Estoque de minério de ferro da China poderia construir fileira de carros até a lua

Por: SentiLecto

Se os automóveis fossem empilhados, os estoques em nível lembre de minério de ferro nos portos chinos poderiam produzir aço suficiente para 107 milhões de carros, mais que três vezes as vendas anuais de veículos no país, ou o suficiente para alcançar a lua uns sobre os outros.

Com o mercado de aço na China mostrando sinais de cansaço após uma recuperação no final do ano passado, os enormes estoques de mais de 150 milhões de toneladas de minério de ferro podem se tornar uma ameaça para os custos da commodity, segundo operadores e analistas de mercado.

Os mercados acionários chinos progrediram nesta quinta-feira e concluíram na máxima de dois anos, sustentados por ganhos robustos nos setores bancário e de infraestrutura.

Na sexta-feira 12 de janeiro as importações de minério de ferro pela China haviam caído 11 por cento em dezembro ante o mês anterior, mas as compras no acumulado do ano haviam encarnado uma alta recorde, segundo dados de alfândega divulgados nesta sexta-feira, com o maior consumidor mundial da commodity adquirindo mais matérias-primas para impulsionar a produção de aço.

Uando a consultoria SteelHome começou a compilar os dados, com uma resiliente procura por aço e ações de guerrazinha à poluição, que incluíram o fencerramentode usinas, o volume de minério de ferro importado nos maiores portos dchinosatingiu 154,43 milhões de toneladas em 19 de janeiro, alta de quase 30 por cento ao longo de 12 meses e o maior nível desde 2004, q.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,58 por cento, a 4.272 pontos.

“Há minério de ferro demais nos portos, e isso pressionará os custos para baixo”, declarou um operador de minério de ferro em Xangai. “Se o volume continuar a aumentar, operadores serão forçados a vender mais barato”.

Cerca de 37 por cento dos estoques nos portos pertencem a operadores de mercado, enquanto o restante é de usinas, segundo a SteelHome. Faz 1 ano, ambos os grupos aumentaram as importações, conforme os custos domésticos de o aço subiram quase 50 por cento, em parte devido a cortes de produção para lutar a poluição.

Os fechamentos na campanha anti-poluição ajudaram também a elevar a demanda por minério de ferro importado de melhor qualidade, principalmente da Austrália e do Brasil, que conseguem produzir mais com menos emissões.

O Barclays estimou que a produção de aço anual china tem que cair ante o recorde do ano passado, de 831,7 milhões de toneladas, para 820 milhões de toneladas, mencionando uma desaceleração no setor de imóveis e uma mudança para uma economia focada em “característica” ao invés de “quantidade”.

Os índices acionários chinoschinos fecharam em nova máxima de dois anos nesta sexta-feira, com o as ações de Xangai registrando a quinta semana seguida de ganhos, uma vez que os bancos aumentaram o rali e após o país registrar a primeira aceleração do crescimento anual em sete anos.Os mercados acionários chinoschinos aumentaram os ganhos nesta segunda-feira, com o índice de blue-chips chegando à máxima de 31 meses, aauxiliadospelos ganhos das ecompanhiasde consumo e saúde além das ações de tecnologia.

Faz 1 ano, as importações de minério de ferro também tiveram um recorde, de 1,075 bilhão de toneladas, com Austrália e Brasil como principais provedores, com quase 80 por cento de o total. As importações do Irã e indianas, no entanto, aumentaram em dois dígitos.

O minério de ferro fechou a 76,75 dólares a tonelada na sexta-feira, queda de 3 por cento ante um pico de 4 meses e meio tocado no começo de janeiro.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: India, China, Brazil, Australia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Estoque de minério de ferro da China poderia construir fileira de carros até a lua
>>>>>Setores bancário e de infraestrutura levam índices acionários da China a máximas de 2 anos – January 18, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Gasolina, etanol e diesel atingem novas máximas nos postos na semana passada, diz ANP – January 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Ibovespa renova máximas em dia de feriado nos EUA em dia de vencimento de opções – January 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ibovespa renova máxima intradia, mas fecha praticamente estável após S&P cortar rating do Brasil – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Bovespa tem leve alta após duas quedas, em dia de agenda esvaziada – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Bovespa opera em queda após corte de rating pela S&P – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Índices europeus terminam com leves oscilações com commodities pesando sobre ações – January 16, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ações chinesas sobem apesar de fraco desempenho da balança comercial – January 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Inflação ao produtor na China em dezembro é a mais fraca em 13 meses em meio à guerra contra a poluição – January 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ibovespa opera sem viés firme com tentativa de ajuste após rali recente – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ações europeias atingem maior nível desde agosto de 2015; Ablynx dispara – January 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Wall St abre em nível recorde com avanço das ações de saúde e bancos – January 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ações de saúde e bancos pesam e Wall St interrompe sequência de altas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices acionários da China registram 8º dia de alta com ganhos em setores de saúde e consumo – January 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Índices da China têm novas máximas de 2 anos após dados sólidos do PIB – January 19, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Índice acionário de blue-chips da China atinge máxima de 31 meses com ações de consumo – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
2 toneladas 0 0 NONE 4 toneladas: 4
3 ganhos 80 0 NONE 3 ganhos: 1, ganhos robustos: 1, os ganhos: 1
4 aço 20 0 NONE 3 aço: 2, aço suficiente: 1
5 estoques 0 0 NONE 3 os enormes estoques: 1, Os estoques: 1, os estoques: 1
6 os mercados acionários de a china 25 0 NONE 2 Os mercados acionários de a China: 2
7 a China 0 0 PLACE 2 a China: 2
8 alta 0 0 NONE 2 alta de quase 30: 1, uma alta recorde: 1
9 minério de ferro 0 0 NONE 2 minério de ferro: 2
10 nível 0 0 NONE 2 nível: 1, o maior nível: 1