1 mês, a inflação em a zona de o euro agilizou em linha com as expectativas de o mercado devido principalmente a o salto em os custos de energia, mas o núcleo da alta dos custos perdeu força, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira.

Julian Evans-Pritchard realçou que a pequena ampliação mensal na inflação ao produtor reflete principalmente um ampliação “insustentável” no custo mundial do petróleo. Julian Evans-Pritchard é economista sênior da Capital Economics.

Na sexta-feira 28 de setembro a pressão de custos havia enfraquecido inesperadamente nos 19 países da zona do euro neste mês, dados que deviam ampliar as preocupações no Banco Central Europeu no momento em que se preparava para diminuir as medidas de estímulo econômico.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que os custos ao consumidor nos 19 países que utilizam o euro progrediram 0,5 por cento em setembro sobre o mês anterior, registrando uma alta de 2,1 por cento na comparação anual, equiparando as expectativas de economistas consultados pela Reuters.

Os custos da energia deram a maior contribuição para o resultado anual, de 0,9 ponto percentual, contra 0,57 ponto de serviços e 0,51 ponto de alimentos, álcool e tabaco.

O BCE deseja conservar a inflação abaixo mas próxima de 2 por cento em um horizonte de dois anos e planeja suspender no final do ano o programa de compras de títulos governamentais no mercado secundário que tinha o objetivo de impulsionar a inflação para mais perto da meta.

Na sua vez, a inflação ao produtor na China retardou pelo terceiro mês seguido em setembro em meio à fraqueza da dprocuradoméstica, imencionandomais pressão sobre a segunda maior economia do mundo no momento em que permanece tfrearem uumgcombatecomercial com os Estados Unidos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Energia impulsiona inflação na zona do euro em setembro mas núcleo retarda
>>>>>Inflação ao produtor na China desacelera em setembro e sinaliza demanda fraca – October 16, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Exportações da China em setembro crescem acima do esperado; superávit com EUA é recorde – October 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Secretário de Agricultura dos EUA diz que pacote de auxílio agrícola pode ser menor que o esperado – October 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump aceita renúncia de embaixadora dos EUA na ONU, diz fonte – October 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Kavanaugh adota novo tom após polêmico processo de confirmação à Suprema Corte dos EUA – October 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Autoridade do Ministério das Finanças da China diz estar ‘otimista’ sobre avanço em guerra comercial – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Preços ao produtor nos EUA se recuperam em setembro – October 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vendas no varejo dos EUA aumentam menos que o esperado em setembro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Mercados acionários na China têm sessão de recuperação, mas Xangai recua 7,6% na semana – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 inflação 100 0 NONE 4 A inflação: 1, a inflação: 3
2 dados 0 0 NONE 4 dados: 3, dados divulgados: 1
3 aumento 50 60 NONE 2 o pequeno aumento mensal: 1, um aumento insustentável: 1
4 por_cento 25 0 NONE 2 0,5 por_cento: 1, 2 por_cento: 1
5 países 0 0 NONE 2 os 19 países: 2
6 preços 0 0 NONE 2 os preços: 2
7 produtor 0 0 NONE 2 o produtor: 2
8 a fraqueza de a demanda doméstica 0 70 NONE 1 a fraqueza de a demanda doméstica: 1
9 as preocupações 0 60 NONE 1 as preocupações: 1
10 interromper 0 50 NONE 1 interromper: 1