Irã aumentará nível de enriquecimento de urânio a nível que querer, declara Rouhani

Por: SentiLecto

Em 4 dias, o Irã aumentará o enriquecimento de urânio depois para qualquer nível que considerar necessário, independentemente de o telhado estabelecido por o acordo nuclear de 2015, declarou o presidente Hassan Rouhani em esta quarta-feira, desafiando esforços norte-americanos para forçar Teerã a renegociar o convênio.

Fabricantes norte-americanas de microchips especialmente “estão vendendo produtos que estão amplamente disponíveis em outros países… essa não é uma anistia geral… as preocupações com a segurança nacional continuarão sendo prioridade”.

Na quarta-feira 19 de junho o Irã havia declarado que não daria mais tempo além de 8 de julho para potências europeias protegerem o país de sanções impostas pelos Estados Unidos e resgatarem o acordo nuclear fechado com a República Islâmica.

O Irã anunciou nesta semana que armazenou mais urânio pouco enriquecido do que o permitido pelo acordo, uma medida que levou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que retirou seu país do convênio no ano passado, a adverti que o Irã está “brincando com fogo”.

Na terça-feira, os signatários europeus do convênio declararam estar “altamente inquietados” com a aparente violação de Iran do acordo, e Israel declarou estar se preparando para um possível envolvimento em qualquer confronto militar entre Irã e EUA.

“Nosso nível de enriquecimento não vai ser mais de 3,67. Vamo deixar este compromisso de lado por qualquer quantidade que tenhamos vontade, por qualquer quantidade que seja nossa necessidade. Colocaremos isso acima de 3,67″, declarou Rouhani, que declarou que, se os outros signatários não protegerem o comércio com o Irã –prometido pelo acordo, segundo a agência de notícias Irib. Considera-se o urânio refinado a uma pureza físsil de %3,67 adaptado para a geração de eletricidade e é o máximo permitido por o acordo. Um enriquecimento de 90% gera material para uma bomba., mas bloqueado por Trump com a reimposição de sanções duras-–, Teerã começará a reativar seu reator de água pesada de Arak depois de 7 de julho.

Em janeiro de 2016, como exigido pelo convênio, o Irã informou que retirou o miolo do reator e o encheu de cimento.

Rouhani alegou: “De em diante com o reator de Arak, se vocês não operarem o programa e programa de todos os compromissos que nos deram, vamo colocar o reator de Arak em sua condição anterior”.

Larry Kudlow no programa televisivo “Fox News Sunday” declarou: “Tudo que vai ocorrer é que o Departamento de Comércio irá conceder algumas permissões complementares onde há uma disponibilidade geral das partes que a companhia precisa”. Larry Kudlow é o diretor do Conselho Econômico Nacional.

Ele conservou a porta aberta para negociações, declarando que se os signatários Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e China satisfazerem as promessas que fizeram no acordo, o Irã voltará a deixar seu estoque de urânio enriquecido abaixo do limite de 300 quilos estabelecido pelo convênio nuclear.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Israel

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Irã aumentará nível de enriquecimento de urânio a nível que querer, declara Rouhani
>>>>>Novas vendas dos EUA à chinesa Huawei cobrem apenas produtos amplamente disponíveis – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Irã 50 0 ORGANIZATION 6 o Irã: 4, O Irã: 2
2 acordo 120 0 NONE 4 o acordo: 3, o acordo nuclear fechado: 1
3 nós 50 0 NONE 4 nos: 1, (tacit) nós: 3
4 urânio 70 0 NONE 3 mais urânio: 1, O urânio refinado: 1, urânio: 1
5 Rouhani 0 0 PERSON 3 Rouhani: 3
6 quantidade 0 0 NONE 3 qualquer quantidade: 3
7 Donald Trump 0 0 PERSON 2 Donald_Trump: 2
8 Larry Kudlow 0 0 PERSON 2 Larry_Kudlow (apposition: o diretor de o Conselho_Econômico_Nacional): 1, Ele (referent: Larry_Kudlow): 1
9 medida 0 0 NONE 2 uma medida: 2
10 nível 0 0 NONE 2 qualquer nível: 2