EUA propõem que Rússia e Síria podem adulterar evidências em Douma; Moscou nega

Por: SentiLecto

Os Estados Unidos acusaram a Rússia nesta segunda-feira de bloquear inspetores internacionais de chegar à área de um possível ataque com gás venenoso na Síria e ddeclararamque russos ou sírios podem ter adulterado evidências no local.

“Quando um ataque à Síria aocorreria, njamaisddeclarou tuitou Trump.

Na segunda-feira 26 de março os Estados Unidos haviam anunciado que expulsariam 60 diplomatas da Rússia, juntando-se a governos de toda a Europa na adoção de ações contra o Kremlin em resposta a um ataque com um agente nervoso contra um ex-espião de Rusia no Reino Unido atribuído por potências ocidentais a Moscou.

Moscou negou a denúncia e culpou ataques retaliatórios a mísseis liderados pelos EUA contra a Síria no final de semana pelo atraso na inspeção.

No tenso fase após o possível ataque em Douma e a resposta do Ocidente, Washington também se preparou para ampliar pressão sobre Moscou, principal aliado do presidente sírio, Bashar al-Assad, com novas sanções econômicas. Ministros das Relações Exteriores da União Europeia ameaçaram medidas similares.

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e Emmanuel Macron enfrentaram críticas de oponentes políticos por suas resoluções de participar dos ataques aéreos. Emmanuel Macron é o presidente francês.

Na sua vez, “Quando julgarmos ser mais útil e eficiente, deveremos tomar resoluções no devido tempo”, declarou ele à rede TF1.Experts em armas químicas da Organização para a Proibição de Armas Químicas chegaram à Síria para investigar o suposto ataque com gás venenoso.

Faz 10 dias, a Síria e a Rússia negaram utilização de gás venenoso durante ofensiva em Douma que concluiu com a recaptura de a cidade que havia, sido o último reduto rebelde próximo em a capital Damasco.Organizações de ajudinha declaram que dezenas de homens, mulheres e crianças foram mortos. Se as matou imagens de jovens vítimas espumando por a boca e chorando em sofrimento colocaram a Síria – onde meio milhão de pessoas em os últimos sete anos – em o fronte de preocupação global novamente.

Inspetores da Organização para a Proibição de Armas Químicas , acolhida em Haia, viajaram à Síria na semana passada para ifiscalizaro local, mas ainda não tiveram acesso a Douma, que agora está sob controle do governo após retirada de rebeldes.

O embaixador de Noruega Kenneth Ward durante um encontro da Opaq em Haia nesta segunda-feira declarou: “É nosso entendimento que russos podem ter visitado o local do ataque”.

Declarou: “É nossa preocupação de que eles podem ter adulterado com a intenção de frustrar esforços da Missão de Descobertas de Fatos da Opaq para governar um inquérito eficaz”. A Reuters em o encontro a portas fechadas obteve seus observações.

Sergei Lavrov negou que Moscou tenha interferido com qualquer evidência. Sergei Lavrov é o ministro das Relações Exteriores da Rússia. À BBC declarou: “Eu posso garantir que a Rússia não adulterou o local”.TRUMP deseja MAIS SOLDADOS DOS EUA EM CASA

Dois dias após os ataques a mísseis que saudou como uma operação militar bem executada, o presidente Donald Trump ainda deseja levar para casa um pequeno número de soldados norte-americanos no norte da Síria, informou a Casa Branca.

Na quarta-feira, embora Trump tenha declarado antes que não “alardearia” seus planos para a Síria, ele escreveu no Twitter que mísseis “estão a percurso, lindos e novos e ‘inteligentes’!”

Mas a porta-voz Sarah Sanders declarou que ele não tinha um prazo para retirada. Trump também está disposto a se encontrar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, adicionou Sanders, embora mencionando que um encontro de tal espécie não é iminente.

A comissão britânica na Opaq acusou a Rússia e o governo Assad de bloquearem que inspetores chegassem a Douma. Em comunicado informou: “Acesso irrestrito é imprescindível”. “A Rússia e a Síria devem colaborar”.

Se as utilizaram documentar evidências para determinar se munições tóxicas proibidas , a equipe busca coletar amostras, interrogar testemunhas e embora não tenha licença para nomear culpa por o ataque.

O embaixador britânico Peter Wilson declarou em Haia que a ONU havia liberado os inspetores, mas que eles não conseguiram chegar a Douma porque a Rússia e a Síria não foram capazes de garantir segurança.

Moscou culpou pelos atrasos ataques aéreos, nos quais os EUA, a França e o Reino Unido miraram o que o Pentágono disse serem três instalações de armas químicas.

Uma autoridade do Ministério da Defesa da Rússia declarou mais tarde que experts da Opaq irão viajar a Douma na quarta-feira.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Syria, United States, Russian Federation, United Kingdom

Cities: Washington, Damascus

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>EUA propõem que Rússia e Síria podem adulterar evidências em Douma; Moscou nega
>>>>>Trump diz que ataque na Síria pode ocorrer ‘muito em breve ou nem tão logo assim’ – April 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Forças pró-governo esvaziam aeroportos e bases militares na Síria, diz observatório – April 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Irã diz que relatos de ataque químico na Síria são ‘desculpa’ para ação militar – April 08, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Índices acionários europeus recuam por tensões sobre Síria; Tesco apresenta resultado forte – April 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Índices acionários europeus avançam depois de presidente chinês aliviar temores de guerra comercial – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Índices acionários da China avançam com promessas de Pequim de abertura do setor financeiro – April 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Presidente da China promete abrir economia e cortar tarifas neste ano em meio a disputa comercial com China – April 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Índice acionário da China tem melhor dia em 7 semanas após presidente chinês aliviar temor de guerra comercial – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China diz que nunca recua diante de ameaças após enfrentamento comercial com EUA – April 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China busca na OMC resolução de disputas com EUA sobre tarifas para aço e alumínio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China diz estar preparada e não hesitará em responder se Trump for adiante com ameaça tarifária – April 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump propõe mais US$100 bilhões em tarifas contra China, cita propriedade intelectual – April 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump propõe mais US$100 bis em tarifas contra China, cita propriedade intelectual – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump ameaça com novas tarifas sobre bens da China e Pequim diz estar pronta para reagir – April 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China adota tarifas sobre produtos dos EUA e tensão comercial aumenta – April 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China notifica formalmente OMC sobre tarifas retaliatórias contra os EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>China critica tarifas dos EUA e ameaça com novas medidas – April 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Trump diz que tomará decisões sobre a Síria ‘muito em breve’ – April 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>CONSOLIDA-Trump sinaliza ataques contra Síria e critica Rússia por apoio a Assad – April 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump não definiu cronograma para resposta a ataque na Síria, diz Casa Branca – April 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Preços do petróleo atingem máximas desde 2014 por preocupações com mísseis – April 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Presidente chinês acalma preocupações comerciais e Wall Street sobe – April 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Wall Street sobe mas reduz ganhos após divulgação de buscas do FBI – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Oferta de petróleo preocupa por demanda forte e queda na produção, diz chefe da IEA – April 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Arábia Saudita se diz feliz com mercado de petróleo, não permitirá excesso de oferta – April 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Estimativas da demanda de petróleo estão convergindo, diz Opep – April 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Exportações de veículos do México sobem 7,5% em março, produção cai – April 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>EUA dizem que governo da Síria está por trás de ataque com armas químicas – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Donald Trump 20 75 PERSON 8 ele (referent: o presidente Donald_Trump): 1, (tacit) ele/ela (referent: o presidente Donald_Trump): 1, (tacit) ele/ela (referent: Trump): 1, o presidente Donald_Trump: 1, Trump: 4
2 a Síria 0 0 PLACE 6 a Síria: 6
3 eu 17 0 NONE 4 (tacit) eu: 3, Eu: 1
4 Douma 0 0 PLACE 4 Douma: 4
5 Moscou 0 0 PERSON 4 Moscou: 3, (tacit) ele/ela (referent: Moscou): 1
6 mísseis 230 0 NONE 3 mísseis: 2, mísseis liderados: 1
7 Douma 0 0 ORGANIZATION 3 a Douma: 3
8 Haia 0 0 PLACE 3 Haia: 3
9 Sarah Sanders 0 0 PERSON 3 Sanders: 1, porta-voz Sarah_Sanders: 1, ele (referent: porta-voz Sarah_Sanders): 1
10 preocupação 0 120 NONE 2 nossa preocupação: 2