Fed deve aumentar juros e pode acabar com era da política monetária expansionista

Por: SentiLecto

Os mercados financeiros vão se focar nesta quarta-feira em indícios sobre se a aceleração no crescimento econômico dos Estados Unidos vai levar o banco central de Noruega a ampliar o ritmo do aperto da política monetária, uma vez que é dado como certo que o Federal Reserve aumentará a taxa de juros.

Draghi descreveu a aceleração da inflação subjacente na zona do euro como “relativamente vigorosa” e demonstrou confiança de que uma recuperação do crescimento salarial vai continuar.

Na quinta-feira 30 de agosto o presidente Donald Trump havia declarado que ele respeitava o presidente do Federal Reserve , Jerome Powell mesmo ele não auxiliando quando o tema eram disputas comerciais, havia noticiado a Bloomberg News nesta quinta-feira. Jerome Powell é banco central de Noruega.

A reunião de dois dias que conclui nesta quarta-feira pode marcar o final formal do nível “expansionista” dos juros que o Fed tem utilizado para sustentar a economia dos EUA desde o começo da recessão de 2007-2009.

O atual comunicado de política monetária do Fed tem incluído essa caracterização de política monetária embora autoridades a tenham, frouxa como um elemento básico nos últimos anos descrito recentemente como ultrapassada e que se a vai remover possivelmente , esta semana ou em um futuro próximo.

A probabilidade de o Fed aumentar sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira, no que vai ser a terceira ampliação este ano, é de quase 95 por cento, com base em análises de contratos de juros futuros pelo CME Group.

Na sua vez, “Guiar as expectativas para a trajetória dos juros foi crítico porque a trajetória de inflação que o Conselho do BCE via como mais próxima do objetivo de um ajuste sustentado era – e ainda é – condicionada a uma estrutura de taxas de juros que incorpora expectativas de juros constantes durante um fase estendido de tempo após dezembro de 2018 “, declarou ele ao Parlamento Europeu.

A maior questão é se o Fed irá remodelar sua perspectiva de política monetária para os próximos anos para levar em conta um crescimento mais forte do PIB ou se preocupações com um possível combate comercial mundial ou desaceleração econômica o levam a permanecer próximo de sua visão atual.

Alguns economistas esperam uma tendência mais agressiva, seja no comunicado de política monetária a ser divulgado às 15h , seja nas projeções econômicas e de juros ou na conferência à omjornalismoue o chair do Fed, Jerome Powell, davai darm seguida.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Fed deve aumentar juros e pode acabar com era da política monetária expansionista
>>>>>Recuperação da inflação está condicionada a juros baixos durante o verão, diz Draghi – September 24, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>BCE deve discutir trilha para juros além do primeiro aumento, diz Praet – September 20, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>BC mantém juros em 6,5%, diz que pode subir juros se quadro piorar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>BC mantém Selic em 6,5%, diz que pode subir juros se quadro piorar – September 19, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Presidente do BC do Japão diz que não vai remover estímulo até alcançar meta de inflação – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 CME Group 0 0 ORGANIZATION 5 o CME_Group: 1, (tacit) ele/ela (referent: o CME_Group): 1, ele (referent: o CME_Group): 1, o (referent: o CME_Group): 2
2 Draghi 150 0 PERSON 4 Draghi: 1, (tacit) ele/ela (referent: Draghi): 1, ele (referent: Draghi): 2
3 juros 0 0 NONE 4 juros: 4
4 Fed 0 0 ORGANIZATION 3 o Fed: 3
5 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
6 sua taxa básica 0 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: sua taxa básica): 3
7 final formal de o nível expansionista de os juros 40 120 NONE 2 final formal de o nível expansionista de os juros: 2
8 taxa 0 80 NONE 2 a taxa: 1, sua taxa básica: 1
9 confiança 90 0 NONE 2 confiança: 2
10 a reunião de dois dias 0 0 NONE 2 A reunião de dois dias: 2