EXCLUSIVO-Assassinato de Khashoggi complica ainda mais plano de Trump para ‘Otan árabe’, declaram fontes

Por: SentiLecto

A estratégia do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para conter o poder do Irã no Oriente Médio atraindo aliados árabes para uma coalizão de segurança apoiada por Washington já era problemática antes mesmo do homicídio do jornalista saudita Jamal Khashoggi. Agora, declaram três fontes dos EUA, o plano enfrenta novas complicações.

Se dissolveu assassinado Jamal Khashoggi relatos de que o corpo de o jornalista saudita em ácido precisam ser investigados, declarou Fuat Oktay em esta segunda-feira. Fuat Oktay é o vice-presidente da Turquia.

Faz 1 mês, a morte de Khashoggi dentro do consulado de a Arábia Saudita em Istambul provocou um motim internacional contra o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, e autoridades turcas e alguns parlamentares norte-americanos acusaram o governante de fato do reino de ter ordenado o homicídio.

A Aliança de Segurança do Oriente Médio pretende juntar os governos muçulmanos sunitas da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar, Omã, Barein, Egito e Jordânia em um convênio político, econômico e de segurança liderado pelos EUA para fazer frente ao Irã xiita.

Mas as desavenças entre aliados árabes, especialmente um boicote político e econômico ao Catar liderado pelos sauditas, vêm impedindo a criação da coalizão desde que Riad a sugeriu no ano passado.

Um domo nos EUA na qual Trump e os aliados árabes assinariam um acordo preliminar para a coalizão era esperada para janeiro, mas as três fontes norte-americanas e um diplomata do Golfo Pérsico declararam que agora a reunião parece incerta, adicionando que se a protelou já várias vezes.

Por outro lado, “A questão agora é quem deu as ordens. É isso que estamos tentando responder agora”, declarou. “Outra questão é onde o corpo está… Há relatos de que dissolveu-se o corpo com ácido agora. Todos esses precisam ser examinados”.

O assassinato de Khashoggi criou “um monte de problemas” para serem resolvidos antes de o plano –informalmente apelidado de “Otan árabe”– poder avançar, disse uma fonte dos EUA. Uma das questões é como Washington faria para o príncipe herdeiro saudita, conhecido pelas iniciais MbS, participar da domo sem provocar uma motim generalizada.

A fonte declarou: “Não é palatável”.

Na terça-feira uma autoridade de alto escalão do governo Trump negou que a morte de Khashoggi complique a melhoria da coalizão, declarando que a Mesa “é bastante maior do que um país e uma questão”.

Robert Malley, um dos principais conselheiros do ex-presidente Barack Obama para o Oriente Médio que hoje comanda o International Crisis Group, uma organização de prevenção de conflitos, declarou que vai ser difícil MbS comparecer àocdomode janeiro “dado o que aocorreue como as eafeiçõesestão à flor da pele”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, Saudi Arabia, Kuwait, Jordan

Cities: Washington, Kuwait

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>EXCLUSIVO-Assassinato de Khashoggi complica ainda mais plano de Trump para ‘Otan árabe’, declaram fontes
>>>>>Relatos de que Khashoggi foi dissolvido em ácido precisam ser analisados, diz vice-presidente turco – November 05, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 os governos muçulmanos sunitas de a Arábia_Saudita Emirados_Árabes_Unidos Kuwait Catar Omã Barein Egito e Jordânia 180 0 PLACE 4 (tacit) eles/elas (referent: os governos muçulmanos sunitas de a Arábia_Saudita Emirados_Árabes_Unidos Kuwait Catar Omã Barein Egito e Jordânia): 4
2 Robert Malley 100 0 PERSON 3 Robert_Malley um de os principais conselheiros de o ex-presidente Barack_Obama_para_o_Oriente_Médio: 2, (tacit) ele/ela (referent: Robert_Malley um de os principais conselheiros de o ex-presidente Barack_Obama_para_o_Oriente_Médio): 1
3 questão 0 0 NONE 3 Outra questão: 1, A questão: 2
4 a morte de khashoggi 0 140 NONE 2 A morte de Khashoggi: 1, a morte de Khashoggi: 1
5 ácido 0 80 NONE 2 ácido: 2
6 uma cúpula em os eua 0 0 NONE 2 Uma cúpula em os EUA: 2
7 Washington 0 0 PLACE 2 Washington: 2
8 aliados 0 0 NONE 2 aliados árabes: 2
9 corpo 0 0 NONE 2 o corpo: 2
10 relatos 0 0 NONE 2 Relatos de que: 1, relatos: 1