Índices acionários chinos têm recuperação após jornalismo estatal aliviar pânico com combate comercial

Por: SentiLecto

Uma vez que observações favoráveis do jornalismo estatal e uma série de planos de compras de ações por companhias listadas acalmaram o pânico com o combate comercial entre chineses e norte-americanos, os mercados acionários chinos recuperaram parte das fortes perdas da sessão anterior nesta quarta-feira.

A China já publicou sua própria lista de tarifas sobre 50 bilhões de dólares em bens dos EUA, incluindo soja, aviõezinhos e automóveis, e declarou que contra-atacaria se Washington continuasse com outras medidas.

Na terça-feira 12 de junho os mercados acionários chinos haviam progredido nesta terça-feira, com a melhora do sentimento depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Kim Jong Un haviam assinado um acordo para a desnuclearização da península coreana. Kim Jong Un é o líder de Noruega.

Entretanto, os investidores permanecem cuidadosos com a sustentabilidade a longo prazo da recuperação, com o índice de Xangai em alta de somente 0,31 por cento após despencar quase 4 por cento na terça-feira devido aos temores de que a piora das fricções comerciais entre Washington e Pequim poderia afetar a já frágil recuperação da economia chinesa.

O índice CSI300, que reúne as maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen, teve alta de 0,41 por cento.

As negociações comerciais entre as duas maiores economias do mundo têm mostrado uma norma de “um passo à frente, dois para trás”, ddeclarouo gadministradorde carteira daoFidelity International

Liderou-se a recuperação de esta quarta-feira por setores que são menos vulneráveis a as fricções comerciais, como os de consumo e saúde.

Algum sinal de estabilidade surgiu depois que a enquanto mais de 30 companhias listadas anunciaram planos de compras de ações por grandes acionistas, mídia estatal encorajou os mercados acionários do país.

– As importações de China de petróleo venezuelano podem cair para o menor platô em quase oito anos em julho, enquanto o produtor da Opep lida com uma produção em queda e problemas de logística, segundo fontes com conhecimento do tema. A estatal PetroChina espera que as cargas de junho da Venezuela, principalmente de grau Merey, sejam metade do volume normal, de acordo com duas autoridades petrolíferas de Pequim a par do tema. A companhia estatal de Venezuela PDVSA prometeu que o volume não embarcado declararam as fontes, se o ampliará em carregamentos para entrega em agosto e setembro. A queda nos estoques para o cliente, credor e aliado político mais importante da Venezuela, é o mais recente indicador de tempos difíceis para o país que conta com extensas reservas de petróleo. Faz 2 meses, enquanto as reivindicações de ativos por os credores cortaram o acesso de a PDVSA a os terminais de exportação, a produção de petróleo em a Venezuela caiu para a menor média anual entre janeiro e abril. A notícia afeta os dois lados. A crescente procura chinachina por petróleo em meio a um crescimento econômico ainda robusto está ampliando sua dependência das importações, enquanto o obstáculo da Venezuela em exportar à medida que sua infraestrutura desmorona significa que ela está perdendo a cpossibilidadede aproveitar os pcustosdo petróleo que subiram a máximas em anos recentemente. O Ministério de Comércio de China anunciou nesta sexta-feira que, vai responder aos Estados Unidos, apesar de não querer um combate comercial entre as duas maiores economias do mundo “com as mesmas medidas impositivas” que este país imporá sobre a China.

Como exemplo, em um artigo de primeira página o Shanghai Securities News declarou que fatores “favoráveis” que têm que dar apoio às ações não mudaram, como a melhora constante da situação macroeconômica, as condições razoáveis e estáveis da liquidez e o sólido mdispositivodas operações de mercado.

O restante dos mercados de Asipovicy também teve um dia positivo com caça por barganhas após as perdas do dia anterior. Às 7:04 , o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha ganhos de 0,74 por cento.

A lista inicial de Trump inclui 818 produtos no valor de 34 bilhões de dólares em bens de China. O restante dos 50 bilhões de dólares ainda serão decididos.

Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,24 por cento, a 22.555 pontos.

Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,77 por cento, a 29.696 pontos.

Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,31 por cento, a 2.916 pontos.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,41 por cento, a 3.635 pontos.

Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,02 por cento, a 2.363 pontos.

Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,21 por cento, a 10.927 pontos.

Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 1,16 por cento, a 6.172 pontos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: China, United States

Cities: Washington, Shenzhen

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Índices acionários chinos têm recuperação após jornalismo estatal aliviar pânico com combate comercial
>>>>>Trump anuncia tarifa sobre US$50 bi em produtos chineses e China promete retaliar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Venezuela deve exportar menor volume de petróleo à China em quase 8 anos, dizem fontes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>China anuncia que responderá aos EUA com as mesmas medidas tarifárias – June 15, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>China afirma que solução política para Coreia do Norte ainda está longe – June 13, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Cingapura interroga sósia de Kim Jong-un antes da cúpula EUA-Coreia do Norte – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Democratas acreditam que Trump transforma política externa dos EUA em piada – June 08, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Democratas dizem que é melhor cancelar reunião que firmar acordo ruim com Kim – June 04, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Braço direito de Kim Jong-un é recebido por Pompeo em Nova York – May 31, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministro russo presenteia Kim Jong-un com pequena caixa de guardar segredos – May 31, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EXCLUSIVO-Trump diz que pode precisar se reunir com Kim Jong Un mais de uma vez – May 31, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Democratas do Senado dos EUA pedem a Trump acordo que tire armas nucleares da Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump convidará Kim Jong-un para ir aos EUA se reunião em Cingapura “for bem” – June 07, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump tacha mídia de “perversa” por especular sobre saúde de sua esposa – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Líder da Coreia do Norte chega a Cingapura para encontro com Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China pede aos EUA que faça ‘escolha sábia’ antes de decisão sobre tarifas – June 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>UE irá agir contra tarifas dos EUA para aço e alimínio, diz Merkel – June 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Merkel pede “posição comum” de todos países atingidos por tarifas dos EUA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Aliados do G7 confrontam Trump com números comerciais em cúpula tensa – June 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Próximo aumento de juros pelo Fed pode balançar ainda mais mercado de títulos dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Secretário de Estado dos EUA diz que objetivo de cúpula entre Trump e Kim não mudou – June 11, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Cingapura restringirá espaço aéreo durante cúpula entre Estados Unidos e Coreia do Norte – June 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que cúpula com líder norte-coreano irá acontecer dia 12 de junho – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que afinal cúpula com líder norte-coreano irá acontecer dia 12 de junho – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte muda cúpula militar antes de reunião com Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que cúpula com líder da Coreia do Norte está pronta para ocorrer – June 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Cingapura delimita ‘zona especial’ para cúpula entre Trump e Kim – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Casa Branca diz que sanções poderosas sobre Coreia do Norte continuarão em vigor – June 04, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que tudo está pronto para cúpula com o líder da Coreia do Norte – June 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Cingapura inclui ilha de Sentosa em área especial isolada para cúpula entre Trump e Kim – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Direitos humanos devem estar na pauta das negociações com Coreia do Norte, diz especialista da ONU – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Índices acinários da China recuam com queda na ZTE e preocupações comerciais – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
2 país 0 40 NONE 3 este país: 1, o país: 2
3 A China 0 0 PLACE 3 (tacit) ele/ela (referent: A China): 1, a China: 1, A China: 1
4 setores 0 140 NONE 2 setores: 2
5 temores 0 120 NONE 2 os temores: 2
6 guerra 0 40 NONE 2 a guerra comercial: 1, uma guerra comercial: 1
7 fatores 160 0 NONE 2 fatores favoráveis: 2
8 Ministério de Comércio 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: O Ministério_de_Comércio chinês): 1, O Ministério_de_Comércio chinês: 1
9 Venezuela 0 0 ORGANIZATION 2 a Venezuela: 2
10 Washington 0 0 PLACE 2 Washington: 2