EXCLUSIVO-Exportadores chineses estão inquietados com nervosismo comercial entre EUA e China, mostra pesquisa

Por: SentiLecto

GUANGZHOU, China – Enquanto Washington e Pequim se enfrentam em uma disputa comercial, os exportadores chineses estão provando preocupação com um agravamento, embora muitos declarem que esperam que o pior seja evitado conforme as negociações continuam.

Mas Jia negou que a China tenha qualquer intenção de se intrometer nos temas latino-americanos, que, segundo ele, só correriam o risco de prejudicar seus laços com a região.

Na terça-feira 10 de abril BOAO/PEQUIM, China – O presidente da China, Xi Jinping, prometeu abrir mais a economia do país e diminuir tarifas de importação sobre produtos como carros, em um discurso visto como uma tentativa de aliviar a disputa comercial com os Estados Unidos.

Em uma pesquisa com 135 exportadores de China, 65 por cento disseram algumas “preocupações” sobre um combate comercial.

Mas somente 26 por cento esperam que enquanto os negociadores dos lados de China e norte-americano elaboram listas tarifárias que atualmente podem afetar cerca de 100 bilhões de dólares em bens de ambos os lados, um combate comercial em larga escala ocorra.

Stephen Chow uma fabricante de televisores de tela plana de Guangzhou declarou: “O trovão é bastante alto”. Stephen Chow é administrador sênior da Provision. “Mas as gotas de chuva podem ser bastante pequenas”. Ele adicionou: “as coisas não concluirão tão seriamente quanto declaram agora”.

Com somente fábricas de China com negócios nos Estados Unidos em certas categorias específicas devendo ser afetadas diretamente pelas tarifas, havia mais uma sensação de má adivinhação do que um pânico total na segunda-feira, com os corredores da Canton Trade Fair, a maior feira de comércio china, repletos de compradores.

Por outro lado, fazer isso mostraria “desprezo não somente pela China, mas também pela América Latina”, declarou Jia em uma entrevista, mencionando a história do colonialismo na América Latina.

A pesquisa governada pela Reuters mostrou que os exportadores de China estão mais preocupados com os preços de produção, novas encomendas e questões cambiais, do que com temores de um crescente protecionismo comercial.

Enquanto cerca de três quartos dos exportadores declararam que negociavam com os Estados Unidos, 46 por cento declararam que não esperavam “nenhuma mudança” em seus negócios este ano como resultado da briga comercial e cerca de um quarto esperava uma queda.

Em 1 ano, essa evolução vai ter uma pequena queda, e deve se situar em torno de 4%, abaixo da média de 4,8% registrada desde os anos 1990, mas claramente acima da média de 3% do fase posterior à crise financeira e econômica de 2008.Em 1 ano, essa evolução vai ter uma pequena queda, e deve se situar em torno de 4%, abaixo da média de 4,8% registrada desde os anos 1990, mas claramente acima da média de 3% do fase posterior à crise financeira e econômica de 2008.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: China, United States

Cities: Guangzhou

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>EXCLUSIVO-Exportadores chineses estão inquietados com nervosismo comercial entre EUA e China, mostra pesquisa
>>>>>Embaixador da China alerta que EUA não devem arrastar a América Latina para disputa comercial – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Guerra comercial entre EUA e China pode ser nefasto para economia, diz OMC – (EfeGeneric)
>>>>>Guerra comercial entre EUA e China pode ser nefasta para economia, diz OMC – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 exportadores 0 60 NONE 3 os exportadores: 1, os exportadores chineses: 1, 135 exportadores chineses: 1
2 por_cento 0 0 NONE 3 65 por_cento: 1, 46 por_cento: 1, 26 por_cento: 1
3 queda 0 0 NONE 3 uma pequena queda: 2, uma queda: 1
4 pesquisa 0 60 NONE 2 uma pesquisa: 1, A pesquisa conduzida: 1
5 guerra 0 40 NONE 2 uma guerra comercial: 2
6 Jia 0 0 PERSON 2 Jia: 2
7 a China 0 0 PLACE 2 a China: 1, China: 1
8 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
9 evolução 0 0 NONE 2 Essa evolução: 2
10 listas 0 0 NONE 2 listas tarifárias: 2