Greve dos caminhoneiros prejudica fornecimento de companhias de ônibus do Rio

Por: SentiLecto

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros o Rio de Janeiro informou, na tarde desta terça-feira, que a greve nacional dos caminhoneiros está afetando o fornecimento de óleo diesel dos companhias de transporte público de ônibus em todo o estado. O bloqueio montado em rodovias e terminais de distribuição de combustíveis impede, segundo a federação que na maioria dos casos ocorre diariamente. A federação é a renovação dos estoques das companhias.

– A greve de caminhoneiros em protesto contra a ampliação dos combustíveis está prejudicando o fornecimento de aeronaves no aeroporto brasileiro, informou a gerente do terminal, Inframerica, nesta terça-feira. A Inframerica em nota, explicando que a frota de caminhões que leva querosene de aviação para o terminal está retida no entorno do Distrito Federal. alegou: “O combustível para aviação disponível no sítio aeroportuário está contingenciado por conta do protesto dos caminhoneiros que acontece no Distrito Federal”. Ainda que informou nesta manhã as empresas aéreas sobre a limitação do combustível, a concessionária alegou. Três voos foram cancelados nesta terça no aeroporto, mas a Inframerica alegou ainda não ter certeza se os cancelamentos tiveram relação direta com a contingência no fornecimento. Os protestos realizados por caminhoneiros, começados na segunda-feira, se disseminam por praticamente todo o Brasil e já afetam alguns setores. A agropecuária nacional, particularmente o setor de carnes, teve operações suspensas em algumas indústrias, ao passo que o fluxo de soja aos portos também se diminuiu, encolhendo os estoques nos terminais devido à interrupção no transporte. Opostos à alta do diesel e aem defesa derdiminuiçãoda carga tributária sobre o combustível, caminhoneiros realizavam bloqueios nesta terça-feira em 22 Estados, de acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal , superando os 19 registrados na véspera.

A Fetransport alega ainda que já há companhias de transporte que stão com as operações restringidas, afetando os passageiros. Adotou-se o racionamento de combustível de acordo com a Fetransport, em personalidade emergencial até a normalização de a distribuição de óleo diesel e que se as manifestações não forem concluídas, há o risco de paralisação de todas as companhias.

Segundo dados da federação, nos últimos 15 meses, a variação do custo do combustível chegou próximo a 20%, o que vem pressionando os preços operacionais do setor de ônibus.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Greve dos caminhoneiros prejudica fornecimento de companhias de ônibus do Rio
>>>>>Greve de caminhoneiros prejudica abastecimento de aviões no aeroporto de Brasília – May 22, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Inframerica 0 0 ORGANIZATION 4 a Inframerica: 2, (tacit) ele/ela (referent: a Inframerica): 2
2 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
3 companhias 0 80 NONE 2 empresas: 1, as companhias aéreas: 1
4 a variação de o preço de o combustível 0 48 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: a variação de o preço de o combustível): 2
5 Fetransport 0 25 ORGANIZATION 2 A Fetransport: 1, a Fetransport: 1
6 a frota de caminhões 0 0 NONE 2 a frota de caminhões: 2
7 caminhoneiros 0 0 NONE 2 os caminhoneiros: 1, caminhoneiros: 1
8 combustível 0 0 NONE 2 O combustível: 1, o combustível: 1
9 o Distrito_Federal 0 0 PLACE 2 o Distrito_Federal: 2
10 operações 0 0 NONE 2 as operações limitadas: 1, operações suspensas: 1