EUA e China precisam mudar curso de disputa comercial para auxiliar economia, declara OCDE

Por: SentiLecto

Se os dois países não voltarem atrás com as tarifas em sua disputa comercial, que vem prejudicando as perspectivas econômicas mundiais, o crescimento econômico chino e dos Estados Unidos pode ser 0,2% a 0,3% menor em 2021 e 2022 , declarou a OCDE nesta terça-feira.

Enquanto Pequim declarou que reagirá aumentando as taxas sobre 60 bilhões de dólares em produtos norte-americanos, donald Trump aumentou as tarifas sobre 200 bilhões de dólares em importações de China de %10 para %25. Donald Trump é o presidente dos EUA.

A economia mundial deve aumentar somente 3,2% este ano, já que o crescimento dos fluxos de comércio caiu quase pela metade em 2019, para somente 2,1%, declarou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico em sua perspectiva econômica bianual.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma fez sua avaliação durante uma conferência de jornalismo realizado em Pequim.

Na segunda-feira 13 de maio os mercados de ações dos Estados Unidos haviam mergulhado nesta segunda-feira, após a China desafiar Washington e anunciar tarifas retaliatórias, no mais recente episódio da cada vez mais beligerante disputa comercial entre os dois países, o que havia feito investidores escaparem da renda mutável em busca de ativos menos arriscados.

Esse seria o ritmo mais lento do crescimento econômico mundial desde 2016 e ligeiramente abaixo da última previsão da organização com sede em Paris em março, de um crescimento de 3,3%.

A economia mundial deve se sair um pouco melhor no próximo ano, com uma taxa de crescimento de 3,4%, mas exclusivamente se os Estados Unidos e a China recuarem das ampliações de tarifas anunciados neste mês.

A OCDE declarou que o crescimento na China e nos Estados Unidos poder ser de 0,2% a 0,3% menor em média até 2021 e 2022 se as duas nações não mudarem o curso na disputa comercial.

O jornal declarou que Wang Yang declarou a uma comissão de empresários de Taiwan cujas companhias estão acolhidas na China que o pior cenário do combate comercial era de uma queda de 1 ponto percentual no crescimento do PIB este ano. Wang Yang é membro do Comitê Permanente do Partido Comunista de China.Trump durante acontecimento com corretores imobiliários em Washington declarou: “A União Europeia nos trata, eu declararia, pior que a China, eles só são menores”.

Sem levar em conta a última rodada de ampliação de tarifas, a OCDE calculou que os Estados Unidos vão ultrapassar outras grandes economias desenvolvidas com um crescimento de 2,8% este ano, acima dos 2,6% projetados pela organização em março.

Mesmo que as novas ampliações tarifárias não tenham, a maior economia do mundo deve padecer uma desaceleração para 2,3% no ano que vem sido considerados.

A China, que não é um país da OCDE, tem procurado animar sua economia, mas o crescimento ainda tem que cair de 6,2% este ano para 6,0% em 2020, a menor taxa em 30 anos para a segunda maior economia do mundo.

O órgão de planejamento estatal da China declarou nesta sexta-feira que as disputas comerciais com os Estados Unidos tiveram algum efeito na economia de China, mas que isso é “controlável” e contramedidas serão implementadas quando necessário para “conservar as operações econômicas dentro de uma faixa razoável”.

Investidores mundiais estão observando atentamente para ver quanto mais suporte Pequim depois que a China já afrouxou a política monetária, injetará para sustentar o crescimento, cortou impostos e permitiu que governos locais emitissem títulos especiais para financiar projetos de infraestrutura.

A economia dependente das exportações do Japão está padecendo com a queda nos fluxos comerciais, com crescimento esperado de somente 0,7% em 2019 e 0,6% em 2020, abaixo das previsões de março da OCDE de 0,8% e 0,7%, respectivamente.

Enquanto isso, a OCDE aumentou a previsão de crescimento de o Reino Unido para %1,2 este ano, se protelou a perspectiva de saída britânica de a União Europeia , ante %0,8 anteriormente, já que . Em 10 meses, o crescimento de o Reino Unido terá que cair para %1,0, uma projeção marginalmente melhor do que os %0,9 esperados

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: China, United States, United Kingdom, France

Cities: Paris

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>EUA e China precisam mudar curso de disputa comercial para auxiliar economia, declara OCDE
>>>>>China diz que impacto econômico das tensões comerciais com os EUA é ‘controlável’ – May 17, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Crescimento das vendas no varejo da China cai para mínima de 16 anos – May 15, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Aço sobe na China por esperança de acordo com EUA; minério avança – May 10, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em reviravolta, Trump anuncia aumento de tarifas dos EUA sobre produtos chineses – May 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China e EUA iniciam nova rodada de negociações para evitar a guerra comercial – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China e EUA concluem mais uma reunião para encerrar guerra comercial – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump escolhe defensor de muro na fronteira para comandar agência de imigração dos EUA – May 05, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices europeus encerram em queda na esteira de ameaças tarifárias de Trump sobre a China – May 06, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices chineses têm maior queda em mais de 3 anos com ameaças tarifárias – May 06, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump critica China por comércio e diz que não vai mais perder para Pequim – May 06, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump anuncia aumento de tarifa dos EUA sobre produtos da China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA dizem que China renegou compromissos comerciais, negociações continuam – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz que negociações comerciais com China continuarão; tarifas podem ou não ser removidas – May 10, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Bolsas dos EUA caem diante de temores comerciais entre EUA e China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que recebeu uma ‘bela carta’ do presidente da China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump inicia processo para aumentar tarifas sobre importações remanescentes da China – May 10, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA sobem 25% de suas tarifas para milhares de produtos chineses – May 10, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China avalia suspensão da próxima rodada de negociações comerciais com EUA – May 06, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA intensificam guerra comercial em meio a negociações, China diz que vai retaliar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump alerta China a não retaliar contra aumento de tarifas – May 13, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz ‘não ter pressa’ para finalizar acordo comercial com a China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz que ficará feliz em manter tarifas sobre importações chinesas em vigor – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump diz que negociações comerciais entre China e EUA não entraram em colapso – May 14, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China garante que negociações comerciais com os EUA continuarão em Pequim – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump defende negociações comerciais com a China e diz que EUA estão em posição melhor – May 14, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que não tem pressa para assinar acordo com China à medida que guerra comercial se agrava – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Autoridade chinesa afirma que guerra comercial com EUA pode reduzir crescimento este ano em 1 p.p., diz jornal – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump diz que UE trata EUA pior do que a China no comércio – May 17, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China responde aos EUA com aumento de tarifas sobre produtos americanos – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump mantém ameaça de tarifar quase todos produtos importados da China – May 14, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Após receber carta de Xi, Trump diz que acordo com a China é “possível” – May 09, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump receberá visita do primeiro-ministro da Hungria na Casa Branca – May 07, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump conversa por telefone com Putin sobre Venezuela, Ucrânia e C.do Norte – May 03, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump fala com Putin de Venezuela e pede permitir uma “transição pacífica” – May 03, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que Putin não quer intervir na Venezuela – May 03, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump anuncia sanções ao setor de metais industriais do Irã – May 08, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Carta da Casa Branca refuta relatório Mueller e diz que Trump tem direito de instruir equipe a não depor – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que ligação com Putin focou em ajuda humanitária para Venezuela – May 03, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Jornal diz que Trump está frustrado pelos poucos avanços para derrubar Maduro – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Trump exige que Irã negocie sobre programa nuclear e diz que não pode descartar ação militar – May 10, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>FBI diz que monitoramento de membros de equipe de Trump não é espionagem – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 A China 0 0 PLACE 9 a China: 7, A China: 2
2 Pequim 0 0 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: mais apoio Pequim): 3, (tacit) ele/ela (referent: Pequim): 2, Pequim: 2
3 crescimento 80 2 NONE 6 um crescimento de %2,8: 1, crescimento esperado: 1, o crescimento: 2, O crescimento econômico: 1, um crescimento: 1
4 OCDE 0 0 ORGANIZATION 6 (tacit) ele/ela (referent: A OCDE): 1, A OCDE: 1, a OCDE: 3, a OCDE de %0,8: 1
5 disputa 0 155 NONE 4 beligerante disputa comercial: 1, sua disputa comercial: 2, a disputa comercial: 1
6 Donald Trump 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 1, (tacit) ele/ela (referent: Donald_Trump): 1, Donald_Trump (apposition: O presidente de os EUA): 1, Trump: 1
7 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 4 os Estados_Unidos: 4
8 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
9 eu 12 97 NONE 2 (tacit) eu: 1, eu: 1
10 investidores 25 0 NONE 2 Investidores globais: 1, investidores: 1