Erdogan padece derrota em votações nas maiores cidades da Turquia

Por: SentiLecto

Tayyip Erdogan padeceu derrotas admiráveis em votações locais, com o partido governista AKP perdendo o controle da capital Ancara pela primeira vez dTayyip Erdogan padeceu derrotas admiráveis em votações locais, com o partido governista AKP perdendo o controle da capital Ancara pela primeira vez desde sua fundação, em 2001 Tayyip Erdogan é o presidente da Turquia. Tayyip Erdogan é o presidente da Turquia., e também a percurso de perder o maior dos prêmios em jogo, a cidade de Istambul.

Erdogan, que desde que chegou ao poder 16 anos atrás, domina a política de Turquia, e que vem conduzindo o país com severidade crescente, fez campanha incansavelmente nos dois meses anteriores à veleição que descreveu como uma “questão de sobrevivência” para a Turquia.

Erdogan domina a política de Turquia há mais de 16 anos graças, principalmente, a um forte crescimento econômico e suporte de um núcleo de islâmicos devotos e conservadores.

Na sábado 02 de março Tayyip Erdogan havia declarado que a taxa de inflação da Turquia cairia para 6 a 7 por cento dos atuais 19 a 20 por cento Tayyip Erdogan é o presidente de Turquia., mas não havia elucidado como pretendia alcançar o objetivo.

Uma vez que o declínio de Turquia rumo a uma recessão econômica pesou bastante no eleitorado, mas os comícios diários do presidente e a cobertura midiática majoritariamente positiva não conquistaram os eleitores das duas maiores cidades.

Emissoras de Turquia declararam que Mansur Yavas teve um triunfo claro em Ancara. Mansur Yavas é o candidato do inimigo Partido Republicano do Povo . Já em Istambul, o CHP tinha quase 28 mil votos de benefício enquanto se apuravam as últimas urnas.

“As pessoas votaram em defesa da democracia, elas selecionaram a democracia”, declarou o líder oposicionista Kemal Kilicdaroglu, dizendo que o secularista CHP tirou Ancara e Istambul do AKP e se conservou no baluarte litorâneo egeu de Izmir, a terceira maior cidade do país.

O comparecimento foi de 84,52 por cento, segundo a agência estatal de notícias Anadolu. A derrota do partido de raízes muçulmanas de Erdogan, que pareceu aceitar a derrota do AKP em Istambul, em Ancara foi um golpe apreciável para o presidente. Perder Istambul, metrópole três vezes maior do que a capital onde começou sua carreira política e serviu como prefeito nos anos 1990, seria um choque ainda maior.

Sadi Guven declarou aos repórteres que Ekrem Imamoglu teve 4.159.650 votos Sadi Guven é o presidente da Alta Comissão Eleitoral. Ekrem Imamoglu é candidato do CHP em Istambul., e o candidato e ex-primeiro-ministro do AKP, Binali Yildirim, teve 4.131.761.

A lira de Turquiade Turquiade Turquia, que oscilou bastante na semana anterior às evotações ecoando a crise monetária do ano passado, perdeu até 2,5 por cento em relação ao dólar na comparação com o fencerramentode sexta-feira., mas declarou que a maioria dos bairros da cidade foram fiéis à sua sigla.

Experiente militante, ele tem sido o político mais popular – embora também polêmico – da era contemporânea do país, ampliando seu poder nas votações do ano passado, nas quais foi inaugurada uma nova presidência executiva, aprovada em um ferrenho plebiscito em 2017.

O partido vai contestar os resultados onde for necessário, adicionou.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Turkey

Cities: Izmir

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Erdogan padece derrota em votações nas maiores cidades da Turquia
>>>>>Oposição na Turquia fica à frente de partido de Erdogan em eleição em Ancara – March 31, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Erdogan 0 100 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Erdogan): 3, Erdogan: 3
2 Istambul 0 0 PLACE 4 (tacit) ele/ela (referent: Istambul): 2, Istambul: 2
3 eleições 0 0 NONE 4 a votação: 2, as eleições: 1, eleições locais: 1
4 eu 135 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
5 por_cento 0 0 NONE 3 2,5 por_cento: 1, 20 por_cento: 1, 84,52 por_cento: 1
6 a derrota de o partido de raízes islâmicas de erdogan 100 160 NONE 2 A derrota de o partido de raízes islâmicas de Erdogan: 2
7 Tayyip Erdogan 0 75 PERSON 2 Tayyip_Erdogan (apposition: o presidente turco): 1, Tayyip_Erdogan (apposition: O presidente de a Turquia): 1
8 democracia 80 0 NONE 2 democracia: 1, a democracia: 1
9 CHP 0 0 ORGANIZATION 2 o CHP: 1, o secularista CHP: 1
10 a capital Ancara 0 0 PLACE 2 Ancara: 2