Esboço de comunicado do G20 evita compromisso explícito contra protecionismo, declara FT

Por: SentiLecto

O G20, bloco que reúne os 20 países mais industrializados, está desenhando um comunicado que vai excluir um compromisso explícito de lutar o protecionismo, o que pode auxiliar a evitar uma repetição da fricção entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e líderes globais no domo do ano passado, noticiou o Financial Times, que o esboço do comunicado obtido pelo FT pede que os países conservem seus mercados abertos, conservem comércio multilateral e garantam condições iguais, reportou o jornal, nesta quarta-feira. Antes que o domo de 2018 inicie em Buenos Aires em 30 de novembro, o documento pode mudar , segundo o jornal.

Trump, em um comunicado divulgado pela Casa Branca, mencionou que não tinha intenção de cancelar contratos militares com Riad, declarando que “se cancelarmos esses contratos, a Rússia e a China seriam os grandes beneficiários”.Donald Trump declarou nesta terça-feira que os Estados Unidos pretendem permanecer como “parceiros firmes” da Arábia Saudita, embora “possa bastante bem ser” que o príncipe saudita Mohammed bin Salman tivesse conhecimento do homicídio do jornalista Jamal Khashoggi. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

Na terça-feira 13 de novembro Donald Trump havia declarado que os Estados Unidos estavam conversando novamente com a China sobre o comércio, classificando as negociações como um desenvolvimento “bastante positivo”. Donald Trump é o principal assessor econômico do presidente dos Estados Unidos.

No entanto, não há nenhum compromisso explícito de lutar o protecionismo, reportou o FT. Terminalogias antiprotecionistas têm sido parte de compromissos dos G20 desde que instituiu-se o fórum em 2008, declarou o jornal.

Trump tem promovido uma postura mais protecionista no comércio ao buscar instituir acordos comerciais bilaterais e renegociar acordos multilaterais, desde que assumiu a posição em 2017.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Argentina

Cities: Buenos Aires

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Esboço de comunicado do G20 evita compromisso explícito contra protecionismo, declara FT
>>>>>Trump diz que EUA pretendem permanecer como parceiros firmes da Arábia Saudita – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 90 0 PERSON 4 Donald_Trump (apposition: o principal assessor econômico de o presidente de os Estados_Unidos): 1, Trump: 2, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 1
2 FT 0 0 ORGANIZATION 4 o FT: 2, (tacit) ele/ela (referent: o FT): 2
3 comunicado 0 0 NONE 3 um comunicado divulgado: 1, um comunicado: 2
4 comércio 0 0 NONE 3 comércio multilateral: 1, o comércio: 2
5 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
6 jornal 0 0 NONE 3 o jornal: 3
7 Financial Times 0 0 ORGANIZATION 2 o Financial_Times: 2
8 bloco 0 0 NONE 2 bloco: 2
9 combater o protecionismo 0 0 NONE 2 combater o protecionismo: 2
10 compromisso 0 0 NONE 2 um compromisso explícito: 1, nenhum compromisso explícito: 1