FernandoHenriqueCardoso28199429.jpg

Indústria de frango e porcos do Brasil diminui expectativa para exportações

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Fernando Henrique Cardoso, 34.º Presidente do Brasil

Enquanto empresas ainda lidam com os efeitos dos inquéritos da Operação Carne Fraca, a produção e a exportação de carnes de frango e porca do Brasil em 2017 vão ficar abaixo das expectativas iniciais , da Polícia Federal, alegou a ABPA nesta terça-feira .

Depois que cortou sua previsão de crescimento para 1% ante 2016, o grupo declarou que espera uma produção de frango em 2017 de 13,1 milhões de toneladas , versus uma perspectiva de crescimento 3% a 5% divulgada no começo do ano.

As exportações de frango também possivelmente ampliarão somente 1%, abaixo das expectativas anteriores de 3% a 5%. O grupo agora vê as exportações em 4,4 milhões de toneladas neste ano. O inquérito deflagrado em março, que investigou pagamentos de propinas a fiscais sanitários por companhias do setor, fechou provisoriamente os mercados para o Brasil, que mandou 7.000 contêineres de frango para a Europa nos primeiros cinco meses do ano, declarou a ABPA, o maior exportador global de frango. Os exportadores brasileirosbrasileiros estão enfrentando maior escrutínio, declarou a ABPA, embora nenhum dos principais compradores tenha conservado a suspensão após os inquéritos.

O presidente da ABPA, Francisco Turra declarou: “O país perdeu credibilidade”.

Francisco Sérgio Turra é um advogado e político brasileiro com base no estado do Rio Grande do Sul.

O inquérito também atrasou uma autorização esperada para exportação de carne de suíno para países como a Coreia do Sul e o México.

Turra declarou: “Estávamos prestes a receber autorização para exportar carne de suíno para o México antes do começo do inquérito”.

A ABPA declarou que o Brasil continuaria sendo o maior exportador de frango do mundo, mesmo depois do escândalo, o que levou a controles sanitários mais estritos no país e em destinos de exportação.

A indústria recebeu notificações sobre 3,5% desses contêineres, algumas por questões sanitárias e outras devido a questionamentos sobre embalagem e documentos. O grupo declarou que não ficou claro se alguma se a recusou .

Declarou a ABPA, enquanto não são deduzidas auditorias, as suspensões do governo de Brasil continuam em forcita para nove das 54 plantas certificadas para exportar frango para a União Europeia.

A indústria de carne porca padeceu menos por causa da Operação Carne Fraca, declarou Turra. No começo deste ano, no entanto, a ABPA havia calculado que a produção de porcos e as exportações aumentariam de 2% a 3%.

– A produção e as exportações brasileiras de carne de frango devem aumentar 1 por cento em 2017, calculou nesta terça-feira a Associação Brasileira de Proteína Animal . De acordo com a entidade, esse é o melhor cenário para as exportações de frango, após a operação Carne Fraca deflagrada pela Polícia Federal em maio, que colocou o setor de Brasil de proteínas em uma grave crise de credibilidade. Com relação à carne sporca a expectativa da ABPA é de que a produção neste ano aumente 1,5 por cento. Caso México e Coreia do Sul abram seus mercados para o produto de Brasil, os embarques também devem aumentar, segundo a associação.

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil, Mexico

Cities: Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Indústria de frango e porcos do Brasil diminui expectativa para exportações
>>>>>ABPA prevê aumento de 1% na produção e na exportação de carne de frango em 2017, após Carne Fraca – July 11, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 ABPA 0 0 ORGANIZATION 6 (tacit) ele/ela (referent: A ABPA): 1, a ABPA: 4, A ABPA: 1
2 Francisco Sérgio Turra 0 0 PERSON 4 Francisco_Sérgio_Turra: 1, Francisco_Turra: 1, Turra: 2
3 investigação 0 0 NONE 4 a investigação: 1, A investigação: 1, A investigação deflagrada em março: 2
4 o Brasil 0 2 PLACE 3 o Brasil: 3
5 grupo 0 0 NONE 3 O grupo: 3
6 as exportações de frango 0 40 NONE 2 As exportações de frango: 1, as exportações de frango: 1
7 expectativas 100 0 NONE 2 expectativas anteriores de %3: 1, expectativas iniciais: 1
8 autorização 0 0 NONE 2 uma autorização esperada: 1, autorização: 1
9 contêineres 0 0 NONE 2 7.000 contêineres: 1, contêineres: 1
10 esta 0 0 NONE 2 esta: 2