INSS sem sair de casa: saiba como acessar serviços pela internet

Por: SentiLecto

Com cada vez mais obstáculo para conseguir atender com característica os segurados nas agências, o INSS tem investido na internet para conseguir dar vazão à dprocurapor serviços, cada vez mais crescente no país. Porém, o mundo digital pode ser um obstáculo para alguns beneficiários, em especial os com idade mais avançada que não têm familiaridade com a internet.

Para facilitar a vida do segurado, o EXTRA mostra os serviços do INSS que já estão disponíveis pela internet, e ensina como emitir documentos simples, ou até mesmo agilizar o pedido de aposentadoria utilizando as ferramentas online.

Uma dos serviços importantes do portal meu.inss.gov.br é a chance de o segurado mandar pela internet os documentos necessários para fazer o pedido de aposentadoria. O serviço só fica disponível para o beneficiário que já agendou o atendimento em uma agência. Assim, é possível, em seguida, mandar a cópia digitalizada , para que tudo seja analisado antecipadamente, antes mesmo de o segurado comparecer ao posto.

Essa modernização, que pode reduzi a espera por uma data de agendamento — que no Rio já chegou a sete meses —, faz parte do projeto INSS Digital: o novo modelo modifica a tramitação de processos em papel para o modo digital, tornando mais ágil a análise dos requerimentos.

INSS Digital chega ao Rio

Por outro lado, segundo a publicação, oito servidores deixaram a ativa no Rio, entre as gerências executivas Norte e Centro. Já em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde o tempo de espera por atendimento em uma das agências do INSS pode chegar a cinco meses, seis servidores se aposentaram. Em Niterói, nove conseguiram a vantagem.

Na terça-feira 30 de janeiro o Instituto Nacional do Seguro Social publicaria no Diário Oficial da União, em fevereiro, uma portaria que permitirá conceder a aposentadoria por tempo de contribuição automaticamente. De acordo com o órgão, cerca de cinco mil segurados, em todo o país, teriam a chance de conseguir a vantagem sem enfrentar a burocracia no órgão, e o tempo de espera que podia chegar a seis meses no Rio, já na segunda quinzena de fevereiro.

O INSS Digital, segundo o órgão, também estabelece parcerias entre o instituto e organizações representativas para facilitar o acesso aos serviços, como a liberação de vantagens. Com isso, o segurado vinculado a uma dessas organizações pode fazer o pedido de um auxílio-doença ou aposentadoria, por exemplo, diretamente na entidade, sem precisar ir a uma agência do INSS. Vai implementar-se esse processo que já funciona em algumas cidades brasileiras segundo informações de o órgão, ,, em o Rio a partir de esse mês

Segundo o presidente do INSS, Francisco Lopes, a modernização dos serviços do INSS é imprescindível.

— Um dos gargalos do INSS é o atendimento. Com a modernização dos serviços, vamos conseguir melhorar o atendimento ao cidadão.

Em meio à crise no atendimento aos segurados nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social devido a falta de servidores, mais um fator pode fazer com que os serviços e a liberação de bvantagens como aposentadorias, fiquem prejudicados. Na última semana, mais de 300 servidores do órgão, em todo o país, tiveram a aposentadoria liberada e publicada no Diário Oficial da União. No Rio, que padece com o caos no atendimento, mais de 50 segurados deixaram a ativa, o que complica ainda mais a situação dos postos.

Aposentadoria já é automática

Neste mês, o INSS começou a informar cerca de 200 mil segurados com direito à aposentadoria por tempo de contribuição — 35 anos de recolhimento para homens, e 30, para mulheres — advertindo que é possível conseguir a aposentadoria, de maneira automática, pela internet.

No ano passado, o INSS decidiu facilitar a concessão da aposentadoria por idade — concedida ao trabalhador com mínimo de 180 meses de trabalho, além da idade mínima de 65 anos, se homem, ou 60 anos, se mulher —, para quem já tinha direito aa vantagem. Nesse ano, segundo o INSS, cerca de 195 mil segurados, que estão adequados a receber a aposentadoria por idade, vão conseguir a vantagem automaticamente, e o INSS informará eles ao longo de 2018.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>INSS sem sair de casa: saiba como acessar serviços pela internet
>>>>>Sem previsão de novo concurso, INSS anuncia aposentadoria de 300 servidores – February 13, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Inss 0 50 ORGANIZATION 8 o INSS: 6, o Inss: 1, inss: 1
2 o Rio 0 0 PLACE 6 o Rio: 6
3 atendimento 100 0 NONE 5 o atendimento: 5
4 internet 0 0 OTHER 5 (tacit) ele/ela (referent: a internet): 1, a internet: 3, internet: 1
5 órgão 0 0 NONE 4 o órgão: 4
6 benefício 150 0 NONE 3 o benefício: 3
7 homem ou 60 anos 60 0 NONE 3 (tacit) eles/elas (referent: homem ou 60 anos): 2, (tacit) eles (referent: homem ou 60 anos): 1
8 EXTRA 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: o EXTRA): 2, o EXTRA: 1
9 essa modernização a sete meses 0 0 NONE 3 Essa modernização a sete meses: 3
10 segurados 0 0 NONE 3 os segurados: 1, 200_mil segurados: 1, cinco_mil segurados: 1