LuxembourgArcelorMittal.jpg

Fusão entre Thyssenkrupp e Tata Steel pode ampliar seu poder de custo

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Luxembourg Arcelor Mittal

Os planos da Thyssenkrupp Steel e da Tata Steel para união na Europa podem não somente diminuir preços, mas também aumentar os custos, declaram clientes e acionistas.

A planejada joint venture, anunciada na última quarta-feira, instituirá a segunda maior fabricante de aço da Europa, com fatia de mercado em torno de 13 por cento, segundo dados das companhias e da Associação Mundial de Aço. A líder mundial ArcelorMittal, detém 26 por cento de participação no mercado.

– A Thyssenkrupp e a indiana Tata Steel assinaram nesta quarta-feira um memorando de entendimento para combinar suas operações de aço na Europa por meio de uma joint venture em que cada uma terá participação de 50 por cento, informou o grupo alemão em comunicado. A combinação redundará em sinergias de 400 milhões e 600 milhões de euros, informou o Thyssenkrupp, adicionando que até 4 mil empregos teriam que ser cortados na joint venture, cerca de 8 por cento da força de trabalho conjunta.

Na segunda-feira 11 de setembro a Thyssenkrupp podia chegar neste mês a um acordo de princípio para fundir seu negócio de siderurgia europeu com o da Tata Steel, havia declarado o grupo na segunda-feira, adicionando que as conversas haviam sido construtivas e haviam entrado na etapa final.

ArcelorMittal S.a. é um conglomerado industrial multinacional de companhias de aço com sede na Avenue de la Liberté, em Luxemburgo.

Thomas Vorlaufer 10º maior acionista da Thyssenkrupp declarou: “Um oligopólio tem um poder diferente de estabelecer custos do que um mercado mais fragmentado”. Thomas Vorlaufer é administrador de fundos da Deka Investment. “Como resultado, pode haver efeito nos custos”.

Os custos mais altos vão atingir principalmente a indústria automotiva, o que encarnará cerca de 40 por cento das vendas da Thyssenkrupp Tata Steel, entidade combinada.

A montadora de opulência alemã BMW, cliente da Thyssenkrupp Steel Europe, Tata Steel Europe e ArcelorMittal, teme que a fusão possa mudar as coisas para pior.

Elas têm uma sobreposição expressiva na indústria automotiva, seu maior mercado, mostram dados das companhias, embora as unidades europeias da Thyssenkrupp e da Tata Steel declaram que seus grupos de clientes são amplamente adicionais.

A Thyssenkrupp Steel Europe faz 46 por cento de suas vendas, ou 3,51 bilhões de euros, com clientes da industria automotiva. Na Tata Steel Europe, essa participação é de 32 por cento, ou 166,67 bilhões de rúpias de India .

As companhias declaram que a sobreposição não vai ser um problema, já que a joint venture sugerida vai ter três grandes locais de produção na Europa, permitindo que cubram diferentes regiões, o que, por sua vez, diminui os preços de transporte.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Fusão entre Thyssenkrupp e Tata Steel pode ampliar seu poder de custo
>>>>>Thyssenkrupp e Tata Steel firmam joint venture para combinar operações de aço na Europa – September 20, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 mercado 0 0 NONE 3 seu maior mercado: 1, o mercado: 1, um mercado: 1
2 por_cento 0 0 NONE 3 46 por_cento: 1, 32 por_cento: 1, 13 por_cento: 1
3 sobreposição 90 0 NONE 2 uma sobreposição significativa: 1, a sobreposição: 1
4 preços 50 0 NONE 2 os preços: 1, Os preços mais altos: 1
5 venture 50 0 NONE 2 a joint venture proposta: 1, a joint venture: 1
6 Tata Steel 0 0 ORGANIZATION 2 a Tata_Steel: 2
7 Thyssenkrupp 0 0 ORGANIZATION 2 o Thyssenkrupp: 1, a Thyssenkrupp: 1
8 Thyssenkrupp Steel Europe 0 0 ORGANIZATION 2 A Thyssenkrupp_Steel_Europe: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Thyssenkrupp_Steel_Europe): 1
9 a Europa 0 0 PLACE 2 a Europa: 2
10 dados de as empresas 0 0 NONE 2 dados de as empresas: 2