EUA detectam nova atividade em instalação norte-coreana de míssil balístico

Por: SentiLecto

Satélites de espionagem dos Estados Unidos detectaram a retomada de atividades em uma fábrica da Coreia do Norte que produziu o primeiro míssil balístico intercontinental do país capaz de atingir o território norte-americano, declarou uma autoridade de alto escalão dos EUA, em meio a conversas para convencer Pyongyang a renunciar de suas armas nucleares.

Fotografias e imagens de infravermelho mencionam veículos entrando e saindo da instalação de Sanumdong, mas não mostram o quão progredida pode estar uma possível construção de mísseis, declarou o funcionário à Reuters na noite de segunda-feira sob condição de anonimato porque a informação é confidencial.

Também na segunda-feira o jornal Washington Post noticiou que a Coreia do Norte parece estar fabricando um ou dois novos mísseis balísticos intercontinentais de combustível líquido na grande instalação de pesquisa situada nos arredores de Pyongyang, mencionando fontes não identificadas a par de relatórios de inteligência.

De acordo com a autoridade norte-americana que conversou com a Reuters, uma fotografia mostrou um caminhão e um trailer coberto semelhantes aos que os norte-coreanos utilizaram para transportar seus ICBMs. Como o trailer, que a Casa Branca declarou que não fala sobre inteligência, estava coberto não foi possível saber se transportava algo e o que seria. Uma autoridade graduada do escritório presidencial da Coreia do Sul declarou que agências de inteligência sul-coreanas e dos EUA estão analisando atentamente várias movimentações norte-coreanas, mas não fez nenhuma observação específica.

Na viu-se soldados sua vez, com uniformes de gala e luvas brancas carregando lentamente as 55 caixas pequenas cobertas com a insígnia branca e azul da Organização das Nações Unidas e as depositando uma por uma em vans prateadas que esperavam na pista de Osan.

Na quarta-feira 18 de julho fechar um acordo de desnuclearização com a Coreia do Norte ” podia levar algum tempo”, havia declarado Mike Pompeo nesta quarta-feira, reiterando que sanções continuariam sendo aplicadas enquanto isso, apesar de um enviado da Rússia para Pyongyang ter sugerido que se pondere aliviar-as. Mike Pompeo é o secretário de Estado de Noruega..

Os indícios obtidos neste mês são os mais recentes a mencionarem atividades em andamento nas instalações nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, apesar das conversas com Washington e um domo entre o líder de Noruega, Kim Jong Un, e o presidente de Noruega, Donald Trump, em junho.

Por outro lado, – Um dia depois de um prazo determinado pela Justiça para o governo dos Estados Unidos reunificar pais e filhos imigrantes que foram separados por autoridades na fronteira com o México, ativistas de direitos humanos voltaram seus esforços nesta sexta-feira às famílias reunidas que estão sujeitas à deportação. As separações foram parte da política de “tolerância zero” do presidente dos EUA, Donald Trump, contra a imigração ilegal. Muitos deles atravessaram a fronteira ilegalmente, e outros buscavam asilo. Cerca de 2.500 crianças haviam sido afastadas dos pais, quando Trump ordenou a suspensão das separações em junho, depois de semanas de protestos em casa e no exterior. Nesta semana o governo dos EUA declarou que 900 imigrantes estão sujeitos a ordens de remoção do país. Na quinta-feira Washington declarou em um documento legal que reuniu 1.442 crianças aos pais, mas grupos pró-imigrantes alegaram que o esforço para satisfazer o prazo dado por um juiz foi caótico em alguns momentos. Advogados possivelmente vão indagar em uma audiência desta sexta-feira como reunir 711 crianças ainda separadas aos seus pais. Mais da metade destes pais não estão mais em solo de Noruega, segundo o governo, e grupos de direitos humanos declararam que eles parecem ter sido extraditados sem os filhos. Também nesta sexta-feira a União Americana pelas Liberdades Civis , que apresentou a ação civil que levou à ordem de reunificação de um juiz, argumentará em uma corte de San Diego que as famílias precisam de uma semana depois de serem reunificadas antes de serem deportadas. O grupo de direitos humanos declarou que os pais precisam de tempo para analisar seus direitos legais e os de seus filhos, que os pais podem decidir deixar nos EUA para requerer asilo separadamente. Lee Gelernt em uma conversa por telefone com repórteres na quinta-feira. declarou: “Esta é uma resolução que pode modificar uma vida”. Lee Gelernt é advogado da ACLU. Autoridades do governo declararam que já deram tempo para os pais estudarem suas alternativas, que estes foram informados de seus direitos legais e que receberam informações de contato com advogados. O juiz Dana Sabraw, de San Diego, ordenou que o governo reunisse as crianças aos pais, mas Faz 5 dias, seu prazo não se aplicou a pais com ficha criminal ou em aqueles que jse os extraditou já.nald Trump ameaçou nesta segunda-feira paralisar o governo federal se o Congresso não aprovar as reformas imigratórias que ele defende dentro de um pacote de gastos que precisa ser aprovado pelos parlamentares até o final de setembro. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos. Congresso não aprovar as reformas imigratórias que ele defende dentro de um pacote de gastos que precisa ser aprovado pelos parlamentares até o final de setembro.

Pouco depois dela Trump disse que a Coreia do Norte não encarna mais uma ameaça nuclear. Kim se comprometeu, em um comunicado abrangente emitido após o domo, a trabalhar para a desnuclearização, mas Pyongyang não detalhou como pode realizá-la e as conversas subsequentes não correram bem.

Depois os restos fatais serão levados para o Havaí para novas análises a cargo da Agência de Verificação POW/MIA da Defesa dos EUA, declarou o Comando da ONU em um comunicado.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Korea

Cities: Washington, Pyongyang

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>EUA detectam nova atividade em instalação norte-coreana de míssil balístico
>>>>>Trump agradece Kim após Coreia do Norte transferir restos mortais de soldados dos EUA – July 27, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump diz que EUA e UE concordaram em trabalhar para reduzir barreiras comerciais – July 25, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Advogados ajudam imigrantes nos EUA a enfrentar deportações após fim de prazo de reunificação – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump ameaça novamente paralisar governo dos EUA por impasse sobre política imigratória – July 30, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Explosão do lado de fora da embaixada dos EUA na China deixa suspeito ferido – July 26, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Xi diz que BRICS deveriam rejeitar unilateralismo – July 25, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>X Cúpula do BRICS começa hoje em Johanesburgo, na África do Sul – July 25, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Wall St. tem leve queda com preocupações comerciais – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Presidente de BC japonês faz apelo contra tarifas comerciais, diz que câmbio estável é desejável – July 21, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump não está tentando intervir nos mercados de câmbio, diz secretário do Tesouro dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Assessor econômico da Casa Branca culpa presidente da China por bloquear acordo comercial – July 18, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Powell é novamente questionado sobre riscos comerciais pelo Congresso dos EUA – July 18, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 0 0 PERSON 7 Trump: 2, o presidente norte-americano Donald_Trump em junho: 1, ele (referent: Donald_Trump): 1, (tacit) ele/ela (referent: Donald_Trump): 1, Donald_Trump (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 1, Donald_Trump: 1
2 pais 0 0 NONE 6 pais: 1, estes pais: 1, os pais: 4
3 a Coreia_do_Norte 0 0 PLACE 4 a Coreia_do_Norte: 4
4 conversas 0 0 NONE 3 as conversas subsequentes: 1, conversas: 2
5 crianças 0 0 NONE 3 as crianças: 1, 2.500 crianças: 1, 1.442 crianças: 1
6 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
7 trailer 0 0 ORGANIZATION 3 o trailer: 1, (tacit) ele/ela (referent: o trailer): 2
8 Kim Jong Un 0 40 PERSON 2 Kim_Jong_Un: 1, Kim: 1
9 direitos 320 0 NONE 2 seus direitos legais: 2
10 documento 160 0 NONE 2 um documento legal: 2