EUA e China começam negociações comerciais; se diminui papel de Navarro , declaram autoridades

Por: SentiLecto

Os Estados Unidos e a China começarão negociações comerciais nesta quinta-feira em uma tentativa de evitar um combate comercial, com o maior crítico da China na Casa Branca relegado a um papel secundário, declararam na quarta-feira autoridades do governo norte-americano.

– Os Estados Unidos desejam que a China forneça um programa sobre como vai abrir seus mercados às exportações dos EUA, já que os dois países ainda estão “mbastantedistantes” de resolver oasafricçõescomerciais, ddeclarouo embaixador nde Noruegana China, Terry Branstad, nesta terça-feira. Washington e Pequim sugeriram dezenas de bilhões de dólares em tarifas nas últimas semanas, alimentando preocupações de um combate comercial que poderia prejudicar as cadeias mundiais de abastecimento e afetar os planos de investimentos das companhias. Neste mês, uma comissão dos EUA liderada pelo secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, exibiu à China uma lista de epré-requisitopara lidar com alegações de rassaltode propriedade intelectual e outras políticas comerciais que Washington considera injustas. Os dois países não chegaram a um acordo sobre a longa lista de procuras dos EUA e decidiram recomeçar as negociações em Washington. Branstad, alegando que a China não satisfez as promessas de abrir sua área de seguros e serviços financeiros, além de diminuir as tarifas de automóveis declarou: “Ainda estamos bastante distantes”. “Há muitas áreas onde a China prometeu fazer, mas não o fez. Desejamo ver um programa. Desejamo ver essas coisas ocorrerem logo”, declarou ele em uma conferência em Tóquio. Branstad também declarou que Donald Trump gostaria de ver uma “ampliação significativa” nas exportações de alimentos para a China. Donald Trump é o presidente dos EUA. Ele declarou: “Gostaríamos de ver a China sendo tão aberta quanto os Estados Unidos”. A gestão Trump traçou uma linha dura nas negociações comerciais com a China, exigindo um corte de 200 bilhões de dólares no superávit comercial chinês com os Estados Unidos, tarifas mais baixas e subvenções tecnológicas avançados. “Ainda estamos esperançosos de que a reunião acontecerá, e vamo continuar nesse percurso, mas ao mesmo tempo estamos preparados para que essas negociações possam ser duras”, declarou Sanders em entrevista à Fox News.”O ‘Washington Post’ e a ‘CNN’ têm tipicamente escrito histórias falsas sobre as nossas negociações comerciais com a China. Nada ocorreu com ZTE, exceto como ela pertence ao grande acordo de comércio. Nosso país tem perdido centenas de bilhões de dólares por ano com a China…”, iniciou o presidente de America em uma série de mensagens no Twitter.

Na terça-feira 08 de maio a principal autoridade econômica china visitaria Washington npara recomeçar as negociações comerciais com o governo norte-americano, havia informado a Casa Branca na segunda-feira, após debates em Pequim nterem concluído sem acordo sobre uma longa lista de procuras comerciais dos Estados Unidos.

Peter Navarro, assessor de indústria e comércio da Casa Branca, não vai ter um papel principal na equipe dos EUA, declararam duas autoriddes. Em vez disso, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin; o secretário do Comércio, Wilbur Ross; e o Representante de Comércio, Robert Lighthizer, liderarão a comissão norte-americana nas negociações com Liu He principal assessor econômico do presidente Xi Jinping. Liu He é o vice-primeiro-ministro de China.

Navarro participou de uma rodada inicial de negociações há duas semanas em Pequim que levou a apresentações de uma série de exigências comerciais de cada lado. A mudança na posição de Navarro ocorre em meio a uma crescente divergência em relação à política comercial com Mnuchin, que é aem defesa deacordos mais viáveis para abrir a economia da China a empresas dos EUA e aliviar ameaças tarifárias.

Navarro e Mnuchin tiveram um debate acalorado na viagem a Pequim e o relacionamento ficou tão abalado que alguns participantes chegaram a questionar abertamente como eles se relacionariam dentro do mesmo aeronave no longo voo entre os EUA e a China, declarou uma pessoa familiarizada com o episódio.

As tarifas, que visam peças elétricas e de maquinários, automóveis e TVs de tela plana chineses, podem entrar em forcita no começo de junho. Elas podem ser seguidas de uma rodada adicional de mais 100 bilhões de dólares sobre bens chineses ainda a serem identificados.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>EUA e China começam negociações comerciais; se diminui papel de Navarro , declaram autoridades
>>>>>EUA e China ainda estão ‘muito distantes’ no comércio, diz embaixador norte-americano – May 15, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump diz que vai ajudar chinesa ZTE a ‘voltar aos negócios’ – May 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Negociadores não conseguem chegar a acordo sobre Nafta e Trump realiza novo ataque – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ford enfrenta atrasos nos portos da China em meio a atrito comercial, dizem fontes – May 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Desequilíbrio comercial da China com os EUA é problema de longo prazo, diz presidente do BC chinês à Caixin – May 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Delegação de Trump exige que China reduza superávit comercial em U$200 bi e corte tarifas – May 04, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Vendas de soja dos EUA para China param por disputa comercial, diz CEO da Bunge – May 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump anuncia negociações comerciais com a China e eventual encontro com Xi – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Mercados acionários da China avançam com expectativa de retomada de negociações com os EUA – May 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices acionários europeus recuam com resultados corporativos e preocupações comerciais em Wall St – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Expansão de serviços da China acelera em abril com aumento de novas encomendas, mostra PMI do Caixin – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Casa Branca diz que negociações comerciais com China continuarão em Washington na próxima semana – May 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China e EUA estabelecem mecanismo de trabalho para evitar “guerra comercial” – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA e China realizam “conversa franca” sobre relações comerciais – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Índices acionários da China avançam com sinais de alívio nas tensões comerciais com os EUA – May 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices acionários europeus avançam impulsionados por ações de petróleo após EUA deixarem acordo nuclear do Irã – May 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Wall Street reduz perdas depois que Trump encerra acordo com o Irã – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Mercados acionários da China têm leve queda pressionado pelo setor financeiro – May 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Pedidos à indústria alemã caem inesperadamente pelo terceiro mês consecutivo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Preços ao consumidor dos EUA sobem menos do que o esperado em abril – May 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices acionários da China avançam com otimismo econômico apesar de tensão comercial com EUA – May 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices de Wall St sobem e Apple se aproxima de US$ 1 tri em valor de mercado – May 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Apple lidera alta em Wall Street; rali de energia perde força – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Wall St sobe com alta no petróleo após EUA sair de acordo com Irã – (Extraoglobo-pt)
>>>>>EUA ainda esperam por cúpula com Coreia do Norte, diz Casa Branca – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump nega ter “cedido” perante China ao pedir revisão de sanção a ZTE – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 a China 0 0 PLACE 11 (tacit) ele/ela (referent: a China): 3, a China: 8
2 nós 88 80 NONE 6 (tacit) nós: 6
3 negociações 0 0 NONE 4 as negociações comerciais: 1, as negociações: 1, negociações comerciais: 1, nossas negociações comerciais: 1
4 Navarro e Mnuchin 80 35 PLACE 3 (tacit) eles/elas (referent: Navarro e Mnuchin): 2, Navarro e Mnuchin: 1
5 Os Estados_Unidos 110 0 PLACE 3 os Estados_Unidos: 2, Os Estados_Unidos: 1
6 Terry Branstad 0 0 PERSON 3 Branstad: 2, ele (referent: Branstad): 1
7 tarifas 0 0 NONE 3 tarifas: 1, As tarifas: 2
8 Steven Mnuchin 60 80 PERSON 2 Steven_Mnuchin: 1, (tacit) ele/ela (referent: Steven_Mnuchin): 1
9 acordo 60 0 NONE 2 acordo: 1, um acordo: 1
10 papel 50 0 NONE 2 um papel principal: 1, um papel secundário: 1