Estado do Rio paga, nesta quinta-feira, os salários de janeiro dos servidores públicos

Por: SentiLecto

Faz 2 dias, o governo de o Rio anunciou que irá pagar de maneira integral os salários de janeiro de os cerca de 470 mil servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas em a próxima. A quitação ocorrerá dentro do calendário firmado pelo Estado, que calcula depósitos até o 10º dia útil do mês seguinte ao trabalhado. De acordo com o Palácio Guanabara, a folha líquida vai custar R$ 1,72 bilhão. Os pagamentos serão feitos ao longo do dia, mesmo após o expediente bancário. A confirmação foi feita no final da tarde desta terça-feira.

Na Prefeitura do Rio, os créditos são possíveis até o limite de 40% do salário bruto adicionados os descontos com IR e Previdência. No caso de créditos imobiliários, o percentual sobre para 70%.

No domingo 27 de janeiro de janeiro de 2014 a dezembro de 2018, o funcionalismo estadual havia perdido 43.064 servidores ativos, havia visto o número de aposentador cair em 8% e havia consolidado uma ampliação de 21% no número de pensionistas . Os números disseminavam o cenário de recuo do investimento em serviços públicos por meio de funcionários concursados e retratavam, também, o tamanho da crise que havia congelado a gestão estadual a partir de 2015.

O anúncio do governo confirma o que o EXTRA antecipou na última semana de que antecipações não estavam nos planos. O Estado lidou com uma ampliação apreciável na folha de pagamento neste começo de ano. Faz 5 anos, houve a aplicação de a última parcela de os reajustes aprovados para policiais militares e civis, delegados, bombeiros e agentes penitenciários.

Procurados, o governo do Estado informou que a oferta de empréstimos e os acordos são de responsabilidade dos bancos. A Prefeitura também mencionou que as normas para concessão dos empréstimos depende das avaliações que são feitas pelas instituições financeiras. Em caso de cobrança duplicada — no contracheque e na conta corrente —, as gestões pedem para que o servidor informe o banco e cobre o estorno.

O valor líquido da folha de janeiro é de R$ 1,72 bilhão. Os pagamentos serão efetuados ao longo do dia, mesmo após o término do expediente bancário.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Estado do Rio paga, nesta quinta-feira, os salários de janeiro dos servidores públicos
>>>>>Mesmo com salários em dia, servidores seguem com dificuldades na busca por consignados – February 11, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 o Estado 0 0 PLACE 3 O Estado: 1, o Estado: 2
2 servidores 60 0 NONE 2 470_mil servidores públicos ativos aposentados e pensionistas: 1, 43.064 servidores ativos: 1
3 créditos 40 0 NONE 2 créditos imobiliários: 1, os créditos: 1
4 Prefeitura 0 0 ORGANIZATION 2 A Prefeitura: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Prefeitura): 1
5 aumento 0 0 NONE 2 um aumento de %21: 1, um aumento considerável: 1
6 avaliações 0 0 NONE 2 as avaliações: 2
7 o tamanho de a crise 0 0 NONE 2 o tamanho de a crise: 2
8 r 0 0 NONE 2 R: 2
9 cair em %8 0 60 NONE 1 cair em %8: 1
10 o limite de %40 de o salário bruto 0 50 NONE 1 o limite de %40 de o salário bruto: 1