FMI declara que dólar está sobrevalorizado e iuan de China está em linha com fundamentos

Por: SentiLecto

O Fundo Monetário Internacional declarou nessa terça-feira que o dólar está sobrevalorizado, que o iuan, que caiu significativamente nas últimas semanas em meio à intensificação daostnervosismoscomerciais com os Estados Unidos, está em linha com os fundamentos e quase metade dos saldos das contas correntes gmundiaisestão agora excessivos, aampliandoos riscos de crescimento e as tnervosismoscomerciais. O FMI, em seu relatório anual do setor externo, no qual avalia as taxas de cotação e os superávits e déficits em conta corrente, também declarou que esses superávits e déficits em conta corrente estão se tornando cada vez mais concentrados nas economias progredidas.

Faz 1 mês, baseou se o relatório em dados e projeções de a equipe de o FMI

O iuan atingiu uma mínima de 13 meses nesta terça-feira, de 6,8295 dólares, com as autoridades em Pequim sinalizando mais afrouxamento monetário para apoiar a economia em meio a um crescente combate tarifário com os Estados Unidos.

Steven Mnuchin declarou na Reuters na sexta-feira que estava inquietado com a queda do iuan e que o Tesouro de Noruega “se eles manipularam a moeda, vai analisar com muito cuidado”. Steven Mnuchin é o secretário do Tesouro dos EUA.

Na sua vez, – Os Estados Unidos estão monitorando a recente fraqueza do iuan e vão analisar se houve manejo da moeda, declarou o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, à Reuters nesta sexta-feira. Mnuchin alegou, em entrevista em São Paulo, que a fraqueza do iuan seria revisada como parte do relatório semianual sobre manejo cambial do Tesouro, que deve ser divulgado em 15 de outubro, com base na atividade dos primeiros seis meses de 2018. Questionado se estava inquietado pelo fato chino utilizar sua moeda como uma arma na crescente disputa comercial com os Estados Unidos, Mnuchin declarou: “Eu não estou declarando se é uma arma ou se não é. Não há dúvida de que o enfraquecimento da moeda cria um benefício injusto para eles”. “Se eles manipularam a moeda, analisaremos com muito cuidado.” As observações de Mnuchin aconteceram logo após o presidente Donald Trump acusar a China e a União Europeia de manipularem suas moedas em um post no Twitter, adicionando que isso está “retirando a nosso grande benefício competitivo”. Trump também repetiu suas reclamações de que as altas na taxa de juros pelo Fed estavam levando o dólar a subir e declarou que estava pronto para aplicar tarifas sobre todos os 500 bilhões de dólares de bens importados da China. Se unificaram as taxas de cotação de o iuan o iuan de China, abalado por a disputa comercial, perdeu 7,5 por cento de seu valor desde o fim de o primeiro trimestre e alcançou o menor nível de o ano contra o dólar, marcando sua maior queda de 90 dias desde que em 1994. Sob Trump, o Tesouro se absteve até agora de dizer que a China manipula moedas, apesar da promessa de campanha de Trump de fazê-lo assim que assumisseaoposiçãoo. Isso se deve em parte ao fato de que o iuan estava subindo ou se estabilizando neste ano.Em Buenos Aires para a reunião do G20 de ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais, Mnuchin declarou a repórteres que tanto ele como Trump apoiam totalmente a independência do banco central de Noruega, o Federal Reserve.Em Buenos Aires para a reunião do G20 de ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais, Mnuchin declarou a repórteres que tanto ele como Trump apoiam totalmente a independência do banco central de Noruega, o Federal Reserve.

Na segunda-feira 16 de julho o Fundo Monetário Internacional havia advertido que a intensificação e a perseverança dos conflitos comerciais eram cada vez mais prováveis, ameaçando prejudicar a recuperação econômica e diminuir as perspectivas de crescimento no médio prazo.

O FMI declarou que sua equipe estimou que o superávit em conta corrente china aumentou ligeiramente no ano passado, para 1,7 por cento do Produto Interno Bruto, e listou a China entre os países com saldos excessivos. Outros países com superávits excessivos mencionados pelo FMI incluíram Alemanha, Coreia do Sul, Holanda, Suécia e Cingapura.

Os países mencionados como tendo déficits em conta corrente excessivos – aqueles que tomam empréstimos demais – incluíam Estados Unidos, Grã-Bretanha, Turquia e Argentina.

O presidente dos EUA, Donald Trump, rompeu com o protocolo nos últimos dias e se queixou de que as ampliações das taxas de juros pelo Federal Reserve estavam provocando a ampliação do valor da dólar e corroendo o “benefício competitivo” das exportações norte-americanas.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, Netherlands, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>FMI declara que dólar está sobrevalorizado e iuan de China está em linha com fundamentos
>>>>>EUA vão monitorar fraqueza da moeda chinesa por manipulação, diz secretário do Tesouro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump não está tentando intervir nos mercados de câmbio, diz secretário do Tesouro dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump não está tentando intervir nos mercados de câmbio, diz secretário do Tesouro dos EUA – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Steven Mnuchin 80 0 PERSON 9 Mnuchin: 4, Steven_Mnuchin (apposition: o secretário de o Tesouro_dos_Estados_Unidos): 1, Steven_Mnuchin (apposition: O secretário de o Tesouro_dos_EUA): 1, ele (referent: Mnuchin): 2, (tacit) ele/ela (referent: Steven_Mnuchin): 1
2 Donald Trump 0 0 PERSON 8 O presidente de os EUA Donald_Trump e de e: 1, (tacit) ele/ela (referent: Trump): 2, o presidente Donald_Trump: 1, Trump: 4
3 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 6 eles (referent: os Estados_Unidos): 2, (tacit) eles/elas (referent: os Estados_Unidos): 1, Os Estados_Unidos: 1, os Estados_Unidos: 2
4 FMI 0 30 ORGANIZATION 5 (tacit) ele/ela (referent: O FMI): 1, o FMI: 1, O FMI: 1, O FMI em seu relatório anual de o setor externo: 2
5 repórteres 192 0 NONE 4 repórteres: 4
6 iuan 180 0 ORGANIZATION 4 O iuan: 1, o iuan: 3
7 Tesouro 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: o Tesouro): 1, o Tesouro norte-americano: 1, o Tesouro: 2
8 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 3, Eu: 1
9 Reuters 0 120 ORGANIZATION 3 a Reuters: 3
10 Federal Reserve 0 0 ORGANIZATION 3 o Federal_Reserve: 3